QUESTÃO 7
Os Três Poderes estão presentes na administração do Estado brasileiro. A tripartição do poder no Brasil foi estabelecida pela Constituição Federal de 1988. Os poderes são: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. A teoria dos Três Poderes tem origem na Antiguidade, com Aristóteles estabelecendo essa divisão, mas sua consolidação se deu por meio de autores iluministas como John Locke e Montesquieu. A tripartição do poder foi criada com o objetivo de impedir a concentração de poder e impossibilitar que o governo de uma só pessoa se transformasse em uma tirania. No Brasil, a adoção desse modelo tem exatamente essa função, sendo que cada um dos poderes deve atuar de maneira independente, cada um fiscalizando o outro para evitar que eles excedam seus limites.
BRASIL ESCOLA. Três Poderes. UOL. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/politica/tres-poderes.htm. Acesso em: 03 mar. 2023. (adaptado)
A partir da leitura do excerto acima e dos estudos sobre “Política”, assinale a opção correta.
Alternativas
O sistema denominado de freios e contrapesos permite que o Poder Legislativo esteja subordinado ao Poder Executivo.
Montesquieu (1689-1755) defendia a tese de separar as atribuições do poder em duas funções, desconsiderando o Poder Judiciário.
O Legislativo atua principalmente no julgamento de disputas entre os indivíduos, mediante a aplicação das leis elaboradas por esse poder.
É primordial ao Poder Judiciário desenvolver estruturas para organizar o serviço público, bem como arrecadar o dinheiro proveniente de impostos.
Apesar da divisão de poderes ser uma discussão ainda não superada, a realidade é que o Legislativo, o Judiciário e o Executivo fundamentam o sistema político brasileiro.
QUESTÃO 8
A divisão do poder é um conceito geral do Direito Constitucional, um campo do conhecimento destinado a estudar e desenvolver teorias voltadas às constituições dos países, aprimorando cada vez mais estas que são os princípios gerais de cada Estado. Como dito, os Estados são personalidades jurídicas e a lei que dá a “cara do Estado” é a constituição.
VALENCIANO, Tiago. Formação Sociocultural e Ética I: Política. Unicesumar, 2023.
A partir do estudo da Unidade 1, do Livro Digital, analise as afirmações a seguir e assinale a opção correta.
Alternativas
A divisão tripartida é uma mera convenção legal, pois, na prática, os poderes precisam interferir nas ações uns dos outros.
A divisão em três poderes foi proposta pelos primeiros governos democráticos que foram eleitos no Brasil, após a década de 1990.
Uma das atribuições do poder executivo é o de arrecadar dinheiro a partir de impostos, intervir nos assuntos do Estado e na organização do serviço público.
O poder legislativo, conforme o próprio nome sugere, tem o intuito de revisar as normas jurídicas, pois seu foco está na ampla garantia de justiça para todos os cidadãos.
A divisão tripartida é falha, pois ela não dá conta de pensar, por exemplo, no sistema político brasileiro em um nível municipal, uma vez que o seu foco está nas questões estaduais.
QUESTÃO 9
Leia o texto.
VIEGAS, Brenda. Medium. Disponível em: http://medium.com/@brendaviegas/comunica%C3%A7%C3%A3o-assertiva-b6cbf27813e3. Acesso em: 02 mar. 2023.
Com base na imagem apresentada e no estudo da Unidade 3, do Livro Digital, avalie as afirmações a seguir.
I. A imagem demonstra que houve mensagem, um remetente e um destinatário promovendo sucesso no ato comunicacional, pois obtiveram êxito na compreensão da mensagem.
II. A comunicação ocorre efetivamente quando remetente e destinatário conhecem o mesmo código. Dessa forma, fica evidente que as duas personagens possuem línguas maternas diferentes.
III. A imagem vai de encontro com a afirmação de Martelotta (2008, p. 33), a qual diz “a comunicação é uma atividade essencialmente cooperativa. É fundamental, portanto, algum tipo de interesse comum que crie uma conexão psicológica entre os participantes sem a qual a comunicação seria prejudicada”.
É correto o que se afirma em
Alternativas
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
QUESTÃO 10
Acerca dos temas de interesse social, o multiculturalismo nos coloca o desafio de considerar a multiplicidade de aspectos conformadores das identidades individuais para pensarmos, de modo coletivo, sobre a prática ética e os direitos democráticos por meio da cidadania em nível global: trata-se dos direitos humanos, que constituem as liberdades civis e políticas dos indivíduos ao redor de todo o mundo.
GIMENES, Éder Rodrigo. Interesse Social: Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2023. (adaptado)
A partir da leitura na íntegra do texto abordado no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em 1948 foi assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), essa declaração trouxe consigo o princípio de que todos nascem livres em igualdade, dignidade, direitos e devem permanecer iguais perante a lei.
PORQUE
II. Grande parte dos objetivos da DUDH, por tratar dos direitos que constituem as liberdades dos indivíduos, exerceu grande influência na evolução de direitos assegurados que garantem maior qualidade de vida à população, principalmente das minorias.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.