CASE Silvia, é controller de um restaurante chamado Restaurante Coma Bem Ltda e, que tem duas sócias, as quais analisam frequentemente os relatórios contábeis e financeiros da empresa, para conferir a prestação de contas dos relatórios elaborados pela controller. No mês de março de 20×1, uma das sócias percebeu que os gastos com compras de matéria-prima (alimentos), aumentaram muito em relação a períodos anteriores. Desta forma, as duas sócias solicitaram para a Silvia averiguar as causas que podem ter influenciado esse aumento repentino. Considerando que o restaurante vende mais de 500 refeições diariamente, Silvia precisa de um profissional na organização que possa auxiliar na verificação dessa variação tão elevada. Optou-se em realizar uma auditoria. Ver conteúdo
Além da Auditoria Contábil, existem outros tipos de Auditoria. Mas, que são conhecidas no âmbito da Contabilidade e de outras áreas do conhecimento. Sendo elas: Auditoria Interna (Auditoria Operacional), Auditoria Fiscal e Tributária, de Sistemas, de Compliance, Auditoria Ambiental, da Saúde, Auditoria Pública ou Governamental. É importante avaliar sobre a importância de aplicar algum desses tipos de Auditoria visto que podem ser auxiliares à Auditoria Contábil. Pois ao confirmar determinada informação dos relatórios contábeis, os gestores da empresa podem verificar a oportunidade em confirmar os saldos das contas de estoques para confirmar se todas as entradas e saídas de produtos estão de acordo com todas as normas contábeis e legislação tributária, leis ambientais para não agressão ao meio ambiente por descartes de matéria-prima, dentre outras. Ver conteúdo
Olá, aluno(a), Bem-vindo (a) a atividade de estudo 1 da disciplina de Auditoria Contábil. Nesta atividade, aplicaremos o conhecimento relativo a OUTROS TIPOS DE AUDITORIA. Já parou para pensar, no impacto que a Auditoria Contábil tem, no âmbito empresarial? Será que somente a Auditoria Contábil, é o suficiente para confirmar determinadas informações dos relatórios contábeis? Ver conteúdo
No contexto mencionado anteriormente, diversos princípios regem o treinamento físico esportivo, entre os quais destacam-se a individualidade, a variedade e a sobrecarga progressiva. Esses princípios, quando aplicados de forma integrada e sistemática, contribuem para a eficácia e segurança do treinamento esportivo. Considerando o estudo dos princípios e organização do treinamento, explique estes três princípios, mencionados anteriormente. Ver conteúdo
Com o objetivo de otimizar seu desempenho esportivo, ao longo do processo de treinamento, o atleta é submetido a diversos estímulos físicos, fisiológicos, psicológicos e comportamentais. Assim, os programas de treinamento devem ser meticulosamente estruturados e organizados, integrando conhecimentos científicos consolidados e as experiências práticas tanto do treinador quanto do próprio atleta. Ver conteúdo
Veja o caso abaixo: O indivíduo estava jogando basquetebol quando de repente se chocou fortemente com outra atleta, caiu e ficou imóvel no chão. A cabeça do indivíduo estava sangrando muito, estando assim com princípio de hemorragia exsanguinante. A pele dela estava pálida, as pupilas estavam dilatadas e o pulso estava fraco. Quando você perguntou para o indivíduo o que ele estava sentindo, ele relatou fortes dores de cabeça, tontura, dor no peito e muita sede. Elaborado pelo professor, 2022. Diante das informações acima, responda as questões: 1) A situação descrita se caracteriza como um caso de urgência ou um caso de emergência? Ver conteúdo
A área de urgência e emergência exige do profissional qualifi cação para oferecer os cuidados instantâneos e seguros à vítima, independentemente do seu estado. Nesse sentido, saber diferenciar os dois é o primeiro passo para compreender o planejamento do atendimento à vítima. Ver conteúdo
Considerando a Teoria da Autodeterminação abordada no livro da disciplina, desenvolva um texto dissertativo definindo e explicando como cada uma das formas de motivação (Amotivação, Motivação Extrínseca de Regulação Externa, Motivação Extrínseca de Regulação Introjetada, Motivação Extrínseca de Regulação Identificada, Motivação Extrínseca de Regulação Integrada, Motivação Intrínseca) podem influenciar a dedicação, a persistência e o desempenho de atletas no contexto esportivo. Utilize exemplos práticos, reais ou fictícios, para ilustrar cada forma de motivação. Ver conteúdo
