2º. Passo: Este trabalho deverá ser fotografado e postado no formulário mapa que se encontra no material da disciplina. Ver conteúdo
1º. Passo: Esta obra pode ser realizada usando diferentes propostas: recorte e colagem; pintura; desenhos; arte gráfica; escultura. Ver conteúdo
Este documentário enfatiza que na arte na caverna, o significado dos desenhos talvez seja o domínio do perigo e do espaço, o enfrentamento dos fantasmas, vitória sobre os medos. Com a leitura dos padrões da Natureza delineiam-se as figuras planas e cria-se a arte dos mosaicos. Na melhor representação do espaço surge, na Idade Média, a perspectiva, com novas técnicas geométricas. Na Matemática, o sistema decimal, a descoberta do Zero. O uso dos algarismos. Com as Grandes Navegações as necessidades do mercado exigiram formas mais flexíveis e rápidas de fazer contas. Ver conteúdo
Sobre esse assunto, ainda vale destacar um artista específico, Escher, que tem toda a sua obra baseada em conceitos matemáticos como simetrias e padrões de repetição. Mesmo sem ter buscado conhecimento formal em matemática, era essa área que norteava toda a sua produção. Ver conteúdo
Provavelmente, o ápice da influência da matemática na arte foi o advento do Cubismo: movimento de vanguarda modernista que se baseava no uso de formas e volumes geométricos para representar a natureza. Durante o cubismo, que teve em Pablo Picasso um de seus maiores expoentes, a perspectiva tridimensional foi deixada de lado. Ver conteúdo
Nos séculos XIX e XX, o renomado pintor francês Paul Cézanne demonstra que o ponto de encontro entre matemática e arte vai muito além da perspectiva. Em suas telas, ele procurava simplificar as figuras até que elas se reduzissem a formas geométricas puras. Essa estratégia criava a sensação de volume e distância entre os componentes. Ver conteúdo
Vem do outro lado do Atlântico uma evidência da conexão entre arte e matemática. Segundo Fernando Pessoa, “o binômio de Newton é tão belo como a Vênus de Milo”, só que as pessoas não se dão conta disso. Aqui, a arte empresta seus ideais como uma seta que aponta para beleza do objeto matemático. Mas talvez se possa ir adiante. Ver conteúdo
ARTE & MATEMÁTICA A proposta deste mapa vai um pouco além dos conteúdos de matemática, este vai proporcionar vivências da arte partindo dos elementos da matemática. A matemática tem inspirado e favorecido a arte. Perspectiva, proporção e simetria, por exemplo, são fundamentais nas artes plásticas. As bandeirinhas de Volpi, os azulejos de Athos Bulcão, o cubismo. Mas, e o contrário? Será que a arte inspira a matemática? Ver conteúdo
A partir da leitura do texto e as informações do livro de Metodologia de Matemática, elabore um texto dissertativo (até 10 linhas) que estabeleça as diferenças entre classificação e seriação. Proponha duas atividades lúdicas (envolvendo a classificação e seriação) que oportunizem um trabalho sistemático de construção de conceitos matemáticos e descreva o que a criança poderá desenvolver participando destas atividades. Boa atividade! Ver conteúdo
2. “A criança tem contato com números antes mesmo de sua vida escolar, nas suas relações cotidianas. Lida com situações que envolvem ordenação, seriação, classificação, iniciando desta forma, a construção deste conceito. Porém caberá à escola organizar experiências que privilegiem a formação de diferentes conceitos. No entanto, percebe-se algumas angústias de professores da Educação Básica, anos iniciais, no que diz respeito à dificuldade de encaminhamentos adequados ao trabalho com a construção do conceito de número com as crianças (GARCIA; CAMARGO; FRANCA, 2012, p. 1). Estas informações encontram-se no texto: “A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PELA CRIANÇA” no link: Ver conteúdo
1. “A construção do conceito de número não acontece somente no Ensino Fundamental, pelo contrário, as noções mais elementares para esta construção podem e devem acontecer muito antes desse período, dentro e fora da escola. Fora da escola, nos momentos de vivências e experiências do seu dia a dia e, na escola, nos espaços de Educação Infantil, em que as interações mediadas pelo professor, precisam acontecer com os enfoques planejados, atividades e encaminhamentos com objetivos que conduzam esta construção pela criança” (GARCIA; CAMARGO; FRANCA, 2012, p. 3). Ver conteúdo
