1. No campo da intervenção profissional, estudos revelaram que casos de Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes se tornam de difícil caracterização, como apontado por estudos realizados em equipamentos de atendimentos considerados estratégicos pelas políticas de enfrentamento, tais como os CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, e os Conselhos Tutelares. Ver conteúdo
1- O fato de não ser obrigatório o voto para eleger um Conselheiro Tutelar. 2- De que forma os Conselheiros tutelares devem atuar. 3- A importância da participação da sociedade na proteção e garantia dos direitos da criança e dos adolescentes. Seu texto deve ser escrito em até 25 linhas. Responda na própria caixa de texto da atividade 01. Ver conteúdo
c) Qual foi o aspecto mais positivo e qual foi o mais negativo identificado por você a partir da fala do seu entrevistado? O que você, enquanto profissional, pode fazer para potencializar o que é positivo e minimizar o que é negativo? Ver conteúdo
a) A visão do entrevistado sobre “ser homem” corresponde à sua visão pessoal e profissional? b) Como a inserção em determinados grupos sociais interfere na construção desta visão de masculinidade? Fundamente sua resposta teoricamente realizando citações. Ver conteúdo
3) Quando estiver com todas as informações, transcreva as respostas obtidas no formulário padrão. 4) A partir das respostas do entrevistado e do que estudou no livro, textos complementares e das aulas, você deverá responder às seguintes questões uma a uma, respeitando o limite total de 25 linhas: Ver conteúdo
2) Inicie a entrevista perguntando “o que é ser homem” para ele. Pergunte como um homem deveria e não deveria se comportar. Ver conteúdo
1) Caracterize a pessoa escolhida quanto à idade, local de nascimento e no qual viveu a maior parte da vida, composição familiar (com quem mora atualmente) e principais grupos sociais que ele considera importantes (exemplo: igreja, futebol do final de semana, profissional etc.). Ver conteúdo
Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Lei nº 8069/1990), que dispõe sobre as medidas socioeducativas, e tudo o que estudamos na disciplina, redija um texto de 5 a 15 linhas definindo “ato infracional”. Ver conteúdo
a) Descreva como transcorre a maturação do sistema nervoso. b) Explique, de modo sucinto, como pode ocorrer a neuroplasticidade. c) Cite quais são os elementos fundamentais para o ensino-aprendizado de uma criança. d) Descreva como se processa a formação de memórias de longa duração e quais são as regiões cerebrais envolvidas. e) Explique como o humor auxilia a aprendizagem. Ver conteúdo
Fundamentado no seu estudo sobre esse tema, para a elaboração desta atividade você deverá descrever a organização do sistema nervoso baseado na divisão anatômica e divisão funcional. Seu texto deve ter aproximadamente 10 linhas. Ver conteúdo
Diante dessa situação hipotética, solicitamos que você elabore um texto (de no mínimo 15 e no máximo 40 linhas) com os seguintes itens: Ver conteúdo
Diante do exposto e considerando o papel do psicopedagogo institucional, elabore um texto de no mínimo 10 e no máximo 20 linhas, discutindo como suas intervenções podem promover não apenas a resolução de dificuldades de aprendizagem, mas também contribuir para o desenvolvimento de um ambiente escolar mais inclusivo e para o fortalecimento da relação entre alunos, professores e famílias. Ver conteúdo
b) Cite e descreva os oito elementos que envolve o posicionamento da marca c) Explique a diferença entre os pontos de Paridade e Diferença, para a estratégia de comunicação de uma marca. Ver conteúdo
b) Descreva os cinco pontos em que a tecnologia digital pode revolucionar a forma como os profissionais de marketing exercem suas atividades. Ver conteúdo
a) Os autores do seu livro didático trazem a visão de Giacometti (2020) sobre o marketing digital. Baseando-se nessa visão, descreva qual é o grande benefício do marketing digital. Ver conteúdo
3- Construa um breve texto sobre a história e a localização da Região Metropolitana de Maringá (RMM). Anexe também uma imagem dessa região, mostrando as cidades que fazem parte dela, e diga de qual lugar você tirou a imagem. Ver conteúdo
