Para esta atividade MAPA, você deverá elaborar uma resenha crítica do capítulo “Sobre a Natureza e Especificidade da Educação” do autor Saviani. Sua resenha deverá contemplar os seguintes aspectos: Ver conteúdo
Conforme nossos estudos, o gestor é peça fundamental na rotina escolar. Dentre suas atribuições, destacamos a gestão administrativa, o trabalho em prol do desenvolvimento pedagógico, da coordenação com o corpo docente, assim como planejamento e materialização de ações estratégicas na busca pela interação entre a família e a escola. Ver conteúdo
C. A empresa ABC ltda., utiliza matéria prima importada na fabricação de seus produtos, e para este tipo de operação existe um regime aduaneiro especial que pode beneficiar os negócios da empresa. Explique para os gestores da empresa, o que são os Regimes aduaneiros e aponte qual deles poderia ser utilizado na situação apresentada acima. Ver conteúdo
B. Explique para os gestores da empresa ABC ltda., o que são os Incoterms e que eles abrangem; depois disso, apresente dois incoterms que sejam mais vantajosos para o envio dos produtos da ABC ltda. Ver conteúdo
A. Com base no conteúdo do livro de Logística Internacional apresente aos gestores da empresa ABC ltda. 3 (três) dos principais custos atrelados as operações de exportação e, discorra de forma breve sobre cada um. Ver conteúdo
Caso Prático: A empresa ABC ltda., empresa de pequeno porte situada no interior do país, descobriu em uma feira de negócios internacionais um mercado potencial para vender seus produtos, porém, os gestores da empresa desconhecem os processos e informações importantes para o envio de seus produtos ao exterior. Seu papel será orientar os gestores desta empresa em relação aos pontos abaixo: Ver conteúdo
Considerando as informações acima, e as possibilidades existentes para as empresas brasileiras no comércio exterior, você futuro(a) gestor(a) em Comércio Exterior tem a missão de orientar uma pequena empresa em relação aos pontos mais importantes das operações da logística internacional. Ver conteúdo
Mercado internacional é opção para pequenas e médias empresas Investimentos em exportações contribuem para tornar pequenos negócios mais competitivos e a aumentarem seus resultados. Expandir os negócios para o exterior se tornou uma opção para pequenos e médios empresários. O dólar em torno de R$ 5 tornou os produtos nacionais mais atrativos em outros países, atraindo mais compradores. Dessa forma, ao investir em exportações, as empresas se tornam mais competitivas e com mais chances de aumentar os lucros e resultados. Ver conteúdo
Caro(a) estudante, chegou o momento de realizarmos a nossa atividade MAPA, Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. Essa atividade lhe proporcionará uma aplicação prática sobre o conteúdo estudado na disciplina de Logística Internacional. Diante disso, leia o texto abaixo: Ver conteúdo
PERFIL DO CONSUMIDOR (CRIANÇA, ADOLESCENTE, ADULTOS, MASCULINO, FEMININO ETC.): escolher o público e justificar o motivo depois da pesquisa realizada. Ver conteúdo
ETIQUETA, INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS NAS ETIQUETAS: especificar as as informações necessárias. Ver conteúdo
TIPO DE TECIDO: descrever o tecido escolhido e o motivo, por exemplo, o tecido escolhido foi o algodão, pois é um tecido natural e indicado para países que possuem alta temperatura. Ver conteúdo
COR E/OU CORES: definir as cores da camiseta e o motivo, de acordo com a pesquisa de mercado que você fez. Ver conteúdo
DESIGNER DA CAMISETA: especificar se a camiseta terá bordado, estampa ou se será lisa. Também deve-se justificar a escolha brevemente. Ver conteúdo
2. DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Após a pesquisa de mercado, chegou o momento de você preparar este produto para a exportação, com o intuito de concluir o processo de internacionalização: Ver conteúdo
ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS: pesquisar os veículos publicitários que são utilizados na Argentina, como e-commerce, veículos publicitários, amostras, catálogos, materiais publicitários e estratégias de distribuição. O intuito é verificar como que as camisetas serão divulgadas na Argentina. Ver conteúdo
