3) Explique como esse fenômeno está associado ao bullying e como ele aparece nas escolas e na sociedade. Ver conteúdo
Após assistir ao vídeo e fazer a leitura do enunciado, suponha que você precisa preparar um vídeo explicativo sobre o bullying atrelado a um determinado fenômeno social, como o racismo, a homofobia, o machismo ou a gordofobia. Para preparar seu vídeo, você deverá elaborar um roteiro de gravação em que contemple os seguintes tópicos: Ver conteúdo
Para aprofundar ainda mais essa discussão, assista, a seguir, à apresentação de Silvio Almeida, que vem ao encontro daquilo que estamos discutindo no que se refere aos fenômenos sociais, dentre eles, o racismo estrutural apresentado por Silvio. Ver conteúdo
Seja pelos avanços da sociedade, seja por isso estar atrelado a tecnologias novas que sempre surgem, fato é que a sociedade caminha e mudanças são inevitáveis. Um fenômeno social que vem crescendo e se reestruturando é o bullying, destacam-se as relações dele com as desigualdades na sociedade, visto que a ocorrência dele, muitas vezes, estabelece-se em um contexto de tentativa de imposição de ordens hegemônicas. Ver conteúdo
Você já parou para pensar como o mundo terá se alterado quando você concluir sua graduação aqui na Unicesumar? Ver conteúdo
Você é professor de História do Ensino Fundamental II, mais especificamente do 8º ano, e está preparando um texto sobre a Revolução Francesa e sua relação com a Base Nacional Comum Curricular, para ser divulgado aos outros professores de História da sua escola. Em seu texto, você deve explicar quais são os objetos do conhecimento e as habilidades que devem ser desenvolvidas sobre a Revolução Francesa na disciplina de História no 8º ano. Ver conteúdo
3) A partir do conhecimento adquirido, por meio das leituras indicadas acima, você deve refletir e criar um texto resolvendo o seguinte problema. Ver conteúdo
2) Acesse a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e procure, entre as competências do Ensino Fundamental II, quais são os objetos do conhecimento e as habilidades que devem ser desenvolvidas sobre Revolução Francesa na disciplina de História (Disponível no link: Ver conteúdo
Sendo assim, o objetivo desta atividade é que você, estudante de História, seja capaz de ajudar os seus futuros alunos a desenvolverem uma compreensão crítica sobre os impactos da Revolução Francesa na sociedade moderna, identificando problemas sociais surgidos durante esse período, ao mesmo tempo em que você propõe soluções pedagógicas para abordar este tema em sala de aula. Ver conteúdo
A Revolução Francesa, ocorrida entre os séculos XVIII e XIX, foi um período de transformações nas estruturas sociais da França. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece para o Ensino Fundamental II, a importância de compreender os processos históricos e suas repercussões na sociedade atual, isto posto, a Revolução Francesa é um tema fundamental para ser ensinado aos nossos estudantes. Ver conteúdo
d) No desenvolvimento do seu e-book você terá que apresentar, pelo menos, assuntos como: o funcionamento da religião egípcia; elementos físicos utilizados na religiosidade do Egito Antigo; o papel dos encantamentos; e a explicação sobre as pirâmides, mumificação e obeliscos. Ver conteúdo
c) O seu e-book terá que mesclar escrita com elementos gráficos (mapas, imagens, gráficos, tabelas, por exemplo). Ver conteúdo
b) Seu e-book terá que possuir os seguintes elementos: Capa (uma página), Introdução (uma página), Conteúdo (de cinco a dez páginas), Conclusão (uma página), Referências (uma página). Ver conteúdo
Nesse sentido, caro estudante, desenvolva o seguinte desafio: Você é um professor de história formado, que dedica parte do seu tempo de trabalho em disponibilizar materiais digitais pela Internet. Sabendo das dificuldades em encontrar materiais didáticos sobre a religião egípcia de modo organizado, você teve a ideia de criar um material e disponibilizá-lo. Ver conteúdo
Todavia, apesar da sedução que os seres humanos costumam ter pela religião e religiosidade egípcia, as informações a respeito desse assunto costumam se apresentar de modo isolado, sem organização ou ligação de um elemento a outro. Ver conteúdo
“Mesmo em nossos dias, a vida de um egiptólogo frequentemente caminha passo a passo com a aventura. Verdade que é necessário passar longas horas debruçado sobre os papiros, atento aos textos dos templos e das estelas. As bibliotecas são cavernas cheias de tesouros onde, graças aos trabalhos dos antecessores, é possível reconhecer os caminhos que levarão à descoberta. Ver conteúdo
Quando pensamos a respeito do Egito Antigo, é bastante comum, e quase automaticamente, lembrarmos dos aspectos religiosos desta civilização. Mesmo os profissionais dedicados aos estudos científicos dessa sociedade são facilmente seduzidos pelos mistérios que a religião egípcia apresenta, como lemos a seguir: Ver conteúdo
3- Argumente porque você acredita que a proposta didática apresentada por você pode contribuir para a resolução da nossa SITUAÇÃO-PROBLEMA. Ver conteúdo
2- Apresente uma proposta didática descrevendo como você trabalharia esse conteúdo em sala de aula para promover o reconhecimento e a valorização das nossas raízes africanas. A proposta deve conter: Área escolhida – série que esse tema seria trabalhado (1ª, 2ª ou 3ª série do Ensino Médio) – recurso didático (imagem, vídeo, música, comidas, objetos etc.) Ver conteúdo
1- Escolha uma área na qual podemos identificar a influência africana e afro-brasileira em nossa sociedade. Você pode optar por uma das duas que já estudamos até aqui (alimentação e língua) ou outra (música, dança, economia, esporte, ciência etc…). Ver conteúdo
A situação retratada no vídeo e descrita acima nos mostra a importância do Ensino de História para a superação de uma visão estigmatizada acerca do continente africano, perspectiva essa que infelizmente ainda está muito presente em nossa sociedade. Nesse sentido, conhecer mais sobre a história africana e afro-brasileira e seu legado na construção da nossa identidade é um elemento importante que deve estar presente na nossa prática docente. Ver conteúdo
Considere o contexto a seguir: Em 2022 um vídeo gravado pela professora de história Lavínia Rocha (que pode ser assistido por meio do link abaixo) viralizou nas redes sociais ao mostrar as respostas dadas por alunos de uma escola de Belo Horizonte quando questionados sobre o que lhes vinha à mente quando ouviam a palavra África. Ver conteúdo
Agora, no MAPA, é hora de utilizar tudo que você aprendeu até aqui para elaborar uma proposta didática que possa contribuir para resolução da nossa SITUAÇÃO PROBLEMA. Vamos lá? Ver conteúdo
Na Atividade 1 foi o momento de aliar o levantamento de informações sobre a influência africana na língua portuguesa falada aqui no Brasil e um dos principais documentos norteadores da educação nacional: a BNCC. Ver conteúdo
No Fórum da disciplina, você pode conhecer mais sobre a participação africana e afro-brasileira na formação dos hábitos alimentares do nosso país. Os mais ousados experimentaram a aplicação de um conceito das metodologias ativas que torna o aprendizado muito mais imersivo. Ver conteúdo