QUESTÃO 17
“A luta pela erradicação do trabalho escravo e forçado supõe a articulação de ações em diversas frentes, incluindo uma legislação clara contra esta prática, planos de ação que envolvam os governos, organizações sindicais e de empregadores, assim como outros parceiros sociais, a aplicação rigorosa das leis, o aumento do conhecimento sobre o tema e da conscientização da sociedade, assim como a elaboração e disponibilização de materiais para a sensibilização e o treinamento dos diversos agentes que devem ser mobilizados para a consecução desse objetivo global” (SAKAMOTO, 2006, p. 5).
Fonte: SAKAMOTO, Leonardo. Trabalho escravo no Brasil do século XXI. International Labour Office, 2006.
Sobre o Plano Nacional de Erradicação ao Trabalho Escravo no Brasil, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Trata-se de um instrumento internacional, não sendo aplicado no Brasil.
Trata-se de um instrumento sem qualquer aplicação no Brasil.
Trata-se de um plano, não tendo força obrigatória alguma.
Trata-se de um plano revogado (extinto) pelo Poder Legislativo brasileiro.
Trata-se de um importante instrumento de combate à escravidão contemporânea no Brasil.
QUESTÃO 18
Com base nos materiais disponibilizados e na palestra proferida, qual é o conceito que “foi formalizado em 1999 pela Organização Internacional do Trabalho e pode ser definido como ‘trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna, sendo considerado fundamental para a superação da pobreza, redução das desigualdades sociais, garantia da governabilidade democrática e desenvolvimento sustentável'”?
Fonte: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/trabalho-decente-e-crescimento-economico/. Acesso em: 10 maio 2023.
Assinale a alternativa correspondente ao conceito anteriormente exposto:
Trata-se do conceito de trabalho decente.
Trata-se do conceito de trabalho análogo ao de escravo.
Trata-se do conceito referente à sigla OIT.
Trata-se do conceito de trabalho forçado.
Trata-se do conceito de trabalho escravo.
QUESTÃO 19
“No seu início, a Inteligência Artificial (IA) invadiu a Filosofia, a Matemática (Lógica) e a Linguagem, importando ideias sem uma interação de mão dupla com essas disciplinas. Hoje em dia, a multidisciplinaridade cedeu lugar à interdisciplinaridade (Ciência Cognitiva), levando a IA a conversar com as neurociências para poder ler o cérebro (de forma geral, esses estudos são baseados em Ressonância Magnética Funcional por Imagem fMRI ). Essa conversa entre áreas permitiu a Aprendizagem Profunda (Deep Learning) com alguns êxitos. Entretanto, depois de se atingir um alvo, é desejável que se vá além, usando a criatividade e a imaginação para inovar ainda mais” (VICARI, 2021, p. 79).
Fonte: VICARI, R. M. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino. Estudos Avançados, v. 35, p. 73-84, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VqyZbNzYfnCJ8s8Psft4jZf/?format=html. Acesso em: 5 maio 2023.
Qual era o sentido predominante da interdisciplinaridade entre a IA e outras disciplinas no início (1956)?
A interdisciplinaridade era inexistente no início da IA.
A interdisciplinaridade tinha um sentido colaborativo, em que todas as disciplinas envolvidas ganhavam.
A interdisciplinaridade tinha um sentido competitivo, em que havia sempre uma disciplina que ganhava.
A interdisciplinaridade tinha um sentido subordinado, em que a IA era sempre a disciplina que se submetia às outras.
A interdisciplinaridade tinha um sentido isolado, em que a IA buscava conhecimento apenas em si mesma.
QUESTÃO 20
Na pesquisa de Gontijo e Gomes (2019, p. 314), o objetivo principal foi realizar um mapeamento da utilização de algoritmos de Aprendizado de Máquina nas Humanidades Digitais. De forma específica, pretendeu-se identificar quantitativos de trabalhos que utilizam algoritmos, modelos e técnicas de Aprendizado de Máquina utilizados nas Humanidades Digitais. Realizando uma busca nas bases de dados Google Acadêmico e Periódicos Capes com os termos (strings de busca) “Digital Humanities” AND “Machine Learning”, é retornado como resultado, respectivamente, 5.350 e 570 trabalhos científicos tratando do tema.
Fonte: GONTIJO, J. V.; GOMES, A. K. Algoritmos de Aprendizado de Máquina nas Humanidades Digitais: um mapeamento suporte para revisão de literatura. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERIGO), 7., 2019, Goiânia. Anais . . . . Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 313–322.
De acordo com os materiais disponibilizados, a palestra IA: “IA, te seduz ou te assusta” e com a pesquisa citada, os algoritmos, os modelos e as técnicas de AM mais utilizados nas Humanidades Digitais para estudos de predição são:
ALTERNATIVAS
Regras de Classificação.
Redes Neurais.
Random Forest.
Regras de Associação.
Máquina de Suporte Vetorial.