Considerando a importância da Comunidade Escolar para Gestão Escolar Democrática, você como gestor(a) de uma escola deve problematizar os 6 pontos do Texto 1, priorizando a construção de uma escola aque tenha a participação da comunidade escolar. Lembre-se de que para termos uma gestão escolar democrática integrada com a gestão escolar, os 6 pontos precisam estar presentes na atividade. Ver conteúdo
Texto 2 A relação entre escola, comunidade e os pais é um importante quesito para a boa qualidade e o bom funcionamento da instituição escolar. Essa relação pode ser construída de modo lento e informal, mas deve ser realizada de forma organizada. Com a sistematização e organização desse processo, os resultados são mais positivos. A gestão democrática vai muito além da participação dos membros da comunidade escolar nas instâncias colegiadas, ela precisa estar aberta ao diálogo constantemente com a comunidade, proporcionando que os envolvidos diretamente tenham condições de expor suas necessidades. A escola consegue, assim, tornar-se uma unidade social efetiva, sendo possível apenas com a junção da participação da comunidade. Parcerias entre as escolas e a comunidade podem ser formadas, inclusive com a participação de empresas. As empresas podem agir de forma a trazer tutores e palestrantes, fazer doações financeiras, proporcionar capacitações, entre outros. As parcerias que duram e trazem resultados são aquelas recíprocas, em que ambos os lados saem com algum benefício e possuem objetivos e metas bem definidos. Ver conteúdo
Texto 1 6 AÇÕES QUE VÃO TE AJUDAR A CONSTRUIR UMA BOA COMUNIDADE ESCOLAR A comunidade escolar pode ser considerada o coração da escola, uma vez que reúne todas as pessoas envolvidas de alguma maneira pela instituição. Esse grande grupo de indivíduos inclui, principalmente, os atores diretos das atividades pedagógicas e institucionais, como gestores, coordenadores, colaboradores, professores, alunos, pais e familiares. Ver conteúdo
Considerando a importância dos Pilares da Gestão Escolar, escreva, em 10 a 15 linhas, qual é a necessidade de o gestor ter a qualidade de todos os pilares. Ver conteúdo
A formação do gestor educacional e escolar precisa perceber a organização interna, as relações humanas que acontecem no interior da escola e a sua cultura. Nos currículos de nossos cursos de Pedagogia, quase todas as disciplinas enfocam assuntos que dificilmente encontram paralelos no cotidiano da educação escolar. Não se pode mais pensar a escola com funções divididas, mas como uma organização, em uma visão sistêmica. O curso de Pedagogia precisa garantir uma base de conhecimentos teóricos e práticos para que o futuro gestor se torne o articulador e o coordenador das atividades-fim da escola, integrando a teoria e a prática, conhecendo a realidade e buscando alternativas para enfrentá-la. Ver conteúdo
Com base nos seus conhecimentos sobre Marketing de Eventos e a partir da leitura da reportagem da Vogue mencionada acima, cite e argumente sobre as características de i) Porte; ii) Data de Realização; iii) Perfil dos Participantes; iv) Objetivos; v) Categoria; vi) Área de Interesse; e vii) Extensão, do evento de Parintins. Ver conteúdo
Para pensarmos em uma estratégia de marketing em determinado evento, precisamos estudar muito bem as suas características se quisermos acertar na nossa proposta. Portanto, existem dimensões a serem analisadas pelos gestores de marketing para delinear o seu projeto de anúncios, propagandas, experiências ao cliente, etc, para um evento que se pretende participar. Ver conteúdo
No Brasil um dos maiores festivais culturais é o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. Tendo como protagonistas as agremiações folclóricas dos bois Garantido (representado pela cor vermelha) e Caprichoso (azul), o festival atrai pessoas do mundo todo anualmente, sempre no último final de semana do mês de junho. Atualmente, é considerado o maior festival a céu aberto do mundo e é laureado com o título de Patrimônio Cultural brasileiro. O show acontece no Bumbódromo, arena em formato estilizado que lembra a cabeça de um boi. Durante as apresentações, a torcida, chamada de “galera”, fica em completo silêncio no momento da apresentação do boi adversário. Os jurados vêm de outros estados e até de outros países e seus nomes ficam sob sigilo até o primeiro dia de apresentação. Eles têm a tarefa de julgar 21 itens, analisando as toadas e alegorias e os personagens de cada agremiação a fim de laurear um dos bois (CUNHA, 2023). Ver conteúdo
