MAPA SUB – BEDU – ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL – 53/2023
Como futuro professor de Educação Física e treinador esportivo, conhecer e vivenciar os aspectos práticos (lógica interna) associados às modalidades esportivas é essencial para que você possa acumular experiências autênticas, possibilitando, então, que esses conhecimentos sejam, posteriormente, transferidos aos alunos durante as aulas de Educação Física e sessões de treinamento. Essas vivências permitem que o processo de ensino-aprendizagem e treinamento ocorra de maneira satisfatória. Freire (2003) apresenta quatro princípios pedagógicos norteadores para o ensino do futebol, sendo eles: ensinar futebol a todos; ensinar futebol bem a todos; ensinar mais que futebol a todos; e ensinar a gostar do esporte.
Fonte: FREIRE, J. B. Pedagogia do Futebol. Campinas: Autores Associados, 2003.
Com base no texto, para a proposta da Atividade MAPA, você deverá planejar (descrever em texto e imagem) DUAS atividades para uma AULA/um TREINO da modalidade FUTEBOL, sendo uma que contemple o princípio pedagógico “ensinar mais que futebol todos” e outra que contemple “ensinar a gostar do esporte”.
As atividades deverão conter:
- a) Faixa etária (idade dos alunos/atletas que a atividade proposta pode ser realizada);
- b) Local (onde a atividade será realizada. Ex: campo);
- c) Objetivo (objetivo principal da atividade);
- d) Material (material que será utilizado para realização da atividade. Ex: bolas, cones, etc.);
- e) Organização do espaço e da turma (como a atividade será organizada. Ex: Dois grupos, duas fileiras, etc.);
- f) Desenvolvimento (como a atividade acontece/é realizada);
- g) Variação (outra forma de realizar a atividade);
- h) Imagem da atividade (imagem que auxilia no entendimento da atividade. A imagem pode ser elaborada por você ou disponível na internet);
Passo a passo:
- 1. Acesse o livro da disciplina para entender os dois princípios (Ensinar mais que futebol a todos e Ensinar a gostar do esporte) para poder elaborar as atividades.
- 2. Elabore uma atividade para cada princípio solicitado. Ou seja, serão DUAS atividades no total.
- 3. Siga a organização das atividades descrita anteriorrmente.