QUESTÃO 10
A abolição formal da escravidão no Brasil ocorreu há mais de 130 anos, mas ainda lutamos para romper os grilhões do trabalho escravo contemporâneo. As ações para o combate à condição análoga à de escravo requerem ação conjunta do Estado, da sociedade e dos empresários. As denúncias também são importantes e podem ocorrer, também, por meio de vários canais, como, por exemplo, o disque 100.
Quais são as ações de combate ao trabalho em condição análoga à de escravo no Brasil? Analise as afirmativas a seguir:
- Os processos judiciais.
- As multas impostas a quem sujeitou o outro à condição análoga à de escravo.
III. A pressão da sociedade exigindo postura ética das empresas por meio da recusa de consumo de produtos e serviços que se valem da escravidão contemporânea.
- A eficaz fiscalização por parte do Ministério Público do Trabalho.
- A elaboração de leis que tenham como objetivo aniquilar o trabalho escravo contemporâneo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
QUESTÃO 11
“GENEBRA (Notícias da OIT) – Cinquenta milhões de pessoas viviam em situação de escravidão moderna em 2021, segundo as mais recentes estimativas mundiais sobre escravidão moderna (Global Estimates of Modern Slavery). Dentre essas pessoas, 28 milhões realizavam trabalhos forçados e 22 milhões estavam presas em casamentos forçados”.
Fonte: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_855426/lang–pt/index.htm. Acesso em: 15 maio 2023.
Obs.: considere as expressões “escravidão moderna”, “escravidão contemporânea”, “trabalho forçado”, “trabalho escravo”, “trabalho em condições análogas a de escravo” como expressões sinônimas.
De acordo com a reportagem destacada e com base nos materiais disponibilizados e na palestra proferida acerca do trabalho escravo contemporâneo ou trabalho em condição análoga a de escravo, assinale a alternativa correta:
Alternativas
O trabalho forçado é uma realidade exclusiva do Brasil.
O trabalho forçado é permitido no Brasil quando o trabalhador tem dívidas em decorrência da viagem, alimentação e compra de instrumento para trabalho.
O trabalho forçado apenas ocorre nas lavouras brasileiras.
O trabalho forçado foi devidamente combatido no Brasil, não havendo relatos recentes dessa prática.
O trabalho forçado ainda é uma realidade, porém existem múltiplas medidas implementadas para o seu combate.
QUESTÃO 12
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou lista com 289 empregadores que submeteram pessoas a condições análogas à de escravo no Brasil. A divulgação chegou a ser suspensa de 2014 a 2016, até que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a constitucionalidade da lista.
Fonte: adaptado de: https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2023/04/05/lista-suja-do-trabalho-escravo-tem-289-empregadores-aponta-ministerio-do-trabalho-e-emprego.ghtml. Acesso em: 15 maio 2023.
Após a leitura atenta do artigo “Trabalho Escravo no Brasil do Século XXI” (SAKAMOTO, 2006), que discorre sobre as condições de trabalho análogas à de escravo no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
Fonte: SAKAMOTO, L. Trabalho Escravo no Brasil do Século XXI. International Labour Office, 2006. p. 97.
- Implica condições degradantes de trabalho.
- Constitui desrespeito à dignidade da pessoa humana.
III. É considerado como crime no Brasil.
- É prática permitida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
- Embora a Organização Internacional do Trabalho (OIT) combata essa conduta, no Brasil, ela é legalmente permitida.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 13
De acordo com Darcy Ribeiro, em seu livro O Povo Brasileiro, da editora Companhia das Letras, de 1995, o Brasil, último país a acabar com a escravidão, tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso.
Fonte: RIBEIRO, D. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Com base nos materiais disponibilizados e na palestra proferida acerca do trabalho escravo contemporâneo ou trabalho em condição análoga à de escravo, assinale a alternativa que seja compatível com a frase de Darcy Ribeiro exposta anteriormente:
Alternativas
A mais terrível de nossas heranças é esta: a de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.
