1) No primeiro mês que Juliana estiver morando no imóvel por exemplo, é possível que o proprietário coloque a casa à venda, mesmo que eles tenham firmado um contrato com prazo de 36 meses? Explique com base na Lei de Locação. Ver conteúdo
A partir do exposto no caso acima, tendo como base a Unidade 3 – administração de locação – aspectos legais e os conhecimentos adquiridos na disciplina de Administração de Locação e Condomínios , a proposta para nossa atividade MAPA é que você esclareça algumas dúvidas que Juliana tem em relação à locação: Ver conteúdo
AÇÃO/AVALIAÇÃO: MAPA Mediante o exposto, leia com atenção a situação hipotética a seguir: Juliana acabou de alugar uma casa perto do seu trabalho e da escola de seus filhos gêmeos Gabriel e Rafael de 5 anos. Para maior segurança e tranquilidade, pediu à Imobiliária Telhado Forte, que falasse com o proprietário sobre ter um prazo de 36 meses de locação, assim, não precisaria se preocupar com mudança por um bom tempo. Ver conteúdo
“Não se pode permitir que, com base em argumento formal de ausência de averbação na matrícula, partes optem por vulnerar um direito do qual tinham absoluta ciência. Afinal, o propósito de uma averbação é dar ciência, e aqui a finalidade de dar ciência inequívoca acerca da locação já tinha sido alcançada” (Processo 1010667-90.2021.8.26.0099). Ver conteúdo
Atuou no caso o advogado Carlos Alberto Rosal de Ávila, sócio do escritório Carneiros Advogados. Segundo ele, a decisão da 27ª Câmara Cível do TJ-SP é “irretocável”. Ver conteúdo
Ainda segundo ele, na escritura pública de compra e venda há a comprovação de “ciência inequívoca de que o imóvel encontrava-se locado”, e há trecho em que os compradores concordaram “que os vendedores deixassem de notificar a locatária”. Ver conteúdo
“Apesar da ausência de averbação do contrato de locação na matricula do imóvel, foi apontado pelo apelante relevante precedente do Colendo Superior Tribunal de Justiça no sentido de que havendo ciência inequívoca pelo terceiro (comprador) acerca da locação, não há necessidade da averbação do contrato”, disse em seu voto o desembargador Dario Gayoso, relator do caso. Ver conteúdo
Entendimento do STJ O TJ-SP discordou. A corte citou entendimento sobre o tema da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, segundo a qual a ciência do contrato de locação basta para a observância do direito de preferência (REsp 1.780.197). Ver conteúdo
Em 2022, a 3ª Vara Cível de Bragança manteve a escritura de venda do imóvel por considerar que o contrato de locação não foi averbado na matrícula do imóvel, o que seria requisito para a observância do direito de preferência. Ver conteúdo
O caso concreto envolve uma empresa que há mais de 40 anos é locatária do imóvel e opera o aterro sanitário nele localizado. Ocorre que uma segunda companhia adquiriu o terreno sem notificar a locatária para a observância do direito de preferência para a aquisição do imóvel. Essa medida é prevista na Lei do Inquilinato. Ver conteúdo
Esse entendimento é da 27ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que anulou a venda de um aterro sanitário de Bragança Paulista porque a operação não observou o direito de preferência da locatária. Ver conteúdo
DIREITO IGNORADO Falta de observância da preferência justifica anulação de venda, diz TJ-SP O requisito da averbação do contrato de locação na matrícula do imóvel não é exigível para a concretização do direito de preferência quando se comprova a ciência prévia do comprador sobre a locação. Ver conteúdo
REFLEXÃO: não existem necessidade nenhuma de correr riscos por desconhecer a Lei de Locação, para isso, basta estudá-la e compreender sua aplicabilidade. Ver conteúdo
EXPERIMENTAÇÃO: de forma geral, os locatários em sua maioria já ouviram falar pelo menos uma vez sobre o “direito de preferência na compra do imóvel locado.”, sendo assim o assunto não é novidade nem tampouco desconhecido. Ver conteúdo
SIGNIFICAÇÃO: quando não sabemos quais são os direitos e deveres do locador e do locatário, podem surgir vários problemas. Ver conteúdo
PROBLEMATIZAÇÃO: muitas empresas imobiliárias e profissionais autônomos promovem a locação e administração de imóveis de terceiros sem conhecer a Lei de Locação. Ver conteúdo
