PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MAPAS – 54/2023
1-Gráfico é uma das formas visuais que deve apresentar dados estatísticos, com a finalidade de
propiciar ao público-alvo, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo. Eles
propiciam a vantagem de serem mais atrativos que as tabelas de dados e, muitas vezes, facilitam
a visualização e o entendimento do comportamento e tendência dos dados. Trata-se de uma
representação geométrica utilizada para facilitar a visão e o entendimento do que se deseja
apresentar.
Fonte: Acesso em: 8 dez, 2022.
Com base no excerto de texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre os
gráficos:
Alternativas
Alternativa 1:
O gráfico representa a superfície física da Terra.
Alternativa 2:
Os gráficos são expressões visuais de dados ou valores numéricos.
Alternativa 3:
O gráfico é a representação de uma área geográfica ou parte da superfície da Terra.
Alternativa 4:
Os gráficos podem mostrar mais do que apenas a localização do lugar, do caminho ou da área.
Alternativa 5:
Os gráficos têm a função de representar geograficamente a produção e/ou a riqueza de uma
determinada região.
2- A palavra cartografia tem origem na língua portuguesa, tendo sido registrada pela primeira vez
em 1839 numa correspondência, indicando a ideia de um traçado de mapas e cartas. Hoje
entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de
toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de mapas, cartas ou plantas.
Fonte: Acesso em: 12 dez. 2022.
Com base no excerto de texto e em seus conhecimentos sobre os diferentes tipos de mapas,
analise as afirmativas a seguir:
I. O mapa físico representa a superfície física da terra.
II. O mapa é a representação de uma área geográfica ou parte da superfície da Terra.
III. O mapa demográfico tem a função de representar espacialmente a distribuição populacional.
IV. Os mapas econômicos têm a função de representar geograficamente a produção e/ou a
riqueza de uma determinada região.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
3-O diagrama de dispersão visa analisar como duas variáveis se correlacionam. Em outras
palavras, deseja-se saber se a variação no valor de uma varável (Y) está correlacionada à variação
da outra variável (X). Os gráficos de dispersão são também conhecidos como gráficos de Scatter.
Eles servem para mostrar a relação entre duas variáveis, ou revelar as tendências da distribuição.
Devem ser usados quando você tem muitos pontos de dados diferentes e você deseja realçar as
semelhanças nos conjuntos de dados. Para podermos afirmar que existe uma relação de causa e
efeito entre duas variáveis, precisamos analisar os dados e procurar por uma correlação.
Fonte: Acesso em: 8 dez. 2022.
Com base no excerto de texto e em seus conhecimentos sobre os gráficos de dispersão, analise
as afirmativas a seguir:
I. O gráfico de dispersão permite que os dados sejam exibidos como uma coleção de pontos.
II. O gráfico de dispersão é usado quando se quer observar se existe alguma correlação entre
duas variáveis.
III. O gráfico de dispersão Utiliza-se de coordenadas cartesianas para exibir valores de um
conjunto de dados.
IV. O gráfico de dispersão (XY) mostra a correlação entre duas variáveis, uma com os valores
colocados em X e outra com os valores colocados em Y.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
4-A cartografia compõe o grupo de ciências mais antigas estudadas pelo homem. O homem
primitivo já explorava e registrava o espaço com o objetivo de estabelecer os locais mais
importantes para a sua sobrevivência, através de inscrições nas paredes das cavernas. A
Cartografia é a disciplina que trata da concepção, produção, disseminação e estudo de mapas.
Desse modo, a cartografia é considerada a ciência e a arte de representar o conhecimento da
superfície terrestre através de mapas e cartas.
Fonte: Acesso em: 6 dez. 2022.
Com base no excerto de texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta que
corresponde à função de um mapa:
Alternativas
Alternativa 1:
Os mapas não auxiliam no conhecimento do território.
Alternativa 2:
Os mapas são expressões visuais de dados ou valores numéricos.
Alternativa 3:
O mapa é uma representação geométrica de um conjunto de dados.
Alternativa 4:
O mapa é a representação de uma área geográfica ou parte da superfície da Terra.
Alternativa 5:
Os mapas são instrumentos que auxiliam no raciocínio das informações quantitativas.
5-Quando falamos em mapas, imediatamente os associamos à Geografia. É um aspecto
eminentemente cultural. Os mapas, portanto, representariam a Geografia, o que é geográfico.
Seriam a própria Geografia, Sinônimos. Neste sentido, podemos verificar que o mapa sempre
surge como representação simbólica da Geografia. Isso parece se confirmar mais ainda em nossos
dias. Organizações geográficas, eventos de Geografia, instituições científicas ligadas à Geografia.
Ademais, a Geografia sempre foi confundida com o mapa. Na verdade, fazer Geografia era fazer
mapas.
MARTINELLI, Marcello. Mapas da geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto,
2014.
Com base no excerto de texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que corresponde
a ciência responsável pelo estudo e elaboração de mapas.
Alternativas
Alternativa 1:
Geologia.