A escravidão não faz mais parte do Brasil, visto que, com a promulgação da Lei Áurea, o Brasil pôde virar a página da história e se livrar dessa herança nefasta.
A escravidão contemporânea não possui relação alguma com essa herança mencionada por Darcy Ribeiro, visto que, atualmente, a legislação brasileira e internacional proíbem tal prática.
A escravidão mencionada por Darcy Ribeiro não se assemelha à escravidão contemporânea ou ao trabalho em condição análoga à de escravo, pois as pessoas que se submetem a essa situação fazem mediante consentimento.
A perversidade intrínseca mencionada por Darcy Ribeiro se refere ao período do Brasil Colônia e Império, não cabendo tal reflexão para o Brasil contemporâneo.
QUESTÃO 14
Segundo Gomes (2010, p. 243), em referência ao material dos autores Stairs e Reynolds (2006), o Processamento de Linguagem Natural é muito usado, também, junto à área de biometria para o reconhecimento de voz, que diversas corretoras de ações utilizam para o reconhecimento de seu cliente e outras funcionalidades. Os sistemas podem chegar a interpretar comandos de voz até falas naturalmente.
Fonte: GOMES, D. dos S. Inteligência Artificial: conceitos e aplicações. Revista Olhar Científico, v. 1, n. 2, dez. 2010.
Após a leitura atenta do artigo “Inteligência Artificial: conceitos e aplicações”, responda: quais seriam os três níveis de reconhecimento na técnica de Processamento de Linguagem Natural e suas respectivas funcionalidades?
Alternativas
Comandos (reconhece de dezenas a centenas de palavras), discreto (reconhece fala ditada e com pausas entre as palavras) e contínuo (reconhece a fala natural).
Contadores (faz a contagem de ciclos), discreto (faz a discretização de palavras no ciclo) e contínuo (reconhece a natureza de falhas).
Sinalizadores (identifica termos errados), discreto (faz a discretização de palavras no ciclo) e contínuo (reconhece a natureza de falhas).
Sinalizadores (identifica termos errados), discreto (faz a discretização de palavras no ciclo) e comandos (reconhece de dezenas a centenas de palavras).
Comandos (reconhece de dezenas a centenas de palavras), discreto (faz a discretização de palavras no ciclo) e contínuo (reconhece a natureza de falhas).
QUESTÃO 15
“Antunes ressalta que, em plena era do capitalismo informacional digital, sob rigorosa hegemonia financeira, um número incalculável de trabalhadores se encontram, em escala global, em situações cada vez mais instáveis e precárias de trabalho: ‘Assistimos à ampliação do subemprego, do desemprego e, ainda, do desemprego por desalento. No Brasil, mais de 4 milhões se encontram nessa última situação.’, destaca, lembrando que, com a redução do emprego, grande número de pessoas são empurradas para trabalhos precários, ocasionais, intermitentes”.
Fonte: https://portal.trt3.jus.br/internet/conheca-o-trt/comunicacao/noticias-juridicas/ricardo-antunes-industrias-4-0-levarao-a-escravidao-digital. Acesso em: 15 maio 2023.
Após um leitura atenda do artigo “Indústrias 4.0 levarão à escravidão digital”, responda: o que Antunes (2018) afirma sobre a escravidão digital? Analise as afirmativas a seguir:
- Expande-se em escala global.
- Verifica-se o que muitos denominam de “um processo de uberização global do trabalho”.
III. Ganha mais força onde não há resistência sindical ou movimentos sociais.
- Não preestabelece jornada de trabalho nem remuneração fixa nem atividade pré-determinada.
