MAPA SUB – BEDU – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – 52/2023
Sabe-se que a Educação Física, enquanto produto histórico social, não possui uma única essência a priori, isto é, o campo da Educação Física foi/é moldado por homens históricos sobe circunstâncias históricas em determinados tempos/lugares históricos. Nesse processo de desenvolvimento, destaca-se que muitas foram as tendências da Educação Física no cenário brasileiro, as quais precisam ser estudadas na formação do profissional da área, visto que tal ação pode possibilitar a melhor compreensão da realidade que se apresenta hoje com vistas na atuação desse futuro profissional.
SANTOS, Maria de Fatima Oliveira et al. Abordagens pedagógicas da Educação Física: primeiras aproximações. In: CONGRESO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, VI, 2019, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, p. 1-9, 2019.
Considerando o fragmento acima, entendemos que o campo da Educação Física passou e passa por fases conforme o momento histórico do contexto brasileiro. Não há sociedade que não modifique, de alguma forma, o entendimento do papel da Educação Física, cada uma produzindo determinado tipo de conceito, que pode servir como insígnia da identidade da área naquele período e tempo da história da humanidade.
Nesse sentido, compreendendo a importância de estudarmos as tendências da Educação Física no Brasil, como um dos conhecimentos essenciais para a formação dos profissionais da área, para a atividade MAPA SUB da disciplina de História da Educação Física, você precisará, para além da leitura da Unidade V de nosso material didático, fazer a leitura atenta do artigo intitulado “EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: APONTAMENTOS SOBRE AS TENDÊNCIAS CONSTITUÍDAS ATÉ A DÉCADA DE 80”, disponível em: https://www.efdeportes.com/efd154/educacao-fisica-no-brasil-tendencias-constituidas.htm, destacando as principais características que são mencionadas sobre cada tendência, a saber: Higienista, Militarista, Pedagogicista e Competitivista.
Após ler e destacar as características de cada uma das tendências, complete o quadro abaixo, apresentando de forma clara e sucinta.