QUESTÃO 21
“Além de fiscalização e punição dos empregadores, o acesso à informação e o reconhecimento de direitos por parte dos trabalhadores são fundamentais neste combate. E isso passa por uma educação de qualidade sem deixar #Nem1PraTrás”.
Fonte: https://www.futura.org.br/a-educacao-e-a-principal-politica-de-prevencao-ao-trabalho-escravo/. Acesso em: 15 maio 2023.
Sobre as medidas de prevenção à escravidão contemporânea ou ao trabalho em condição análoga à de escravo, analise as afirmativas a seguir:
- As ações preventivas requerem, entre outras ações, políticas públicas eficazes de caráter educativo e informacional às pessoas em geral.
- As ações preventivas requerem políticas públicas eficazes de caráter educativo e informacional tão somente voltada aos empresários.
III. As ações preventivas de caráter educativo e informacional são suficientemente capazes de exterminar o trabalho escravo contemporâneo no Brasil.
- As ações preventivas são inúteis ao combate ao trabalho em condição análoga à de escravo no Brasil, devendo o Estado investir tão somente em medidas punitivas.
- As ações preventivas são desnecessárias no Brasil, visto que a escravidão contemporânea foi exterminada, não fazendo mais parte da realidade brasileira.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 22
No artigo Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: estado atual e tendências, de Ludermir (2021), a autora explica que problemas que não possuem soluções algorítmicas conhecidas, que são muito complexos ou que envolvem uma quantidade muito grande de dados, são candidatos naturais para o uso de técnicas de aprendizado de máquina.
Fonte: LUDERMIR, T. B. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: estado atual e tendências. Estudos Avançados, v. 35, p. 85-94, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/wXBdv8yHBV9xHz8qG5RCgZd/?lang=pt&format=html. Acesso em: 5 maio 2023.
Sobre os principais tipos de Aprendizado de Máquina, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Aprendizado Automático, Aprendizado Reforçado e Aprendizado Forte.
Aprendizado Não Supervisionado, Aprendizado Forte e Aprendizado Superinteligente.
Aprendizado Supervisionado, Aprendizado Não Supervisionado e Aprendizado por Reforço.
Aprendizado Profundo, Aprendizado Não Supervisionado e Aprendizado de Máquina Focada.
Aprendizado Supervisionado, Aprendizado Não Supervisionado e Aprendizado de Máquina Superinteligente.
QUESTÃO 23
De acordo com Ricardo Antunes (2018), indústrias 4.0 levarão à escravidão digital.
Fonte: https://portal.trt3.jus.br/internet/conheca-o-trt/comunicacao/noticias-juridicas/ricardo-antunesindustrias-4-0-levarao-a-escravidao-digital. Acesso em: 15 maio 2023.
Sobre o tema no contexto apresentado pelo autor, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O trabalho on-line surge para romper a separação entre o tempo de vida no trabalho e o tempo de vida fora dele.
O uso de ferramentas digitais no trabalho é prejudicial aos seres humanos.
O modo de trabalho contemporâneo é mais prejudicial do que àquele praticado no Brasil Colônia.
O trabalho on-line surge para erradicar o trabalho em condição análoga à de escravo no Brasil.
O trabalho on-line surge para fortalecer a separação entre o tempo de vida no trabalho e o tempo de vida fora dele, evitando a prática da escravidão digital.
QUESTÃO 24
Leia o trecho do artigo Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino, de Vicari (2021): “No seu início, a Inteligência Artificial (IA) invadiu a Filosofia, a Matemática (Lógica) e a Linguagem, importando ideias sem uma interação de mão dupla com essas disciplinas. Hoje em dia, a multidisciplinaridade cedeu lugar à interdisciplinaridade (Ciência Cognitiva) (KOTSERUBA; TSOTSOS, 2018), levando a IA a conversar com as neurociências para poder ler o cérebro (de forma geral, esses estudos são baseados em Ressonância Magnética Funcional por Imagem fMRI ). Essa conversa entre áreas permitiu a Aprendizagem Profunda (Deep Learning) com alguns êxitos. Entretanto, depois de se atingir um alvo, é desejável que se vá além, usando a criatividade e a imaginação para inovar ainda mais” (VICARI, 2021, p. 73).
Fonte: VICARI, R. M. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino. Estudos Avançados, v. 35, p. 73-84, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VqyZbNzYfnCJ8s8Psft4jZf/?format=html. Acesso em: 5 maio 2023.
Qual a principal tecnologia que permitiu os maiores avanços atuais da IA em sistemas de aprendizagem, e é treinada com muitos dados, com mecanismos de representação do conhecimento e raciocínio baseados nas Redes Neurais e nos modelos estatísticos?
Modelos Híbridos.
Algoritmos Genéticos.
Redes Probabilísticas.
Arquitetura Agent-Zero.
Aprendizagem de Máquina (Machine Learning – ML)