- Faz uso de metas flexíveis, sempre superando a do dia anterior.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
QUESTÃO 16
Leia o trecho do texto de Rosa Maria Vicari (2021, p. 76–77):
“A primeira linha apresenta o que se chamou de IA para a IA, ou seja, são objetivos de pesquisa para fortalecer a área. Nela, temos a situação atual, em que os algoritmos necessitam de muitos dados para aprender. Esse fato traz complexidade aos algoritmos e dificuldade de sua explicação. Fatores como esses, além de alguns usos que se vêm fazendo de Learning Analytics (a Ciência de Dados, comunica-se com a IA) e da tomada de decisão autônoma, trouxeram insegurança aos usuários de IA. Logo, a necessidade de se tratar do assunto. A segunda linha aporta as ligações da IA com a engenharia, com a nanotecnologia e com a neurociência. Nela, temos a influência recente que modelos da neurociência têm gerado no design de chips, na conexão entre humanos e chips, sensores, fios conectores fruto da nanotecnologia, equipamentos vestíveis etc. A terceira linha aponta os aspectos da ética e da governança dessas novas pesquisas e desses novos produtos. Ela se apresenta com a necessidade de se evitar o aprendizado como preconceito e de se regular a tomada de decisão autônoma, por parte dos algoritmos, e como aspectos da ética e de governança estão sendo considerados. A quarta linha apresenta novas tendências, que envolvem compartilhamento de dados para treinamento e reprodução de algoritmos (reproduzir um processo gera segurança no seu resultado), o uso de plataformas abertas para o desenvolvimento de produtos e até uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), para que se desenvolva uma linguagem de programação universal para a área. Iniciativas como essas poderão fazer com que a IA se desenvolva com maior rapidez”.
Fonte: VICARI, R. M. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no Ensino. Estudos Avançados, v. 35, n. 101, 2021.
Qual é a primeira linha temática abordada no roadmap apresentado no texto “Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no Ensino”, de Rosa Maria Vicari (2021)?
Alternativas
Novas tendências em Inteligência Artificial.
IA e suas ligações com a engenharia, nanotecnologia e neurociência.
Aspectos éticos e de governança na IA.
IA interagindo com outras áreas da computação.
IA para a IA, objetivos de pesquisa para fortalecer a área.
QUESTÃO 17
“A luta pela erradicação do trabalho escravo e forçado supõe a articulação de ações em diversas frentes, incluindo uma legislação clara contra esta prática, planos de ação que envolvam os governos, organizações sindicais e de empregadores, assim como outros parceiros sociais, a aplicação rigorosa das leis, o aumento do conhecimento sobre o tema e da conscientização da sociedade, assim como a elaboração e disponibilização de materiais para a sensibilização e o treinamento dos diversos agentes que devem ser mobilizados para a consecução desse objetivo global” (SAKAMOTO, 2006, p. 5).
Fonte: SAKAMOTO, Leonardo. Trabalho escravo no Brasil do século XXI. International Labour Office, 2006.
Sobre o Plano Nacional de Erradicação ao Trabalho Escravo no Brasil, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Trata-se de um instrumento internacional, não sendo aplicado no Brasil.
Trata-se de um instrumento sem qualquer aplicação no Brasil.
Trata-se de um plano, não tendo força obrigatória alguma.
Trata-se de um plano revogado (extinto) pelo Poder Legislativo brasileiro.
Trata-se de um importante instrumento de combate à escravidão contemporânea no Brasil.
QUESTÃO 18
Com base nos materiais disponibilizados e na palestra proferida, qual é o conceito que “foi formalizado em 1999 pela Organização Internacional do Trabalho e pode ser definido como ‘trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna, sendo considerado fundamental para a superação da pobreza, redução das desigualdades sociais, garantia da governabilidade democrática e desenvolvimento sustentável'”?
Fonte: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/trabalho-decente-e-crescimento-economico/. Acesso em: 10 maio 2023.
Assinale a alternativa correspondente ao conceito anteriormente exposto:
Trata-se do conceito de trabalho decente.
Trata-se do conceito de trabalho análogo ao de escravo.
Trata-se do conceito referente à sigla OIT.
Trata-se do conceito de trabalho forçado.
Trata-se do conceito de trabalho escravo.