2- Explique o contexto histórico de formalização na legislação brasileira sobre planejamento e desenvolvimento regional das primeiras Regiões Metropolitanas. (Você também pode consultar o Livro Didático, Unidade 5, para ver mais detalhes sobre esse processo). Sua resposta deve ter entre 5 e 8 linhas. Ver conteúdo
1- Com suas próprias palavras e explicando como esses conceitos surgiram na história, defina o que é: a) metrópole; b) região metropolitana; c) metropolização. (Você pode consultar o Livro Didático, Unidade 5, para revisar esses conceitos). Sua resposta deve ter entre 2 e 4 linhas. Ver conteúdo
Para responder a Atividade de Estudo 1, com base no contexto apresentado e ainda no livro da disciplina, você deverá relacionar os fatos entre a indústria e a produção em larga escala que impactaram a vida e na formação das cidades. Vamos explorar como essa revolução tecnológica afetou a sociedade e as cidades. (Sua resposta deverá conter de 5 a 10 linhas). Ver conteúdo
Você só precisa escrever o texto, usando o que você aprendeu na disciplina Unidade V do livro didático sobre a participação e a construção de políticas públicas. (Seu texto deverá ser de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas). Ver conteúdo
Com base no contexto apresentado e nos seus conhecimentos adquiridos no livro didático da disciplina Unidade III, desenvolva um pequeno texto de 15 a 25 linhas sobre o tema “A Importância do Controle Social”. No seu texto você deverá abordar os seguintes tópicos: – De que forma os instrumentos de participação social contribuem para o aprimoramento da transparência? – Quais medidas possíveis para o fortalecimento do controle social no Brasil? – Cite ao menos 1 exemplo. Ver conteúdo
1. Construa a tabela do financiamento por meio do Sistema Price de Amortização. 2. Construa a tabela do financiamento por meio do Sistema de Amortização Constante (SAC). 3. Caso a Benstec peça a sua opinião, qual tabela você indicaria (SAC ou Price) para a realização do financiamento? Justifique a sua resposta. Ver conteúdo
Conforme o exposto, João está em dúvida de qual investimento escolher. Para ajuda-lo, calcule o valor líquido que ele resgatará caso invista R$ 70.000,00 (setenta mil reais) na Letra de Crédito Imobiliário (LCI) ou na Letra de Câmbio (LC). Após calcular o resgate líquido para cada um dos investimentos, descreva em qual investimento João deveria aplicar o seu dinheiro. Justifique a sua reposta. Ver conteúdo
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE – Situação Problema Imagine que você é um gestor público na area da saúde e precisa se comunicar com diversos setores da administração pública, relacionando a Atenção Primária com a Atenção Especializada na rede de Saúde do municipio. Para isso, seu diretor solicitou que fizesse uma apresentação rápida através de um MAPA MENTAL. Ver conteúdo
O texto acima menciona um dos princípios doutrinários do SUS: a integralidade. Nesta atividade, você deverá elaborar um texto explicativo que apresente o conceito de integralidade sob a perspectiva do SUS. Além disso, cite uma situação hipotética ou já vivenciada por você que sirva como exemplo da aplicação do princípio da integralidade no cotidiano dos serviços prestados pelo SUS à população. Seu texto deverá conter entre 10 a 15 linhas. Ver conteúdo
ATIVIDADE / AVALIAÇÃO: Imagine que você está inserido dentro do Conselho Regional de Medicina, como funcionário responsável por tratar sobre os assuntos éticos, e precisa analisar a situação ocorrida com as médicas do hospital no Amazonas. A presidenta do CRM instalou uma sindicância para analisar o caso e atribui a você todos os poderes para decidir qual será a posição final do conselho com relação a este ato. Ver conteúdo
1. De acordo com o que você aprendeu em nossa disciplina e com base no artigo proposto, descreva quais as principais diferenças e semelhanças entre o conceito de ética e moral e aplique esta diferença no âmbito hospitalar. Sua resposta deverá conter entre 5 e 15 linhas. Ver conteúdo
b) Classificação da significância do aspecto ambiental: Após a identificação de cada aspecto ambiental é realizada a classificação da significância desse aspecto, levando em consideração a seguinte fórmula: Significância = [(F x G) + (P x G)] + C + S + T + I + RL Em que: F: frequência; G é a gravidade; P é a probabilidade; C é a classe; S é a situação operacional; T é a temporalidade; I é a incidência; e RL é o requisito legal ou outro requisito. Ver conteúdo