c) Como gestor(a), e pensado em melhorar a produtividade e o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho, proponha algumas ações que deverão ser tomadas para reduzir os níveis de estresse da sua equipe. Nesse sentido, apresente ao menos cinco ações. Ver conteúdo
b) Como gestor(a), analise o case e descreva ao menos quatro dos principais fatores que são responsáveis pelo desencadeamento do estresse nessa fase da vida de Beatriz. Ver conteúdo
a) Como gestor(a), identifique no case ao menos dois indicadores de estresse que Beatriz apresenta para os contextos seguintes: psicológico, social e danos físicos. Ver conteúdo
Beatriz é vendedora em uma loja de roupas e acessórios femininos, em um dos maiores shoppings centers da cidade de São Paulo. Há algum tempo ela vem enfrentando dificuldades em desenvolver plenamente suas atividades laborarias, pois sente que a sua a gestão imediata está criando situações “picuinhas” para que ela peça demissão. Ver conteúdo
As causas do estresse nos profissionais brasileiros são bem variadas, porém algumas se destacam, dentre as principais estão: pressão por resultados, entregas em prazos curtos, longas jornadas de trabalho, reuniões intermináveis, chefe chato, falta de reconhecimento… E a lista do estresse só aumenta. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half no ano passado, o brasileiro é o profissional mais estressado do mundo. O motivo principal é o excesso da carga de trabalho, que traz fadiga mental, mudança de humor, alteração de peso e pouco descanso durante o sono. Ver conteúdo
Diante disso, elabore um texto explicando para o gestor Roberto as três principais razões para estudar o comportamento organizacional. Em seguida, cite quais são as cinco contribuições da Psicologia para a Administração (no máximo, 15 linhas). Ver conteúdo
Agora, considerando o case apresentado, junto aos estudos realizados na disciplina, a sua tarefa para esta atividade é ajudar o gestor Roberto a entender melhor sobre pessoas versus organização. Ver conteúdo
Roberto é um dos gestores do Café Brasileiro, uma empresa de médio porte na cidade de Curitiba. A marca principal da equipe da qual ele é gestor está na diversidade de pessoas que a constituem, porque, faz parte das exigências da empresa que sejam contratadas pessoas distintas umas das outras. O intuito da empresa de priorizar essa diversidade em seu contexto é o de extrair, por meio de seus colaboradores, uma visão holística do mercado no qual está inserida e de seus processos. Diante dessa realidade, Roberto percebe que chegou a hora de entender um pouco mais sobre os comportamentos dos indivíduos no ambiente de trabalho para, assim, conseguir lidar da melhor forma possível com toda essa diversidade existente em sua equipe. Ver conteúdo
A adaptação das organizações às diferenças entre as pessoas tem sido cada vez mais sentida. Não se trata, apenas, de lidar com diferenças decorrentes da cultura de pessoas de outros países, mas a diversidade da força de trabalho envolve pessoas de ambos os sexos, de várias etnias, de diferentes religiões, com necessidades especiais, de diferentes gerações, com diferentes habilidades físicas e psicológicas e com diferentes orientações sexuais. Esse contexto de diversidade apresenta oportunidades e desafios para os administradores em qualquer país do mundo. Ver conteúdo
III. Elabore um plano de ação elencando um dos temas citados, propondo uma intervenção, que pode ser desde um debate a dinâmicas de grupo, no qual você descreva o tema selecionado, objetivos, metodologia e resultados esperados. Ver conteúdo
I. Defina, a partir de Minucucci, sensibilidade social e flexibilidade de comportamento. II. Explique os tipos de comunicação interpessoal proposto pelo autor. Ver conteúdo
Considerando que você é um dos docentes que atendem essa turma, elabore uma intervenção que contemple temas como comunicação interpessoal, empatia, tolerância e diversidade. Para tanto, você deverá sistematizar as seguintes etapas: Ver conteúdo
Na reunião, então, ficou evidente que não se tratava de uma questão disciplinar e sim de manejo das relações interpessoais estabelecidas naquele contexto e demandava dos profissionais atuantes junto a turma trabalharem os conflitos que estavam surgindo em decorrência da dificuldade de convivência ali posta entre os discentes. Ficou deliberado, então, que cada docente iria elaborar uma atividade que visasse o desenvolvimento das habilidades sociais de resolução de conflito, destacando a capacidade de comunicação interpessoal dos discentes em um projeto interdisciplinar. Ver conteúdo
Durante a reunião pedagógica de uma escola pública a equipe diretiva se queixa, junto aos professores, que uma turma de 9º ano tem apresentado problemas recorrentes de indisciplina e a conduta dos docentes tem sido a retirada da sala de aula sem averiguação do que está acontecendo para desencadear tal comportamento por parte dos discentes. Após o burburinho entre os docentes, um professor se posiciona e relata que dois alunos tem intimidado sistematicamente um grupo de alunos por se tratarem de refugiados africanos. Ver conteúdo
O exemplo do bullying aqui trazido com finalidade de impacto para sensibilizar o profissional da educação no que tange o desenvolvimento das relações interpessoais, uma vez que, ao ser manejado situações de conflito conforme surjam no ambiente educacional, as chances da situação agravar é muito menor. Ver conteúdo
Ao longo de sua atuação profissional irá se deparar com inúmeras ocorrências de conflitos entre discentes dos quais terá que se posicionar e propor soluções para a sua resolução. Tendo como princípio que o papel de educador transpassa a função de transmitir o conhecimento cientifico específico de sua área ao tomar como objetivo da educação o desenvolvimento integral dos sujeitos, saber manejar conflitos e conduzir os discentes em seu processo de desenvolvimento psicossocial é fundamental compreender o papel da sensibilidade social e flexibilidade comportamental proposta por Minicucci (apud GARCIA, 2021). Ver conteúdo
