O que na realidade não é difícil de entender. A marca é consumida para qual finalidade? Refrescar (claro!) e espantar a sonolência por conta da cafeína. Percebe? É preciso estar muito atento às concorrentes diretas, mas também às indiretas que podem estar levando seu público embora, e você nem se deu conta. Ver conteúdo
A empresa não observou com atenção seus concorrentes indiretos. Ela focou no mercado de refrigerantes e, quando menos podia esperar, notou que estava perdendo espaço para o café e os picolés de frutas. Ver conteúdo
“Coca-Cola Nem toda sua história de sucesso de mais de 125 anos permitiu que a marca imaginasse que teria que concorrer com empresas de café e empresas de picolés. Se você, como a maioria das pessoas, acredita que a Pepsi é sua maior concorrente, saiba que você está enganado. A Coca-Cola afirmou que sua maior concorrente é a água de torneira. Ver conteúdo
Na unidade 5 do livro didático da disciplina, é abordado o Benchmarking, uma importante ferramenta para a gestão organizacional. Abaixo dois exemplos de como pode ser utilizado pelas organizações com o objetivo de melhoria contínua e diferenciação no mercado: Ver conteúdo
4) Por fim, diante dos tipos de investimentos e investidores de startup estudados em nosso livro (investidor-anjo; capital semente; venture capital; investimento coletivo) escolha um deles e explique-o, apresentando sobre suas vantagens. Ver conteúdo
3) Explique em que consiste a open innovation e como isso pode auxiliar o desenvolvimento da startup de vocês. Ver conteúdo
2) Explique os elementos associados às startups, sendo; a) cenário de incerteza, b) ser repetível e c) ser escalável. Ver conteúdo
1) Elabore um texto discursivo apresentando diferenças entre um negócio tradicional de uma startup. Em sua argumentação aborde sobre vantagens do modelo startup. Ver conteúdo
Imagine que você e um amigo de infância sempre compartilharam um sonho comum de construir e possuir um negócio próprio. Após bastante tempo pensando em como poderiam entrar no mercado e analisando o surgimento de novos modelos de negócios, você sugeriu ao seu amigo focar na abertura de uma startup, fazendo uso de inovação aberta (open innovation) após entrarem no mercado para buscarem ideias, tecnologias e soluções além dos limites da própria empresa. Após sugerir a ideia a seu amigo, ele inicialmente demonstra interesse, mas também expressa algumas preocupações e dúvidas, por não conhecer a fundo o mundo das startups. Ver conteúdo
Frente ao exposto, notamos como o mercado das startups vêm crescendo nos últimos anos, refletindo uma mudança significativa no panorama empresarial. Esse aumento é impulsionado por uma série de fatores, incluindo avanços tecnológicos, acesso a financiamento de risco, uma cultura empresarial mais favorável ao empreendedorismo e uma crescente demanda por soluções inovadoras em diversos setores da economia. Ver conteúdo
O termo “startup” tem sua origem no inglês e se refere às ideias empreendedoras nativas do digital, que não têm um modelo de negócios já validado no mercado. Elas surgem, portanto, com ferramentas que visam agilizar um setor específico, como aconteceu com o bancário de forma expressiva nos últimos anos.” Ver conteúdo
“Conforme dados da Associação Brasileira de Startups, hoje são mais de 12,7 mil startups ao redor do país, com um crescimento médio de dois dígitos todo ano. Esse grupo de empresas se diferencia pela facilidade que tem de inovar e criar soluções tecnológicas para diversos segmentos. Ver conteúdo
3 – Como as estratégias de implementação diferem entre inovações radicais e incrementais, considerando seus impactos no mercado e na organização? Ver conteúdo
2 – Apresente um exemplo real de inovação radical e um de inovação incremental. Justifique, argumentando porque cada exemplo apresentado caracteriza-se pelo tipo de inovação indicado. Ver conteúdo
Considerando que existem diferentes tipos de inovação, é importante que as empresas estejam atentas a essas diferenças para planejar estratégias eficazes de desenvolvimento e crescimento. Ao reconhecer e compreender a diversidade de inovações, desde as incrementais até as disruptivas, as empresas podem direcionar seus recursos de forma mais precisa, adaptando-se às demandas do mercado e ganhando vantagem competitiva. Ver conteúdo
‘Inovar é criar algo inédito ou melhorar o que já existe? As duas opções podem levar à inovação. Isso porque podemos classificá-la de acordo com o grau de novidade: radical e incremental.’ Ver conteúdo