PESQUISA COM O MERCADO CONSUMIDOR: pesquisar os hábitos de compra, a concorrência no mercado no país. O intuito é verificar como que os Argentinos consomem roupas, se eles vão ao shopping, se eles compram em lojas de rua, se eles usam camisetas e quais tipos de camisetas. Ver conteúdo
INSTRUÇÕES SOCIAIS: Pesquisar se o sistema político é democracia, parlamentar, monarquia. E escolher algumas informações que você considere relevante para a internacionalização e preparação do designer da camiseta, como educação de ensino, índice de alfabetização, religião, Condições e estilos de vida, música, dança, cinema, culinária, idioma, economia etc. Ver conteúdo
1. PESQUISA DE MERCADO GEOGRÁFICA: Pesquisar as características geográficas como a localização, clima, extensão territorial. A finalidade é descobrir informações para adaptar as camisetas ao mercado Argentino, por exemplo, camisetas de manga longa ou curta, escolher o material que atenda as necessidades, um tecido mais quente ou mais frio que atenda as necessidades do clima frio ou quente. Ver conteúdo
O profissional de Comércio Exterior durante a sua formação desenvolve as competências para auxiliar e/ou conduzir o processo de internacionalização de uma empresa e/ou produto. Assim, você profissional de Comércio Exterior foi contratado por uma empresa que quer exportar camisetas para o Chile. Assim, você tem o desafio de preparar este produto para o mercado Argentino, o primeiro passo é faze a pesquisa de mercado e verificar a viabilidade da exportação para este mercado. Ver conteúdo
A internacionalização de uma empresa e/ou de um produto consiste no conjunto de várias ações com o intuito de propagar e distribuir a marca e/ou produto em mercados que ultrapassem as fronteiras geográficas de um país. Os benefícios da internacionalização são vários, como a ampliação dos potenciais clientes e o faturamento das empresas. Ver conteúdo
Olá, estudante, Seja bem-vindo a atividade MAPA da disciplina Imersão Profissional: Estratégias Aplicadas à Gestão do Comércio Exterior. Chegou o momento de você colocar em prática o que aprendeu nas nossas aulas. Para isso, a atividade consiste na elaboração da Internacionalização de um produto. Ver conteúdo
Use a criatividade, elabore uma mercadoria a ser vendida; um nome de comprador; um nome de vendedor (ambas empresas); um preço para a mercadoria transacionada; a forma de entrega (qual Incoterm, dos 11 existentes, você utilizaria e quais as características dele); quais as formas de pagamento utilizadas na transação; quais as garantias dadas pelo vendedor; o papel da arbitragem internacional no contrato, e qual o país referência para as leis do acordo! Ver conteúdo
AÇÃO/AVALIAÇÃO: MAPA Com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Direito Internacional e Termos de Comércio Internacional, considere que você é o responsável por elaborar as seguintes cláusulas de um contrato de compra e venda internacional: I) o objeto da compra, (II) as partes envolvidas, (III) preço/quantidade, (IV) forma de entrega, (V) formas de pagamento, (VI) garantias e (VII) arbitragem internacional. Ver conteúdo
Para garantir uma transação segura e bem-sucedida, é essencial compreender os tipos de contratos internacionais disponíveis, conhecer os elementos fundamentais desses contratos e reconhecer a importância das cláusulas contratuais específicas. Além disso, é importante ter conhecimento sobre os diferentes métodos de entrega da mercadoria, as opções de pagamento, os principais riscos envolvidos em contratos internacionais, bem como os aspectos legais e culturais que podem influenciar a elaboração e execução desses contratos. Ver conteúdo
O profissional que atua no Comércio exterior precisa estar preparado para lidar com os desafios e complexidades das transações internacionais, incluindo as questões legais, logísticas e aduaneiras, além de ter conhecimento sobre as regulamentações e normas específicas de cada país envolvido nas operações. Ver conteúdo
OS CONTRATOS INTERNACIONAIS Quais são os tipos de contratos internacionais disponíveis para a importação de equipamentos eletrônicos da China? Quais são os elementos fundamentais presentes nos contratos internacionais de compra e venda de mercadorias? Por que é importante compreender as cláusulas contratuais específicas ao importar? Como garantir uma transação segura e bem-sucedida ao importar equipamentos? Ver conteúdo