Slide 6: referências. *o uso de recursos visuais como fotos, gifs, vídeos, gráficos etc., também será critério avaliativo. Ver conteúdo
Slide 4: qual o total da população atual do município? Quais grupos étnicos compõem essa população? Ver conteúdo
Você deverá elaborar o seu MAPA a partir das seguintes informações: 1) Colonização Inicial. 2) Atividades Econômicas Históricas. 3) Panorama Populacional Atual. 4) Fontes de Renda Atuais. Ver conteúdo
Para realizar esta atividade, você poderá utilizar diversas fontes de informação, tais como pesquisa na internet, pesquisa em bibliotecas municipais, entrevistas com pioneiros do município e visitas a museus locais. Ver conteúdo
Você já refletiu sobre a formação populacional da sua cidade? Quais foram os grupos étnicos e as atividades econômicas que moldaram o município onde você vive? Entender a história e a dinâmica atual da população local nos ajuda a compreender melhor o desenvolvimento e os desafios enfrentados por nossa comunidade. Pensando nisso, propomos a atividade “O Panorama Histórico e Contemporâneo de Formação da População do seu Município”. Ver conteúdo
AGORA É SUA VEZ! Considerando os conceitos apresentados, pesquise e escolha um evento relevante que acontece na sua cidade e preencha a tabela no formulário MAPA. Esse evento deve estar relacionado a algo que proporcione lazer aos participantes, mas que gere negócios também, como uma festa de igreja, aniversário da cidade ou manifestação cultural. Ver conteúdo
Conhecer dados e informações sobre o mercado te ajudam a entender mais o segmento, além de contribuir com a sua formação. Acesse mais informações sobre esse assunto pelo link: Ver conteúdo
É imprescindível definir a supervisão geral e por área de atuação. A supervisão geral comandará o evento como um todo para atingir o objetivo proposto. Contudo, deverá haver a delegação e o uso de técnicas de gerenciamento para o bom andamento do projeto. Setorizar e delegar as funções do processo de organização e execução também é de suma importância para o andamento do projeto. Ver conteúdo
Coordenar as atividades do pessoal, que abrangem: – Participar da seleção e contratação de pessoal e serviços de terceiros. – Organizar as equipes de trabalho, orientando as respectivas atribuições e responsabilidades. – Estabelecer normas de procedimentos e conduta do pessoal e fiscalizar sua aplicação. Ver conteúdo
• Planejar, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas com o evento e em âmbito interno e externo. • Designar os coordenadores setoriais. • Implantar sistemas de controle das operações. • Elaborar e controlar a execução do orçamento financeiro e caixa. • Estabelecer e acompanhar o cronograma de atividades, promovendo reuniões técnicas de coordenação com os responsáveis para a análise das atividades em andamento. Ver conteúdo
Segundo Zanella (2012, p. 30), as etapas iniciais como o planejamento, a coordenação e o controle, em que há a integração de várias atividades, são reunidas diversas especificações, agregando todas a uma unidade responsável: Ver conteúdo
Devemos também conhecer e entender o processo de planejamento e organização de eventos, afinal, são por essas ações que os públicos passam a ter interesse em participar e, consequentemente, manter o vínculo com as empresas no mercado. Ver conteúdo
Tal crescimento aponta o quanto o segmento está em crescimento no país. Você pode acessar mais informações a respeito desse assunto pelo link: Ver conteúdo
É importante ressaltar que o setor de serviços de organização em eventos apresentou um crescimento de janeiro a outubro de 2023, segundo a ABRAPE – Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, de 46,6%: […] O índice foi impulsionado pelo desempenho do core business do setor, que abrange atividades como organização de eventos; atividades artísticas, criativas e de espetáculos; atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; atividades de recreação e lazer; Ver conteúdo
As fases no planejamento e na organização são a concepção da ideia, pré-evento (planejamento e organização), per ou trans-evento (realização), pós-evento (avaliação e encerramento). Com o planejamento há ganho de tempo, redução dos desperdícios, dos imprevistos e maior agilidade na resolução dos problemas, se estes surgirem. Ver conteúdo
4) Proposta de Melhoria: Desenvolver um plano de comunicação que aborde as fraquezas e ameaças identificadas, propondo soluções práticas e viáveis. Isso pode incluir: – Estratégias de Comunicação Interna: melhorias em canais de comunicação, frequência de comunicados, uso de novas tecnologias, treinamentos de comunicação etc. Ver conteúdo
3) Análise Crítica: – SWOT da Comunicação: identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças na comunicação organizacional da empresa (pode utilizar a mesma análise realizada na Atividade 1 e, se necessário, acrescentar informações). – Teorias Aplicadas: relacionar as observações e dados coletados com teorias e conceitos estudados no curso, como a Teoria da Comunicação Organizacional, Teoria dos Stakeholders e outros. Ver conteúdo
2) Pesquisa e Coleta de Dados: Entrevistas: conduzir entrevistas com funcionários de diferentes níveis hierárquicos (mínimo dois e máximo cinco) para entender como a comunicação é percebida dentro da organização. Observação (apenas se for possível realizar): observar reuniões, eventos e outros momentos de interação para identificar padrões e práticas de comunicação. Ver conteúdo
1) Escolha da Empresa: o estudante deve selecionar uma empresa para a análise (a mesma empresa utilizada na Atividade 1). Ver conteúdo
Análise e Proposta de Melhoria da Comunicação Organizacional de uma Empresa Objetivo: analisar a comunicação organizacional de uma empresa real, identificar pontos fortes e fracos, e propor melhorias com base nas teorias e práticas estudadas no curso. Ver conteúdo
3. QUAL a probabilidade de a criança apresentar a hipercolesterolemia familiar E albinismo? Ver conteúdo
b – Baseado nas informações sobre albinismo na família da criança, elabore um quadro de Punnett, para representar o cruzamento entre Joana e Mário, e indique a chance de a criança apresentar albinismo e justifique sua resposta de acordo com os dados alcançados. Ver conteúdo
a – Considerando que Joana possui hipercolesterolemia familiar e Mário não apresenta essa condição, elabore um quadro de Punnett, para representar o cruzamento entre Joana e Mário, e indique a chance de a criança apresentar hipercolesterolemia familiar e justifique sua resposta de acordo com os dados alcançados. Ver conteúdo
2) Após analisar a anamnese realizada pelo médico, você recebeu os dados para desenvolver os cálculos e o resultado (laudo) das probabilidades. Levando em consideração o histórico familiar e a anamnese da criança responda as questões abaixo: Ver conteúdo
1- Analise o cariótipo e identifique se a criança apresenta alguma síndrome cromossômica e qual o sexo biológico do recém-nascido. Após essa identificação, justifique como chegou a essa conclusão. Ver conteúdo
DESENVOLVENDO O TRABALHO Levando em consideração as informações levantadas pelo médico para análise de herança genética e pelo exame de cariotipagem, desenvolva as atividades abaixo. Ver conteúdo