Considerando o contexto mencionado, esta atividade MAPA fornece orientações sobre o planejamento de sua carreira profissional. Com base nos estudos realizados nesta disciplina, para construir o planejamento de sua carreira profissional, você deverá elencar qual a profissão que deseja atuar e na sequência, serão utilizadas as ferramentas: análise SWOT, metodologia 5W2H. Portanto, esta atividade será dividida em quatro etapas, sendo: Ver conteúdo
À medida que se discute cada vez mais sobre o futuro das profissões, autores como Magaldi e Salibi Neto (2018, p. 140), no livro “Gestão do Amanhã”, enfatizam que, até 2020, mais de um terço das competências essenciais necessárias para a maioria das profissões relevantes serão compostas por habilidades anteriormente não consideradas fundamentais. Ver conteúdo
O Relatório sobre o Futuro dos Empregos, publicado pelo Fórum Econômico Mundial em 2023, destaca as transformações significativas que estão ocorrendo nos empregos e nas habilidades necessárias. Essa pesquisa, que se iniciou em 2016, tem como objetivo analisar as mudanças macroeconômicas e a adoção de tecnologias que terão impacto nos mercados de trabalho e na demanda por empregos e habilidades até 2027. Ver conteúdo
b) Analise o caso de Maria, identifique e descreva quais são as suas metas de Curto, Médio e Longo Prazo, Justifique a sua resposta. Ver conteúdo
Maria entende que suas metas são interligadas e que cada uma delas é um passo importante na direção ao seu sucesso profissional e pessoal. Com um plano estruturado e uma mentalidade resiliente, ela está determinada a alcançar suas metas de curto, médio e longo prazo, sabendo que cada conquista irá se aproximar ainda mais de uma carreira gratificante como engenharia civil. Ver conteúdo
Por fim, Maria quer se tornar uma engenharia civil de sucesso e bem-sucedida. Ela planeja concluir seu curso universitário com êxito e obter seu diploma. Além disso, Maria planeja buscar oportunidades de pós-graduação para aprimorar ainda mais seus conhecimentos e habilidades técnicas. Ela tem o objetivo de alcançar reconhecimento na área de Engenharia Civil, seja mediante projetos inovadores, liderança em equipes de engenharia ou até mesmo abrindo seu próprio escritório de consultoria em engenharia. Ver conteúdo
No prazo de dois anos, Maria deseja obter uma experiência profissional relevante em Engenharia Civil. Ela planeja conseguir um estágio em uma empresa de construção ou engenharia, onde poderá aplicar os conhecimentos adquiridos na sala de aula e desenvolver habilidades práticas. Maria está determinada a buscar oportunidades desafiadoras e que ofereçam um ambiente de aprendizado enriquecedor, permitindo-lhe crescer profissionalmente e construir uma rede de contatos no setor. Ver conteúdo
Nos próximos seis meses, Maria quer se destacar academicamente e estabelecer uma boa base para seu futuro na área de Engenharia Civil. Ela planeja alcançar um desempenho excepcional em suas disciplinas, mantendo uma média elevada. Maria também planeja participar de grupos de estudo, buscar o auxílio de professores e aproveitar todas as oportunidades de aprendizado oferecidas pela universidade. Ver conteúdo
Análise o seguinte caso hipotético: Maria é uma estudante universitária no primeiro ano de um curso de Engenharia Civil. Ela está determinada a aproveitar ao máximo sua experiência acadêmica e tem três metas importantes para diferentes prazos. Ver conteúdo
Quando pensamos em resultados para o projeto de vida, devemos considerar três perspectivas, sendo: resultados de longo prazo, resultados de médio prazo e resultados de curto prazo. É imprescindível que consigamos pensar nossos resultados considerando os prazos e tempo de maturação, pois somente dessa forma poderemos construir um plano de ação efetivo. Ver conteúdo
ENTREGAS O seu desafio nesta atividade Mapa é entregar um material com as respostas às questões das ações descritas anteriormente, será disponibilizado um modelo de arquivo no material da disciplina que você deverá utilizar para inserção das respostas às questões. Esse material é o que constitui a entrega da atividade Mapa, que deve ser realizada individualmente. A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta! Bom trabalho! Ver conteúdo
Ação 4 – Tecnologia de apoio a logística. Nesta quarta ação você terá que primeiramente informar quais são as operações e aplicações que um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) pode ser utilizado. Na sequência em sua segunda parte de sua resposta, você terá que escolher no mínimo uma das operações e aplicações citadas anteriormente e realizar uma associação desta aplicação com o a empresa do vídeo da experimentação, você deverá deixar claro em sua resposta, em qual parte do vídeo é possível identificar essa aplicação do ERP, justifique a sua resposta. Ver conteúdo