13) Materiais (descreva quais materiais precisarão ser comprados justificando o seu uso e a forma de aplicação do mesmo durante os atendimentos). Ver conteúdo
12) Descreva no mínimo 3 estratégias psicopedagógicas que poderão ser utilizadas e suas justificativas (min. 6 linhas com citação da fonte consultada). Ver conteúdo
10) Justificativa da importância do atendimento psicopedagógico no âmbito hospitalar (min. 4 linhas e com citação da fonte). Ver conteúdo
9) Objetivo Específico (mínimo 3 objetivos com citação da fonte consultada para elaboração dos objetivos específicos). Ver conteúdo
8) Objetivo Geral do setor (com citação da fonte consultada para a elaboração do objetivo). Ver conteúdo
4) Dias e horários de funcionamento do setor. 5) Local onde as atividades serão executadas. Ver conteúdo
Diante do exposto, segue a proposta da atividade Mapa: Imagine que você passou em um processo seletivo de um grande hospital da sua região, pois eles inaugurarão o setor de Psicopedagogia na área da Pediatria. Contudo, os gestores do hospital solicitaram que você monte um Projeto de Psicopedagogia Hospitalar e apresente aos demais diretores e membros da comissão hospitalar explicando como será o trabalho desenvolvido por você e sua futura equipe. Ver conteúdo
Diante deste contexto fica o questionamento: “Por que não há um psicopedagogo dentro das Instituições hospitalares?” Ver conteúdo
A internação de crianças e adolescentes em hospitais tem despertado grande interesse tanto de profissionais da saúde quanto da educação, que se preocupam com os impactos que esse processo pode ter no desenvolvimento e aprendizado de crianças e jovens em idade escolar. De acordo com Ceccim e Carvalho (1997), a hospitalização restringe a socialização e interações, afasta da escola, dos amigos, da rua e da casa, além de impor regras relacionadas ao corpo, à saúde, ao tempo e aos espaços. Ver conteúdo
f- Produza um texto de até 10 linhas relatando a importância do psicopedagogo conhecer o processo de construção da leitura e escrita para desenvolver um trabalho dessa forma junto a criança que avaliará como profissional. Ver conteúdo
e- E xplique, justifique os motivos que te levaram a considerar que a escrita dessa criança está nesse nível conceitual linguístico, de acordo com as características percebidas no texto). OBS: utilize até 10 linhas para o preenchimento deste item. Ver conteúdo
d- Análise do texto da criança e escreva em que nível conceitual linguístico ela se encontra. OBS: utilize 1 linha para o preenchimento deste item. Ver conteúdo
c- Descreva como foi a proposta para criança escrever sua produção textual (neste item você irá apresentar como você propôs a criança que elaborasse seu texto, por exemplo, conversamos sobre as brincadeiras preferidas e pedi que escrevesse um texto sobre isso, fiz a leitura prévia de um livro de história infantil, uma música, entre outros). Ver conteúdo
2- Logo abaixo responda aos questionamentos: a- Idade da criança: b- Em que ano escolar a criança está matriculada. Ver conteúdo
SEGUNDO PASSO: 1- Digitalize ou fotografe o texto da criança e insira no formulário MAPA (a imagem do texto deve ser reduzida a meia página e inserida neste espaço) Ver conteúdo
PRIMEIRO PASSO: – Encontre uma criança que tenha no mínimo 5 e no máximo 8 anos. – Conte uma história infantil, peça para ela se lembrar de um passeio que fez, ou dê a ela uma história em quadrinhos, ou qualquer estratégia que a faça escrever um texto. Dê a ela uma folha e um lápis grafite. Caso a criança não esteja alfabetizada, seja o escriba dela, peça para ela relatar o que escreveu e escreva em letras CAIXA ALTA o relato da criança sobre sua escrita. Ver conteúdo
Como psicopedagogo você se deparará com crianças que apresentam dificuldade nas habilidades de leitura e escrita, desta forma, é fundamental que você conheça os níveis conceituais linguísticos para poder avaliar e conduzir o seu trabalho a partir de suas descobertas em relação ao nível da criança que está avaliando e assim poder realizar as intervenções necessárias. Ver conteúdo
Desta forma, não podemos considerar que alfabetizar uma pessoa é somente fazer com que decodifique os códigos linguísticos, é necessário que o profissional da educação compreenda que ensinar a ler e escrever; é abrir as portas do conhecimento, proporcionando o desenvolvimento dos níveis conceituais linguísticos que permitem uma compreensão profunda e crítica do mundo letrado. Ver conteúdo
“No desenvolvimento da linguagem oral e escrita, é importante considerar a linguagem um meio de comunicação, expressão, representação, interpretação e modificação da realidade, além de ter um papel fundamental na formação da criança e nas diversas práticas sociais. O convívio com a linguagem oral e escrita deve ser compreendido como uma atividade da realidade, considerando que as crianças são ativas na construção de seu conhecimento” (Lotch, 2016, p. 46). Ver conteúdo
Para responder a estas questões, você pode montar um texto dissertativo, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, de 15 a 25 linhas, abordando os principais pontos de cada item de forma objetiva. Lembre-se de fundamentar seu texto teoricamente. Ver conteúdo
– Explique onde é encontrado e com quais doenças o neurotransmissor Dopamina está envolvido. Ver conteúdo
Após analisar o caso descrito, imagine-se como um profissional formado que possui vasto conhecimento a respeito da importância do sistema nervoso central e de seu papel para os processos de desenvolvimento humano. Pedro, nosso personagem, consegue seu contato e lhe profere os seguintes questionamentos sobre o tema: Ver conteúdo
Nesse contexto, analise o caso a seguir: Decidido a ingressar no curso superior, Pedro começa a estudar sobre as diferentes profissões, e nos seus estudos fica encantado com o estudo do sistema nervoso central, um sistema integrativo que contém inúmeros locais responsáveis pelo processamento das informações em centros específicos. Esses centros possuem neurotransmissores característicos, que evocam respostas definidas e bem ajustadas para cada tipo de sinal. Ver conteúdo