QUESTÃO 19
“No seu início, a Inteligência Artificial (IA) invadiu a Filosofia, a Matemática (Lógica) e a Linguagem, importando ideias sem uma interação de mão dupla com essas disciplinas. Hoje em dia, a multidisciplinaridade cedeu lugar à interdisciplinaridade (Ciência Cognitiva), levando a IA a conversar com as neurociências para poder ler o cérebro (de forma geral, esses estudos são baseados em Ressonância Magnética Funcional por Imagem fMRI ). Essa conversa entre áreas permitiu a Aprendizagem Profunda (Deep Learning) com alguns êxitos. Entretanto, depois de se atingir um alvo, é desejável que se vá além, usando a criatividade e a imaginação para inovar ainda mais” (VICARI, 2021, p. 79).
Fonte: VICARI, R. M. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino. Estudos Avançados, v. 35, p. 73-84, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VqyZbNzYfnCJ8s8Psft4jZf/?format=html. Acesso em: 5 maio 2023.
Qual era o sentido predominante da interdisciplinaridade entre a IA e outras disciplinas no início (1956)?
A interdisciplinaridade era inexistente no início da IA.
A interdisciplinaridade tinha um sentido colaborativo, em que todas as disciplinas envolvidas ganhavam.
A interdisciplinaridade tinha um sentido competitivo, em que havia sempre uma disciplina que ganhava.
A interdisciplinaridade tinha um sentido subordinado, em que a IA era sempre a disciplina que se submetia às outras.
A interdisciplinaridade tinha um sentido isolado, em que a IA buscava conhecimento apenas em si mesma.
QUESTÃO 20
Na pesquisa de Gontijo e Gomes (2019, p. 314), o objetivo principal foi realizar um mapeamento da utilização de algoritmos de Aprendizado de Máquina nas Humanidades Digitais. De forma específica, pretendeu-se identificar quantitativos de trabalhos que utilizam algoritmos, modelos e técnicas de Aprendizado de Máquina utilizados nas Humanidades Digitais. Realizando uma busca nas bases de dados Google Acadêmico e Periódicos Capes com os termos (strings de busca) “Digital Humanities” AND “Machine Learning”, é retornado como resultado, respectivamente, 5.350 e 570 trabalhos científicos tratando do tema.
Fonte: GONTIJO, J. V.; GOMES, A. K. Algoritmos de Aprendizado de Máquina nas Humanidades Digitais: um mapeamento suporte para revisão de literatura. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERIGO), 7., 2019, Goiânia. Anais . . . . Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 313–322.
De acordo com os materiais disponibilizados, a palestra IA: “IA, te seduz ou te assusta” e com a pesquisa citada, os algoritmos, os modelos e as técnicas de AM mais utilizados nas Humanidades Digitais para estudos de predição são:
ALTERNATIVAS
Regras de Classificação.
Redes Neurais.
Random Forest.
Regras de Associação.
Máquina de Suporte Vetorial.
QUESTÃO 21
“Além de fiscalização e punição dos empregadores, o acesso à informação e o reconhecimento de direitos por parte dos trabalhadores são fundamentais neste combate. E isso passa por uma educação de qualidade sem deixar #Nem1PraTrás”.
Fonte: https://www.futura.org.br/a-educacao-e-a-principal-politica-de-prevencao-ao-trabalho-escravo/. Acesso em: 15 maio 2023.
Sobre as medidas de prevenção à escravidão contemporânea ou ao trabalho em condição análoga à de escravo, analise as afirmativas a seguir:
- As ações preventivas requerem, entre outras ações, políticas públicas eficazes de caráter educativo e informacional às pessoas em geral.
- As ações preventivas requerem políticas públicas eficazes de caráter educativo e informacional tão somente voltada aos empresários.
III. As ações preventivas de caráter educativo e informacional são suficientemente capazes de exterminar o trabalho escravo contemporâneo no Brasil.