A motivação desempenha um papel crucial na prática esportiva, influenciando o comprometimento, a persistência e o desempenho dos atletas. Dentre as teorias que abordam a motivação no contexto esportivo, destaca-se a Teoria da Autodeterminação, que explora diferentes formas de motivação, desde a amotivação até a motivação intrínseca. Compreender as diferentes regulamentações motivacionais é essencial para desenvolver estratégias eficazes na promoção da motivação dos praticantes esportivos. Ver conteúdo
Neste sentido, descreva quais são os 3 tipos de eventos esportivos. Descreva cada um deles, explicando suas principais características. Orientações: – Sua resposta deverá conter no mínimo 10 linhas e no máximo 15 linhas.- Evite cópias.- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo. Ver conteúdo
Os eventos podem ser classificados de acordo com o público que atingem e com os objetivos a que se propõem. De acordo com suas características e peculiaridades, os eventos podem ser classificados em diversos tipos. Na escola, essa realidade não é diferente. Existe a classificação de eventos esportivos e não esportivos. Ver conteúdo
Depois de conhecer os materiais de estudos, você deverá elaborar um texto dissertativo de, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas, apresentado seus entendimentos sobre os desafios e avanços na educação inclusiva das pessoas surdas no Brasil. Ver conteúdo
Leia o artigo “A Inclusão de Estudantes Surdos na Escola de Ensino Regular: desafios e estratégias para comunicação em sala de aula”. Ver conteúdo
O foco central da disciplina de Libras é a abordagem da inclusão dos surdos. Durante nossos estudos, destacamos a importância de considerar essa inclusão em múltiplos contextos sociais, incluindo educação, emprego, entretenimento, esportes e mais. Para enriquecer sua compreensão sobre esse tema, recomendamos que você assista ao vídeo e leia o artigo que selecionamos. Eles fornecerão informações valiosas para embasar sua reflexão sobre a inclusão dos surdos. Ver conteúdo
Considerando o texto acima e seus estudos na disciplina, responda o que se pede a seguir: Cite e explique as possibilidades atuação/inserção do profissional de educação física tratados no livro didático da disciplina. Ver conteúdo
É de conhecimento de todos, que no decorrer da história e com o avanço das mídias sociais, podemos perceber que diversas pessoas passaram a realizar atividade física na busca de uma qualidade de vida melhor. Dessa forma, proporcionando uma expansão no mercado de trabalho e nos espaços de atuação e intervenção do profissional de Educação Física. Ver conteúdo
Analisando o fragmento de texto exposto acima, disserte sobre a história da mulher no futebol, apresentando COMO se deu a inserção da mulher no esporte e descreva DUAS dificuldades enfrentadas durante essa trajetória, até os dias atuais. Orientações e informações importantes: – Não há número máximo ou mínimo de linhas para sua resposta. – Para descrever sobre a história da mulher no futebol, elenque os pontos principais (Como se deu o início das mulheres nesse esporte) para dar sentido à sua resposta. – Apresente de forma clara as DUAS informações relacionadas à dificuldade da trajetória da mulher no esporte. – Utilize o livro da disciplina e as aulas ao vivo e conceituais como base para elaborar sua resposta. Ver conteúdo
“O esporte moderno, surgido na Inglaterra entre os séculos XVIII e XIX, esteve pautado na codificação e institucionalização de práticas corporais ou passatempos que eram regidos por tradições locais e adquiriam sentidos e significados associados às esferas religiosa e/ou militar. Uma característica que pode passar despercebida na descrição dessa história diz respeito à ausência (ou ao menos ao silenciamento da presença) das mulheres” (SOUZA JÚNIOR; FERREIRA, 2018, p. 21). Ver conteúdo
De fato, cada momento histórico representa uma etapa deste tratamento/atendimento dado à pessoa com deficiência, seja ele de cunho educacional ou não. Dessa forma, considerando as imagens e as informações apresentadas, identifique os quatro momentos contidos nas Imagens 1, 2, 3 e 4 e descreva suas principais características. Siga o padrão a seguir: Imagem 1: [identificação do momento; principais características] Imagem 2: [identificação do momento; principais características] Imagem 3: [identificação do momento; principais características] Imagem 4: [identificação do momento; principais características] Ver conteúdo