Estimado estudante! O objetivo principal desta atividade MAPA é lhe proporcionar a experiência da imersão no universo da Administração de Locação e Condomínios. Em outras palavras, é uma forma de fazê-lo compreender a prática dos assuntos estudados como instrumento para o exercício pleno da profissão que você escolheu. Ver conteúdo
Lembre-se: o desenvolvimento de competências e habilidades no aspecto análise, resolução de problemas e tomada de decisão é imprescindível para a construção da identidade profissional do professor. Ver conteúdo
Obs: São 3 letras escolhidas por você acadêmico, com as 4 variações de forma escrita e o sinal em libras de cada uma dessas três letras em foto. Sendo assim, para este momento, é necessário inserir uma foto do quadro pronto e uma foto sua executando a atividade. Ver conteúdo
2° Momento: Usar de maneira lúdica uma representação de três letras do alfabeto, que apresente as 4 variações que temos na escrita dessas letras (como mostrado acima) e junto a essas quatro variações anexe o quadro com a LETRA em formato de sinais. Ver conteúdo
1° Momento: Você, acadêmico, com o auxílio do formulário padrão anexado ao ambiente da sua disciplina, fará um texto dissertativo de no máximo 20 linhas que apresente as diferenças entre linguagem e língua, focando especificamente a formação da língua de sinais, junto a isso explique o porquê da presença de um intérprete de Libras na sala de aula e sua função. Ver conteúdo
Para que isso ocorra de maneira coerente, siga as orientações abaixo no que tange aos dois momentos de produção dessa atividade MAPA. Ver conteúdo
Explanar sobre o conceito de linguagem x língua de sinais. Apresentar a importância de um intérprete de Libras durante as aulas. Apresentar algo dinâmico que exponha conceitos iniciais sobre a língua. Ver conteúdo
Para eliminação nas barreiras atitudinais, você, como professor, deve deixar claro para os demais alunos que Júlio é um aluno surdo e necessita de um intérprete de Libras durante as aulas e para que todas compreendam essa dinâmica você deverá: Ver conteúdo
Após os primeiros questionamentos sobre os formatos desconhecidos de letras ao professor, uma breve explanação entre o que conhecemos como linguagem e língua é feito, e um novo desafio foi visualizado pelo professor. Dentre os questionamentos sobre linguagem e língua, Ana, uma de suas alunas, indaga a você, professor, porque ao lado direito da sala tem um menino (Júlio) que fica usando as mãos e fazendo gestos para um outro professor que está em pé em frente a ele. Ver conteúdo
Com o advento do bilinguismo, entendemos ser a Língua Brasileira de Sinais o único método capaz de propiciar um real educação do aluno surdo em sala de aula. A partir disso, pense na situação hipotética: na entrada dos alunos do segundo ano do fundamental, os alunos ficam encantados ao ver a sala de aula toda decorada para recebê-los. Ver conteúdo
A LIBRAS, como toda língua de sinais, é uma língua de modalidade gestualvisual porque utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão; portanto, diferencia-se da Língua Portuguesa, que é uma língua de modalidade oral auditiva, por utilizar esses recursos como canais ou meios de comunicação, onde os sons são percebidos pelos ouvidos. Ver conteúdo
O saber como o surdo gostaria de aprender pode mudar toda a dinâmica que o professor terá no uso de suas metodologias, por isso devemos compreender as particularidades de cada aluno mesmo que nesse contexto é nítido algumas diferenças (surdos e ouvintes) porque relacionamos o conceito de língua, cultura e comunidade. A forma de o surdo entender o seu mundo também é diferenciado, sobre isso, FENEIS (2016) diz: Ver conteúdo
A resenha deverá ser fundamentada teoricamente com citações diretas e/ou indiretas e demais normas da ABNT. Os aspectos trazidos nos números 1, 2 e 3 devem estar em forma de texto (não realizar em tópicos). Sua atividade deve ter, no mínimo, uma e, no máximo, duas páginas. Ver conteúdo
3) Elabore possíveis ações para serem realizadas pelo gestor que visem contribuir com o cumprimento das especificidades da educação mencionadas no capítulo. Ver conteúdo