- As ações preventivas são inúteis ao combate ao trabalho em condição análoga à de escravo no Brasil, devendo o Estado investir tão somente em medidas punitivas.
- As ações preventivas são desnecessárias no Brasil, visto que a escravidão contemporânea foi exterminada, não fazendo mais parte da realidade brasileira.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 22
No artigo Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: estado atual e tendências, de Ludermir (2021), a autora explica que problemas que não possuem soluções algorítmicas conhecidas, que são muito complexos ou que envolvem uma quantidade muito grande de dados, são candidatos naturais para o uso de técnicas de aprendizado de máquina.
Fonte: LUDERMIR, T. B. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: estado atual e tendências. Estudos Avançados, v. 35, p. 85-94, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/wXBdv8yHBV9xHz8qG5RCgZd/?lang=pt&format=html. Acesso em: 5 maio 2023.
Sobre os principais tipos de Aprendizado de Máquina, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Aprendizado Automático, Aprendizado Reforçado e Aprendizado Forte.
Aprendizado Não Supervisionado, Aprendizado Forte e Aprendizado Superinteligente.
Aprendizado Supervisionado, Aprendizado Não Supervisionado e Aprendizado por Reforço.
Aprendizado Profundo, Aprendizado Não Supervisionado e Aprendizado de Máquina Focada.
Aprendizado Supervisionado, Aprendizado Não Supervisionado e Aprendizado de Máquina Superinteligente.
QUESTÃO 23
De acordo com Ricardo Antunes (2018), indústrias 4.0 levarão à escravidão digital.
Fonte: https://portal.trt3.jus.br/internet/conheca-o-trt/comunicacao/noticias-juridicas/ricardo-antunesindustrias-4-0-levarao-a-escravidao-digital. Acesso em: 15 maio 2023.
Sobre o tema no contexto apresentado pelo autor, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O trabalho on-line surge para romper a separação entre o tempo de vida no trabalho e o tempo de vida fora dele.
O uso de ferramentas digitais no trabalho é prejudicial aos seres humanos.
O modo de trabalho contemporâneo é mais prejudicial do que àquele praticado no Brasil Colônia.
O trabalho on-line surge para erradicar o trabalho em condição análoga à de escravo no Brasil.
O trabalho on-line surge para fortalecer a separação entre o tempo de vida no trabalho e o tempo de vida fora dele, evitando a prática da escravidão digital.
QUESTÃO 24
Leia o trecho do artigo Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino, de Vicari (2021): “No seu início, a Inteligência Artificial (IA) invadiu a Filosofia, a Matemática (Lógica) e a Linguagem, importando ideias sem uma interação de mão dupla com essas disciplinas. Hoje em dia, a multidisciplinaridade cedeu lugar à interdisciplinaridade (Ciência Cognitiva) (KOTSERUBA; TSOTSOS, 2018), levando a IA a conversar com as neurociências para poder ler o cérebro (de forma geral, esses estudos são baseados em Ressonância Magnética Funcional por Imagem fMRI ). Essa conversa entre áreas permitiu a Aprendizagem Profunda (Deep Learning) com alguns êxitos. Entretanto, depois de se atingir um alvo, é desejável que se vá além, usando a criatividade e a imaginação para inovar ainda mais” (VICARI, 2021, p. 73).
Fonte: VICARI, R. M. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino. Estudos Avançados, v. 35, p. 73-84, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VqyZbNzYfnCJ8s8Psft4jZf/?format=html. Acesso em: 5 maio 2023.
Qual a principal tecnologia que permitiu os maiores avanços atuais da IA em sistemas de aprendizagem, e é treinada com muitos dados, com mecanismos de representação do conhecimento e raciocínio baseados nas Redes Neurais e nos modelos estatísticos?
Modelos Híbridos.
Algoritmos Genéticos.
Redes Probabilísticas.
Arquitetura Agent-Zero.
Aprendizagem de Máquina (Machine Learning – ML)