QUESTÃO 9
“O Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, fez há alguns anos um vigoroso apelo aos cientistas para que agissem contra a desigualdade técnico-científica. Ele apontou que […] cerca de 95% da nova ciência é criada nos países que abrigam somente um quinto da população mundial. Grande parte dessa ciência no âmbito da saúde, por exemplo, negligencia os problemas que afligem a maioria da população mundial. A distribuição desigual da atividade científica gera sérios problemas não só para a comunidade científica dos países em desenvolvimento, mas para o próprio desenvolvimento. Ela acelera a disparidade entre países avançados e em desenvolvimento, criando dificuldades sociais e econômicas no plano nacional e internacional. A ideia de dois mundos científicos é um anátema ao espírito científico. A mudança desse cenário e a extensão dos benefícios da ciência a todos exigirão o empenho dos cientistas e das instituições científicas em todo o mundo”.
Fonte: TILLY, C. O acesso desigual ao conhecimento científico. Dossiê – Sociologia da Desigualdade, v. 18, n. 2, p. 47-63, 2006. Disponível em: https://bit.ly/41WLnRq. Acesso em: 26 abr. 2023.
Com base no discurso de Kofi Annan, avalie as afirmativas que correspondem à relação entre financiamento, desenvolvimento da ciência e o acesso a seus resultados:
I. A desigualdade em relação à pesquisa implica que os países em desenvolvimento se tornam cada vez dependentes dos países centrais, o que diminui a competitividade da indústria nacional.
II. Os benefícios gerados pelo desenvolvimento científico-tecnológico são aproveitados por uma pequena parcela da humanidade em detrimento do restante da população, ampliando as disparidades regionais e internacionais.
III. A pesquisa e a inovação são caras e implicam em financiamento, dessa forma, os países mais ricos investem maciçamente em pesquisa, pois seus governos sabem do poder competitivo do conhecimento na economia global.
IV. O mundo está todo conectado, globalizado, mas isso não significa que todos os países estejam em situação de igualdade, uma vez que países em desenvolvimento não conseguem produzir nenhum tipo de ciência devido à escassez de recursos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.