Alternativa 2:
Hidrografia.
Alternativa 3:
Cartografia.
Alternativa 4:
Climatologia.
Alternativa 5:
Geomorfologia.
6-O gráfico de linhas é utilizado quando se deseja trabalhar com duas ou mais informações
provenientes de dados numérico. Ele é composto por dois eixos, um vertical e outro horizontal
(Plano Cartesiano – primeiro quadrante), e por uma ou mais linhas que mostram a variação
(medidas ou quantidades numéricas) dos dados na pesquisa realizada, isto é, a movimentação
dos dados no decorrer do tempo. É indicado quando uma das variáveis representa o tempo e se
pretende revelar o movimento dos dados ao longo do tempo.
Fonte: Acesso em: 13 dez. 2022.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O gráfico de linhas é utilizado para demonstrar uma sequência numérica de um dado ou variável
ao longo do tempo.
PORQUE
II. É um tipo de gráfico indicado para demonstrar tanto evoluções como regressões, referentes ao
comportamento de um determinado fenômeno.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
7- Existem vários tipos de gráficos. Para a educação básica, os principais tipos são os gráficos de
colunas, barras e setores (pizza) pois são usados para mostrar como o todo se divide em partes,
para apresentar proporções. Independentemente do tipo do gráfico, todos os gráficos devem ter
claramente indicados o seu título, o título do eixo das abscissas (horizontal) e do eixo das
ordenadas (vertical), a legenda e a fonte dos dados da pesquisa.
Fonte: Acesso em: 13 dez. 2022.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. No gráfico de pizza, os dados são indicados na posição vertical, enquanto as divisões qualitativas
apresentam-se na posição horizontal.
PORQUE
II. Eles geralmente indicam um dado quantitativo sobre diferentes variáveis, lugares ou setores e
não dependem de proporções, ou seja, não apresentam relação de proporcionalidade.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
8- Existe uma expressão em inglês, visual literacy, que, embora soe esquisita, pode ser traduzida
por “letramento visual” ou “alfabetização visual”. Se levada a sério, essa expressão deveria
significar que, para lermos uma imagem, deveríamos ser capazes de desmembrá-la parte por
parte, como se fosse um escrito, de lê-a em voz alta, de decodificá-la como se decifra um código,
e de traduzi-la, do mesmo modo que traduzimos textos de uma língua para a outra. Embora essas
metáforas tentem dar conta do que se pode fazer para ler uma imagem, podem ser metáforas
equivocadas, pois buscam transplantar para o universo da imagem processos que são típicos da
linguagem verbal.
SANTAELLA, L. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A palavra “imagem” significa uma representação (gráfica, plástica, fotográfica) de algo ou
alguém ou, ainda, reprodução obtida por meios técnicos.
PORQUE
II. A interpretação de imagens nada mais é que a alfabetização visual, ou seja, significa
desenvolver sistematicamente habilidades envolvidas na leitura de imagens, objetivando facilitar
os significados atribuídos a um corpo de informações.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
9-Os gráficos são estruturas visuais que representam informações. Isso é feito usando desenhos,
símbolos e formas que carregam significados. Os gráficos estão mais presentes no nosso dia a
dia do que imaginamos. Principalmente nos meios de comunicação e mídias sociais. Isso porque
o objetivo dos gráficos é destacar os dados mais importantes em uma linguagem de fácil
compreensão. Ele também costuma ser usado para “cruzar informações”, ou seja, indicar coisas
que se completam e dependem uma da outra. Assim, os gráficos costumam ser usados em
análises de situações para mostrar desempenhos, crescimentos e quedas.
Fonte: Acesso em 14 dez. 2022.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O gráfico de dispersão é mais comum na medição de termos especificamente estatísticos e até
em jogos de videogames, on-line ou do tipo RPG.
PORQUE
II. No gráfico de dispersão, quanto mais perto da linha os pontos estiverem, maior é a intensidade
da correlação existente entre as variáveis observadas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
10- A Estatística é um conjunto de técnicas úteis para a tomada de decisão sobre um processo
ou população, baseada na análise da informação contida em uma amostra dessa população. A
Estatística é uma ciência que oferece uma coleção de métodos para planejar experimentos e
levantamentos para obter dados, organizar, resumir, analisar, interpretar dados e deles extrair
conhecimento. Desse modo, a Estatística contribui para que dados gerem conhecimento e, como
tal, deve ter como objetivo não só a produção de dados, como também a interpretação de dados
já existentes, utilizando a combinação de gráficos, tabelas e medidas numéricas que permitam
interpretar o que esses dados significam.
Fonte: Acesso em: 6 dez. 2022.
A importância de trabalhos com conteúdo de estatística e interpretação influencia diretamente
na formação de:
Alternativas
Alternativa 1:
Uma sociedade justa.
Alternativa 2:
Cidadãos críticos.
Alternativa 3:
Pensamento cultural.
Alternativa 4:
Pensamento irracional.
Alternativa 5:
Conhecimento tradicional.