Quando falamos em eventos, pensamos em locais de grandes magnitudes, com bufê, shows, intervenções artísticas, entre outros elementos que abordaremos ao longo da unidade. Entretanto um evento não se restringe apenas aos grandes momentos, é possível criar algo mais intimista para um público seleto, com o objetivo de reunir pessoas e transmitir a mensagem principal. Ver conteúdo
Considerando o exposto, elabore um texto de até 15 linhas, apresentando com suas palavras dois motivos pelos quais empresas utilizam o Marketing Verde (também chamado de Marketing Ecológico) em suas atuações. Ver conteúdo
A publicidade greenwashing acontece por diferentes motivos, mas principalmente os econômicos. Isso porque o Marketing Verde é uma tendência crescente dos mercados. Verificamos isso no nosso dia-a-dia ao observarmos o aumento no número de produtos com apelos de “produto orgânico”, “produto vegano”, “sem testes em animais”, etc. Ver conteúdo
De acordo com Barbieri (2016), algumas organizações apresentam informações enganosas no rótulo de seus produtos e em locais de publicidade ou, ainda, informações que não condizem com o praticado pela organização, favorecendo os aspectos ecológicos e ocultando, na maioria das vezes, riscos ao consumidor. Um exemplo disso é quando uma empresa afirma que seu produto é 100% natural e oculta o risco ao consumidor de algum tipo de substância perigosa. A essa publicidade enganosa chamamos greenwashing, lavagem verde ou maquiagem verde. Ver conteúdo
6) A partir das estratégias de conteúdo criada no item 5, você deverá descrever a jornada de compra dessa loja, detalhando cada uma das etapas. Não esqueça que para uma estratégia omnicanal, você deverá utilizar, pelo menos dois canais, sejam físicos e/ou digitais. Ver conteúdo
5) Elabore uma ação de inbound marketing para cada etapa do funil de vendas (pg. 163 do livro) Ver conteúdo
4) Persona (Você deverá descrever a persona da loja, que pode ser real, se tiver essas informações, ou fictícia) Ver conteúdo
Para realizar essa atividade, você deverá escolher uma empresa varejista real na cidade onde você mora, que pode ser uma loja de pequeno porte ou uma grande varejista. O objetivo é que você como profissional de Marketing deverá elaborar uma estratégia de integração de canais para essa empresa, pensando na Data do Dia dos Namorados, que será no mês de junho. Pense que tipo de ações podem ser implementadas para atrair os clientes e fazer com que eles comprem os produtos dessa loja. Par isso, você deverá utilizar o roteiro a seguir: Ver conteúdo
– As mudanças ocorridas no cenário mercadológico trouxeram novas perspectivas para a dinâmica do varejo. A evolução, por meio da internet, as novas tecnologias e, por consequência, as mudanças de comportamento dos consumidores, atreladas a todo esse cenário, proporcionaram uma nova dinâmica de venda e comunicação entre as empresas e seu público-alvo, dando início a era do omnichannel. O omnichannel tem como objetivo oferecer uma experiência de compra completa e única ao consumidor, independentemente do canal em que irá ocorrer, permitindo uma interação em que o indivíduo consegue comprar a qualquer momento e em qualquer lugar, sem que haja limites ou barreiras entre os canais, já que esses estão interligados, facilitando a operacionalização e a efetivação do processo. Ver conteúdo
– Será que o conteúdo de fato pode auxiliar no processo de compra? Um conteúdo bem detalhado e relevante ajuda no processo de integração de canais? Ver conteúdo
– Deste modo, imagine que você estava procurando por um produto para ser utilizado em seu trabalho e ao abrir o Instagram viu um anúncio que contava as facilidades na utilização do tal produto procurado. Nesse momento, ao clicar no vídeo, você é direcionado para um site de compras onde há um detalhamento do produto e as condições de compra. Ver conteúdo