Corroborando com o dado elencado por Dunker (2024), Marcelo Cunha Bueno em entrevista para a revista Crescer (2024) afirmou que o bullying é silencioso e acontece sob o olhar dos educadores. O silêncio aqui referido não se trata das ações cometidas pelos diferentes autores desse processo de violência, mas sim da falta de ação dos profissionais da educação que variam desde participar dos atos violentos a omissão por falta de condições de manejo. Ver conteúdo
Christian Dunker, renomado psicanalista e professor da Universidade de São Paulo – USP, trouxe uma discussão significativa sobre um dos principais problemas que ocorrem no ambiente escolar em seu programa Falando Nisso, disponível no YouTube em 07 de março de 2024: Bullying. O psicanalista traz um dado alarmante ao sinalizar que 54% dos autores de bullying afirmam que nunca receberam uma orientação adequada sobre o comportamento que estão praticando. Ver conteúdo
Desse modo, proponho que sistematize em, no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, qual o objetivo da Psicologia da Educação e a sua importância na práxis do profissional da educação. Ver conteúdo
Pois bem, os temas elencados evidenciam justamente algumas temáticas abordadas nesta disciplina, que se constitui como fundamental para o exercício do profissional da educação de uma forma consciente e efetiva. Ver conteúdo
Ao se depararem com tal questionamento atentavam-se para a angústia desencadeada pelos alunos que não aprendiam conforme o esperado, as dificuldades disciplinares enfrentada no manejo de turmas, a suposta falta de interesse e comprometimento dos discentes com seus compromissos escolares. Ver conteúdo
Em minha experiência profissional como psicóloga escolar e professora universitária para os cursos vinculados à educação sempre fui questionada pelos profissionais desta área sobre os motivos pelos quais era necessário aprenderem sobre os fundamentos da Psicologia da Educação. O qual sempre devolvi com a seguinte pergunta: no exercício da sua profissão, o maior obstáculo é desenvolver metodologias de ensino-aprendizagem ou manejo com os indivíduos atendidos? Ver conteúdo
Nesse sentido, sua missão para fins desta Atividade MAPA, é assumir sua posição de gerente de eventos e preparar o TAP desse projeto de evento de reintegração, que será apresentado para a diretoria da Alpha LTDA. Lembre-se que o TAP é composto de um texto de narrativa afirmativa e convincente, com argumentos objetivos e definidos para cada item, mostrando todo o seu profissionalismo e visão estratégica desse projeto. Ver conteúdo
Como o seu projeto anterior foi muito bem elaborado e executado, você recebeu uma nova incumbência. A diretoria solicitou que você preparasse um projeto de evento de reintegração, com as seguintes especificações: Ver conteúdo
A área de RH sugeriu que fosse feito um evento de reintegração que trouxesse para a equipe uma vivência de conhecimento acerca do tema saúde emocional, com explicações sobre o momento que a maioria está vivenciando, reflexões e autoconhecimento, e dicas de como minimizar os efeitos do tempo de isolamento. Para isso, foi destinada uma verba de R$15.000,00 e acordou-se que será um evento para todos os colaboradores da Alpha LTDA. Ver conteúdo
Você fez um trabalho fantástico e o evento foi um sucesso, ficando marcado na história da Alpha. Um ano após esse evento, com o afrouxamento das medidas de segurança por conta da estabilidade de novos casos na cidade gerada pela vacinação da população, a equipe está retornando ao trabalho presencial no escritório da empresa e algumas dificuldades de readaptação estão surgindo. As principais dificuldades apontadas pelos gestores das equipes estão em relação à saúde emocional dos colaboradores, que ficaram mais ansiosos e de certa maneira “desaprenderam” a conviver em grupo após tanto tempo isolados em casa. Ver conteúdo
No estudo de caso você também teve contato com a Alpha LTDA, empresa da qual você é gerente de eventos para efeito dessa atividade. A Alpha teve um momento de impacto com a pandemia do coronavírus e liberou os funcionários para trabalharem em home office e você foi solicitado pela diretoria a apresentar um projeto de evento de entretenimento que contasse com a participação de todos. Ver conteúdo
No Estudo de Caso da disciplina (vídeoaula disponível no ambiente da disciplina), você aprendeu a estruturar o TAP – Termo de Abertura do Projeto, um documento que oficializa a existência de um projeto, designa o seu responsável e também delimita o escopo e as fronteiras desse projeto. Ver conteúdo
Nesse contexto, sua tarefa para essa atividade é explicar o que é Benchmarking, quais as suas vantagens para a organização e descrever os quatro tipos de Benchmarking. Ver conteúdo
Gol Linhas Aéreas A empresa trabalhou o benchmarking internacional, trazendo para o Brasil o modelo de gestão “low cost”, isto é, as passagens com um custo inferior ao dos concorrentes. A irlandesa Ryanair e a britânica EasyJet já utilizavam a prática e obtiveram bons resultados. A redução nos custos é possível por meio da retirada de algumas benesses, como alimentação gratuita, por exemplo. A empresa implantou cobranças para passageiros que fazem questão de determinada numeração para o banco, e também começou a cobrar uma taxa por excesso de bagagens. Cada uma dessas medidas possibilitaram a redução nas passagens aéreas, jogando o preço bem abaixo dos cobrados pelos concorrentes.” Ver conteúdo