a) Uma foto do processo de confecção da boca lúdica; b) Uma foto da boca lúdica gigante sozinha pronta; c) Uma foto de você segurando a boca lúdica. Ver conteúdo
Orientações: Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas. Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade. Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração da resposta, portanto, atente-se a necessidade de apresentar citações diretas e/ou indiretas e as referências utilizadas. Ver conteúdo
f. Atividade para os alunos do 5º ano: procurar na internet ou em livros uma dinâmica de grupo que trabalhe o respeito à diversidade. No formulário padrão, você deverá colocar o título da dinâmica de grupo, o objetivo, descrevê-la colocando o seu desenvolvimento e os recursos materiais, se necessário. É obrigatório que descreva a atividade com as suas palavras, pois a cópia literal será considerada plágio. Ver conteúdo
e. Atividade direcionada aos professores: elaborar um Informativo, com auxílio da ferramenta gratuita do canva.com, com duas páginas. Na primeira deve constar: definição de Bullying e seus tipos (explicar cada um); e na segunda: os tipos de vítimas e suas características, os tipos de agressores e suas características. Ver conteúdo
2ª etapa: Metodologia (como será realizado): elaborar duas atividades, uma para os professores e uma para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, conforme especificado a seguir: Ver conteúdo
1ª etapa: a. Título do projeto b. Justificativa (o porquê do projeto) c. Objetivo geral (o que se quer alcançar ao final do projeto) d. Objetivos específicos (como fará para alcançar o objetivo geral): um para cada atividad Ver conteúdo
3) Explique as contribuições de Vygotsky e Piaget para o entendimento da brincadeira como ferramenta para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. Ver conteúdo
2) Em uma atividade teatral, o professor propõe que todos os alunos vivenciem diferentes papéis: de vilão, mocinho, vingativo, agressor, submisso, ditador, sossegado, agitado, entre outros. Ao final da atividade, pergunta sobre como foi a experiência. Identifique qual elemento das relações humanas este tipo de experiência pode desenvolver nos alunos. Ver conteúdo
1) Uma professora do primeiro ano propõe uma brincadeira de telefone sem fio: as crianças formam uma fila e a professora fala uma informação no ouvido do primeiro da fila. Este deverá repetir a frase no ouvido do próximo da fila e assim sucessivamente, até o último da fila, que deverá falar em voz alta a informação que chegou até ele. Observação: cada criança deve falar uma única vez. Que elemento das relações humanas pode ser trabalhado nesta atividade? Qual a sua importância? Justifique sua resposta. Ver conteúdo
Etapa 3: você deverá realizar uma apresentação do e-book desenvolvido com um grupo de, pelo menos, três pessoas. Esse grupo pode incluir estudantes reais, funcionários do polo ou membros da sua família. Como parte desse processo, é essencial comprovar a aplicação da atividade por meio de fotografias ou prints de telas; enfim, registros que evidenciam a interação das pessoas com o seu recurso. Ver conteúdo
Etapa 2: como futuro professor, você deve escolher um (01) conteúdo da sua disciplina de formação e produzir um e-book utilizando uma ferramenta digital (sugestão: Canva ou Book Creator), destinado aos alunos da educação básica, contendo de 8 a 12 páginas. Ver conteúdo
c) Considerando as limitações e possibilidades do ensino remoto, quais estratégias você adotaria para apresentar e discutir os trabalhos criados pelos alunos, promovendo um ambiente de feedback construtivo e aprendizado colaborativo? Ver conteúdo
b) De que maneira a tecnologia pode ser empregada para que os alunos não apenas consumam conteúdos, mas também criem e compartilhem suas próprias interpretações? Ver conteúdo
a) Como você pode utilizar plataformas digitais, como o Canva e o Book Creator, para superar desafios do ensino remoto e promover uma aprendizagem mais interativa e envolvente? Ver conteúdo
b) Quais objetivos devemos estabelecer e como estimular o pensamento crítico? c) Como implementar e avaliar o projeto de maneira eficaz? Ver conteúdo
a) Como podemos definir o público-alvo e escolher o conteúdo e ferramentas digitais adequadas? Ver conteúdo
9. Cronograma – Opcional; 10. Referências – (pelo menos duas referências de acordo com as normas ABNT). Ver conteúdo
8. Metodologia: a metodologia em um projeto de ensino é a parte onde o proponente (você, acadêmico de PED), irá descrever tudo o que será feito, como será feito e desenvolvido o projeto. Para tanto, descreva a forma como você irá aplicar o que foi proposto nos objetivos gerais e específicos. Ver conteúdo
1.Título/tema; 2. Recurso (tipo do texto que utilizará: história narrativa, notícia, jornal, poesia, imagem…); 3. Turma/série que aplicará o projeto; 4. Palavras-chave (pelo menos 3 palavras); 5. Justificativa (neste item você deve descrever a importância, relevância deste projeto); 6. Um objetivo geral; 7. Três objetivos específicos: ressalto que os objetivos devem ser iniciados por um verbo no infiniti; Ver conteúdo
Considerando a importância de mais clareza sobre isso, proponho para essa atividade dissertativa que você faça a leitura do artigo, disponibilizado na sala do café, Literatura infantil no Brasil: a questão nacional, de André Dela Vale, e, a partir disso, elabore uma resenha a respeito da temática levantada. Ver conteúdo
3ª. ETAPA: Faça um texto dissertativo explicando a importância do lúdico para o processo de letramento dentro do espaço escolar. O texto deve ter no mínimo 10 e máximo 20 linhas, não precisa título. Use como fonte de pesquisa o seguinte artigo: Ver conteúdo
2ª. ETAPA: Após criar o jogo manualmente, você deve registrar no Formulário: 1ª. Dentro do Formulário, no local indicado, colocar as perguntas, alternativas, resposta correta e explicação da resposta no formulário; Ver conteúdo
1ª. ETAPA: Crie um jogo manualmente (utilize cartolinas, sulfite, papelão, etc.), que explore a diferença existente nas palavras entre o número de grafemas e fonemas. Use como base um jogo de quiz (perguntas e respostas), onde deve haver, no Ver conteúdo
Partindo dessa reflexão, você deve fazer um texto dissertativo com o seguinte título: A importância dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Lembre-se: o texto deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas. Utilize linguagem acadêmica, isto é, língua formal adequada. Boa atividade! Ver conteúdo
4) A partir da estratégia de inbound criada, descreva a jornada de compra na livraria, detalhando cada uma das etapas. Não esqueça que para uma estratégia omnicanal, você deverá utilizar canais físicos e digitais. Ver conteúdo
2) Crie uma persona para a qual as estratégias mercadológicas serão desenvolvidas. 3) Com base na imagem a seguir, crie uma ação de inbound marketing para cada etapa do funil de vendas. Ver conteúdo
1) Contextualize sobre o mercado de livraria utilizando dados e informações de sites e portais sobre marketing e mercado. Ver conteúdo
Para isso, você deverá citar pelo menos 4 etapas da jornada de compra, desde a descoberta da necessidade de compra do produto, até a efetivação da compra e entrega final. Após a descrição, você deverá justificar a jornada que escolheu, com base na melhor experiência para Paulo. Ver conteúdo
3) Por fim, analise as características físicas da personagem social da marca e diga se você as considera coerentes com a brand persona ou não, levando em consideração as características do arquétipo dominante que você indicou no item 2. Explique sua resposta. Ver conteúdo
2) Agora, diga qual arquétipo de personalidade predomina na brand persona escolhida, apresentando argumentos e exemplos que justifiquem sua resposta. Ver conteúdo