Os progressos do sistema de saúde no Brasil apresentam vínculo com a maior operação de gestão envolvendo as três esferas governamentais, para minimizar as necessidades de saúde da sociedade civil. Desde a criação do SUS em 1990, políticas públicas são implementadas para construção, organização e estruturação de um sistema de saúde, oferecido de forma gratuita para toda população brasileira e estrangeiros no território nacional, tanto nas unidades hospitalares quanto na atenção primária à saúde. A vigilância em saúde agrega a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária, a vigilância do trabalhador e a vigilância ambiental.
Fonte: SANTOS, A. M. Vigilância em Saúde: Contexto Político e Organizacional. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v. 9, n. 1. jan. 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8277/3234 . Acesso em: 6 abr. 2023.
DISCORRA sobre as atividades desenvolvidas pelas áreas de atuação da Vigilância em Saúde (Vigilância epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância da Saúde do trabalhador, Vigilância Sanitária e Vigilância da Situação de Saúde).
QUESTÃO 2
A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúdes, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svsa/notificacao-compulsoria. Acesso em: 6 abr. 2023.
INDIQUE os profissionais que, de acordo com a Lei, devem realizar a notificação compulsória de doenças.