Com o tempo, porém, muita coisa foi mudando, a começar pelo perfil dos moradores da região que era formado por idosos, que foram falecendo, e o bairro que era essencialmente residencial passou, lentamente, a se tornar comercial. Os fornecedores passaram a focar em grandes redes que eram mais lucrativas e a quantidade de lotes era maior. Além disso, a solicitação passou a ser on-line, o que foi outro empecilho pela dificuldade dos irmãos em utilizar computadores. Ver conteúdo
Considerando o texto, observe o caso a seguir: Dois irmãos abriram uma farmácia no bairro que moravam na década de 1970. Eles continuaram no mesmo ramo que o pai atuava na antiga cidade em que cresceram. O bom atendimento sempre foi o diferencial, tratando pelo nome e conhecendo a história de cada cliente. Era muito comum anotar os pedidos em papel e deixar “pendurado”, ou seja, os clientes deixavam acumular um valor de consumo e acertavam conforme o combinado. O relacionamento com os fornecedores era bastante amigável em que procuravam honrar todos os compromissos fazendo compras a vista. A gestão era feita unicamente no caderno, anotando direitos e obrigações a serem cumpridas. Ver conteúdo
A profissionalização da gestão se tornou fundamental, visto que há uma série de variáveis a serem consideradas para criar as estratégias. O que antigamente poderia ser feito na intuição ou improviso e ter êxito, hoje, a possibilidade é muito menor, e cada vez mais diminui ao longo do tempo. Ver conteúdo
Depois disso, a digitalização dos negócios e as novas opções que surgem por conta da internet e as tecnologias da informação e da comunicação revolucionaram a maneira como conduzimos o negócio e interagimos com os stakeholders. Ver conteúdo
Em um mercado tão disputado como o atual, manter o pensamento de reproduzir práticas que sempre deram certo no passado é um grande risco. Antes dos anos 2000, cada estratégia podia durar por décadas, porque a velocidade de mudança era menor. Ver conteúdo
Um negócio que está no mercado por décadas e mesmo assim continua relevante no mercado acontece porque planeja e age consistentemente, buscando se manter atualizado com as novas tendências. Ver conteúdo
A atividade MAPA terá como objetivo fazer você refletir sobre o assunto estudado. Desta forma, esperamos que você explore seu conhecimento nesta atividade, demonstrando entendimento do capítulo IV do material didático. Sendo assim, descreva as Metas Nacionais de Segurança do Paciente e identifique aquela que você considera ter o maior potencial para a ocorrência de eventos adversos. Ver conteúdo
“Esse trabalho de educação continuada permite a redução de possíveis erros e, consequentemente, a melhoria da qualidade no atendimento dos pacientes. Esse processo com envolvimento de todos os profissionais de saúde é vital para garantir bons resultados e a qualificação do atendimento”, afirmou o médico e conselheiro do CRM, Luís Roberto Castro Santos. Ver conteúdo
[…] Durante o evento foram abordados diferentes temas, como elaboração dos Planos de Segurança do Paciente, uso de ferramentas de gestão para o monitoramento do risco relacionado à assistência e notificação de eventos adversos. Ver conteúdo
O Paraná possui 128 hospitais com UTI, dos quais 117 (91%) aderiram voluntariamente à avaliação nacional feita pela Anvisa, em 2023. Em relação aos serviços de diálise, todos os 48 estabelecimentos existentes no Estado (100%) aderiram à avaliação no mesmo ano. Ver conteúdo
O seminário é dirigido a hospitais que, anualmente, participam da Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo é promover a cultura da segurança nos serviços e o aprimoramento de boas práticas de assistência à saúde. Ver conteúdo
O objetivo é promover a troca de informações e experiências entre os participantes relacionadas às boas práticas de segurança do paciente, fortalecer a qualidade na assistência, tanto em instituições públicas como privadas. Ver conteúdo
SAÚDE REÚNE HOSPITAIS COM UTI E SERVIÇOS DE DIÁLISE PARA DISCUTIR SEGURANÇA DO PACIENTE Publicação: 10/04/2024 A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta quarta-feira (10) um seminário que reúne hospitais com UTI e os que têm serviços de diálise para debater a segurança do paciente. O encontro, que segue nesta quinta-feira (11), acontece na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM), em Curitiba, e conta com cerca de 260 profissionais que atuam no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). Ver conteúdo
Dentro do NSP, temos várias áreas para trabalhar e desenvolver dentro da instituição de saúde, sendo uma delas, iniciar ou aprimorar a cultura de notificação de incidentes ou eventos adversos que ocorrem. Os incidentes associados ao cuidado de saúde e em particular, os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente) representam uma elevada morbidade e mortalidade nos sistemas de saúde. Ver conteúdo
Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa – RDC n° 36/2013, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é “a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente”, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde (BRASIL, 2013). Ver conteúdo
A atividade mapa da disciplina de Gestão de Serviço, auxiliará você aluno(a) em sua trajetória de formação acadêmica, proporcionando o entendimento sobre o Núcleo de Segurança do Paciente, que é uma comissão classificada como obrigatória nas instituições de saúde. Vamos iniciar com a leitura do texto formativo, em seguida a reportagem sobre o tema: Ver conteúdo
Conforme discorrido anteriormente, para melhor organizar os níveis de atenção dentro da dinâmica do SUS, foi desenvolvido uma divisão na atenção dos cuidados, portanto, descreva quais são estes níveis e aponte como os níveis em conjunto são classificados. Ver conteúdo
Para isso, o SUS estruturou uma divisão de atenção nos cuidados que permite um fluxo contínuo e coordenado de serviços de saúde. Esta organização visa proporcionar uma resposta mais eficiente e integrada às necessidades de saúde da população, facilitando a articulação entre diferentes níveis de complexidade e garantindo a continuidade do cuidado. A integração dos serviços busca assegurar que os pacientes recebam o cuidado apropriado no momento certo, evitando sobrecargas e melhorando os desfechos de saúde. Ver conteúdo
Grande parte da população necessita buscar atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na maioria das vezes por falta de oportunidade financeira para contratar um plano de saúde ou buscar atendimento particular. Mediante a essa situação o custo do Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT) no SUS é alto, pois, na atualidade, a solicitação de exames médicos exige uma maior demanda. Diante dessa situação, o SUS se organizou para obter um conhecimento mais abrangente dos problemas de saúde da população e desenvolver ações efetivas. Ver conteúdo
2. Escrever um texto entre 10 a 20 linhas explicando o que é Epidemiologia Descritiva utilizando cada palavra que você identificou na imagem aanterior. As palavras identificadas deverão estar destacadas em negrito ou itálico no seu texto. Relacione cada conceito. Ver conteúdo
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO: No caça-palavras a seguir, estão escondidas sete palavras relacionadas à Epidemiologia Descritiva. Analise a imagem atentamente: Ver conteúdo
Durante nossa disciplina, conhecemos diferentes desenhos de estudos epidemiológicos. Entre eles, temos a Epidemiologia Descritiva, que auxilia os gestores no planejamento de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde mediante a análise da frequência das enfermidades, agravos e óbitos na comunidade. Ver conteúdo
Epidemiologia é o estudo da ocorrência e distribuição de eventos relacionados à saúde em populações específicas, incluindo o estudo dos fatores determinantes que influenciam tais eventos, e a aplicação desse conhecimento para controlar os problemas de saúde. O estudo da ocorrência e da distribuição de eventos constitui o objeto dos estudos epidemiológicos descritivos. Ver conteúdo
ETAPA 2 – Diferencie os tipos de variável em qualitativa nominal ou ordinal e quantitativa discreta ou contínua. Ver conteúdo
Conhecimentos em Bioestatística são essenciais para um epidemiologista realizar a coleta de dados epidemiológicos, analisar indicadores de saúde, estudar a prevalência e incidência de doenças, investigar fatores de risco e proteção de enfermidades, dentre outros. As variáveis analisadas pela Bioestatística constituem objetos de estudo dos epidemiologistas, sendo essenciais para entender a distribuição e determinantes das doenças nas populações humanas. Ver conteúdo
A Epidemiologia tem, em suas bases, a clínica, a estatística e a medicina social. Essas origens múltiplas levam-na a ser a metodologia empregada em estudos comunitários, mas, também, clínicos. Esses últimos nos remetem à Medicina Baseada em Evidências (MBE), que se baseia no tripé das propensões dos pacientes, experiência clínica e evidências externas. Essa abordagem se propõe a reduzir as incertezas na decisão clínica em prol do paciente que depende das circunstâncias, evidências e valores. Ver conteúdo
ATIVIDADE: Desse modo, baseando-se nas informações apontadas nas três reportagens e nos materiais disponibilizados na disciplina, elabore um texto dissertativo DE NO MÍNIMO 30 linhas correlacionando os diversos fatores que levaram à ocorrência deste atual desastre. Procure correlacionar os fatores naturais com a má utilização dos recursos naturais, tentando explicar de que maneira a má gestão destes recursos, por um lado potencializam a ocorrência desses fenômenos e por outro, tornam um fator agravante no momento de sua ocorrência. Ver conteúdo