Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe à educação, a falta de interesse dos alunos pelos conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia, entre tantos outros. Uma alternativa para esta situação é incorporar jogos às estratégias didáticas utilizadas para ensinar os objetos do conhecimento e as habilidades explicitadas na BNCC para o Ensino de Geografia.
Leia a reportagem “Professor usa jogo de cartas para ensinar conceitos de geografia” disponibilizada no link:
Sendo assim, propondo e valorizando jogos, o professor estará promovendo o desenvolvimento sócio-afetivo, motor e cognitivo dos alunos.
Do ponto de vista sócio-afetivo:
- o jogo dá oportunidade ao aluno de sair do egocentrismo, para adotar o ponto de vista do outro e poder prever suas reações;
- o jogo permite que o aluno viva, num ou noutro momento, a posição de líder, graças à riqueza da rede de comunicações que cria;
- o jogo propicia uma ampliação dos contatos sociais com outros adolescentes, uma vez que os parceiros de jogo são escolhidos em relação aos interesses comuns pelos jogos, e não mais em função de suas ligações afetivas;
Do ponto de vista cognitivo:
- Pela ação e reflexão conjugadas, o jogo permite a elaboração de certas estruturas, ou seja: domínio operatório: (classificação, ordenação, busca de várias relações); estruturação de tempo e espaço; elementos de lógica através da resolução de problema (busca de estratégias para vencer o jogo).
- Expressão e comunicação através da necessidade, essencial ao jogo, de explicar uma regra, comentar ou contestar uma fase do jogo.
- Desenvolvimento da capacidade de observação à sua volta pela comparação de semelhanças e diferenças.
Do ponto de vista motor:
- o jogo permite que o aluno avalie sua competência motora e seja motivada a se ultrapassar pelo autodesafio;
- o jogo fornece ao adolescente ocasiões para aperfeiçoar sua habilidade de criar e construir.
Assim, para este MAPA, você criará um jogo que envolva o conceito de espaço e/ou seus subconceitos: paisagem, lugar, região, território, etc, pode se basear em uma ideia que já existe. Por exemplo, produzir um jogo da memória de paisagens brasileiras.
Ao produzir seu jogo, considere:
- Titulo do jogo;
- Que conteúdos podem envolver este jogo?
- Quais as finalidades deste jogo?
- A que ano/série se destina?
- Desenvolvimento/Estratégias – regras do jogo;
- Aplicação pedagógica: é possível desenvolver atividades pedagógicas a partir do jogo, explique?
- Registre estas informações no formulário mapa disponibilizado no material da disciplina e acrescente uma fotografia de seu jogo, conforme solicitado.