Sassaki (1997) é um dos maiores pesquisadores no campo da Educação Inclusiva no Brasil. Por meio de seus estudos, o autor evidencia quatro períodos históricos específicos a respeito do atendimento da pessoa com deficiência. Dentro deste contexto, pudemos observar que as pessoas com deficiência passaram desde a exclusão até o atendimento educacional com foco no desenvolvimento intelectual, afetivo, social e motor. Ver conteúdo
Considerando o enunciado acima e os estudos na disciplina de Didática, para responder a Atividade de Estudo I, leia atentamente a UNIDADE III do livro didático. Após a leitura, monte (descreva) um PLANO DE AULA com algum conteúdo do curso. No plano de aula deve conter: CONTEÚDO, OBJETIVO, MÉTODO, INSTRUMENTOS E RECURSOS, AVALIAÇÃO. Ver conteúdo
As ações didáticas potencializam o professor(a) em sua organização de um plano de ação ou um plano de atividades. Com isso, coloca-se em prática os princípios teóricos aprendidos durante todo o processo de formação profissional. Desta forma, para transformar nossa prática docente é preciso iniciar pelo elemento central de nossa atividade pedagógica: as aulas. Elas precisam ser repensadas, analisadas e reorganizadas. Para dar conta dessa tarefa, precisamos contar com um grande e poderoso aliado: o planejamento. Ver conteúdo
Orientações: – Leia as informações da página 105 do livro e busque entender o conteúdo para conseguir interpretar a imagem. – A resposta deve ser simples e objetiva. Ver conteúdo
Descrição da Imagem: à esquerda da imagem, no topo, o texto “ATP”, no lado direito, um hexágono unido a um pentágono, ambos verdes com o texto “adenina” em seu interior. O pentágono está ligado por uma linha preta a outro pentágono azul com o texto “ribose”, que se liga a uma esfera com a letra P. Essa esfera se liga a outra esfera com a letra P, que também está ligada a outra esfera igual. Entre as esferas, a ligação é vermelha em formato de raio e uma forma estrelada amarela. Uma dessas ligações está indicada como ligação de baixa energia, e a outra como ligação de alta energia. As três esferas juntas estão indicadas como adenosina trifosfato. O texto “ATP” tem ainda uma seta preta saindo dele e apontando para baixo até o texto “ADP”. Ao lado, tem um hexágono unido a um pentágono verdes com o texto “adenina” dentro e o pentágono está unido a outro pentágono azul escrito ribose dentro. Esse pentágono azul está unido por uma linha a um círculo laranja com um P dentro, que está ligado a outro círculo laranja com um P, e esses dois círculos estão indicados como adenosina difosfato. Ao lado do último círculo tem um raio com uma flecha apontando para baixo e, na ponta da flecha, uma forma estrelada amarela com o texto “energia liberada”. Ao lado do raio, tem outro círculo laranja com um P e o texto “fosfato removido”. Ver conteúdo
Considerando esse trecho, analise a imagem abaixo e responda de formas simples e objetiva como acontece a liberação de energia e qual molécula é formada a partir dessa reação. Ver conteúdo
O ATP (Adenosina Tri-fosfato) é descrito como uma “moeda energética”, por ser a molécula que fornece a energia necessária para que ocorra o trabalho celular. A molécula de ATP e formada por açúcar (ribose), ligado a uma base nitrogenada (adenina) e uma cadeia de tres grupos fosfato (grupo trifosfato), conforme apresentado na imagem a seguir. Ver conteúdo
b) A prescrição da intensidade do exercício físico aeróbio determina uma zona de frequência cardíaca de treinamento, com limites inferior e superior que precisam ser respeitados durante a sessão de treino. A partir disso, considere um indivíduo com 35 anos de idade e Frequência cardíaca de repouso igual a 67 BPM; seu limite inferior e superior de treino são respectivamente, 55% e 80%. Nesse sentido, determine: a Frequência cardíaca máxima, a Frequência cardíaca de treinamento do limite inferior e a Frequência cardíaca de treinamento do limite superior. (OBS: Apresente os cálculos completos e respostas) Ver conteúdo
a) Qual a definição de aptidão cardiorrespiratória (ou aptidão aeróbica) e a sua importância para a saúde? Ver conteúdo
Uma vez que, a Ginástica de academia pode proporcionar melhora na aptidão cardiorrespiratória de seus praticantes, é imprescindível que o profissional da educação física reconheça isso e que saiba como prescrever o exercício de modo que ele promova melhoras na aptidão física de seus alunos. Nesse sentido, faça a leitura e responda as questões abaixo, com base no material da disciplina. Ver conteúdo