a) Critérios para avaliação dos aspectos ambientais: – Classe (C): indica se o impacto no meio ambiente pode ser benéfico (positivo) ou adverso (negativo). Ver conteúdo
b) Explique como um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com base na norma ISO 14001 implementado em uma organização pode contribuir e/ou complementar as práticas de ESG, bem como explique o que o SGA e o ESG têm em comum. Ver conteúdo
a) Apresente 3 (três) práticas de ESG citadas no texto, sendo uma para cada pilar, E – Environmental ou Ambiental, S – Social; e G – Governance ou Governança, e cite para cada uma das práticas, uma ou mais medidas (ações) que uma organização por realizar para implantar essa prática. Ver conteúdo
e) Como futuro gestor ambiental, explique quais medidas devem ser tomadas para reduzir o consumo energético. CITE E DESCREVA PELO MENOS 3 EXEMPLOS. Ver conteúdo
b) Explique o que é estatística e sua relação com a gestão ambiental. CITE PELO MENOS 2 EXEMPLOS Ver conteúdo
a) E o que a estatística tem haver com tudo isso? Com a contagem de frequências, com a coleta de dados, e também por nos informar toda a situação. CITE PELO MENOS 3 EXEMPLOS Ver conteúdo
d) Para potencializar a permeação dos ativos podemos utilizar a ionização, descreva qual a carga utilizada nesse tipo de corrente. Ver conteúdo
c) Dentro das tecnologias aprendidas qual corrente podemos utilizar para o tratamento de estrias. Cite e explique seu mecanismo de ação. Ver conteúdo
b) Para tratarmos a gordura abdominal podemos utilizar a eletrolipoforese, descreva o mecanismo desse tipo de equipamento e o parâmetro correto para tratar a gordura localizada. Ver conteúdo
a) Pensando no alívio das dores da paciente, a aplicação da corrente tens será um grande aliado. Descreva como ocorre o processo de analgesia ao utilizar a corrente tens para alívio de dores. Ver conteúdo
a) Os equipamentos atuais empregam diferentes tipos de energias ao tecido biológico, cite quais são essa energias. b) A energia absorvida pela pele será capaz de gerar três efeitos básicos. Quais são esse efeitos? c) Quais são os efeitos terapêuticos dos eletrotermofototerapêuticos na estética? Ver conteúdo
TERCERIA ETAPA: AÇÃO – Realização da atividade Objetivo: Refletir sobre a formação da sociedade brasileira a partir das características da colonização portuguesa, compreendendo os elementos que contribuíram para a estrutura social, econômica e cultural do Brasil contemporâneo. Ver conteúdo
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE – Situação Problema Quando se estuda a história, necessário se faz uma abordagem teórico-metodológica para explicar um determinado tema. Gilberto Freyre fez uma análise antropológica da formação de nossa sociedade. Para este autor a beleza de nossa sociedade está na convivência entre os diversos povos que aqui fincaram raízes. A miscigenação é a síntese da beleza do Brasil, seja ela nas características físicas ou culturais. Ver conteúdo
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO – Leitura do texto de apoio Características gerais da colonização portuguesa do Brasil: formação de uma sociedade agrária, escravocrata e híbrida Quando em 1532 se organizou econômica e civilmente a sociedade brasileira, já foi depois de um século inteiro de contato dos portugueses Ver conteúdo
Nessa perspectiva, com base em nossas aulas e no livro didático da disciplina, escreva um texto, de no mínimo 4 e no máximo 8 linhas, acerca da importância do direito de propriedade para o desenvolvimento social e econômico de um país. Ver conteúdo
2. Elabore uma análise a respeito dos percentuais da Análise Horizontal interpretando cada um deles. 3. Realize os cálculos dos seguintes Indicadores referentes somente ao ano de 2022: Liquidez Corrente (LC), Liquidez Imediata (LI), Endividamento Geral (EG) e Imobilização do Patrimônio Líquido (IPL). Ver conteúdo
1. Realize os cálculos da Análise Horizontal dos seguintes Grupos: Ativo Circulante, Ativo Não Circulante, Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Patrimônio Líquido. Ver conteúdo
2. Após realizar a classificação, apresente qual o valor total referente ao Total do Ativo, Total do Passivo e Resultado Líquido do Exercício. Ver conteúdo
1. Classifique cada item da lista e descreva quais contas fazem parte dos seguintes Grupos: Ativo Circulante, Ativo Não Circulante, Passivo Circulante, Patrimônio Líquido e Demonstração do Resultado do Exercício. Ver conteúdo
Nesse sentido, você deverá escrever um relatório de, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, uma lauda (página), contendo as seguintes informações: Descrever qual é o problema público apresentado. Listar quais foram os atores individuais, coletivos, governamentais ou não governamentais envolvidos. Apresentar quais foram as fases do ciclo de política pública retratadas. Ver conteúdo
Considerando o tema abordado a respeito da democracia, cite cinco características do modelo de democracia representativa e explique através de um texto, de no mínimo cinco e no máximo oito linhas, quais são as suas principais dificuldades. Ver conteúdo
c) A partir do cálculo dos indicadores VPL, TIR e IL, faça um breve relatório, de no mínimo 5 e no máximo 10 linhas, explicando se o projeto possui viabilidade financeira. Ver conteúdo
b) Construa o fluxo de Caixa projetado para os três anos e calcule o Valor presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR), o Índice de Lucratividade (IL) e o Payback do projeto. Ver conteúdo
a) Calcule o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) obtido com a captação dos R$ 200.000,00 necessários para o investimento inicial. Para encontrar o CMPC utilize, no mínimo, 5 (cinco) casas decimais após a vírgula. Ver conteúdo
Conforme a situação hipotética, Renata está em dúvida de qual investimento fazer. Para ajudá-la, calcule o valor líquido que ela resgatará caso invista os R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) no Certificado de Depósito Bancário (CDB) e na Letra de Crédito Imobiliário (LCI). Após calcular o resgate líquido para cada um dos investimentos, descreva em qual investimento Renata deveria aplicar o seu dinheiro. Justifique a sua reposta. Ver conteúdo
3) Cite duas diretrizes da estratégia Rede Cegonha organizada pelo Ministério da Saúde. 4) As RAS são caracterizadas por integrar os serviços de atendimento à saúde. A partir da figura abaixo, monte uma linha de atendimento de cuidado da gestante e do recém-nascido. Ver conteúdo
2) Os componentes e as ações da Rede Cegonha estão organizados dentro do SUS dando suporte às mulheres e às crianças em diversos momentos. Cite as etapas de atuação dessa RAS na vida da mãe e da criança. Ver conteúdo
1) As Redes de Atenção à Saúde (RAS) foram criadas para auxiliar na aplicação dos princípios do SUS. Nelas os diferentes níveis de atenção à saúde são articulados para garantir a continuidade do cuidado em um ciclo completo de atendimentos. Portanto, explique qual o princípio do SUS que se destaca na organização das RAS. Ver conteúdo
1) Explique cada fase do modelo da história natural da doença, e cite a qual nível de prevenção corresponde a cada uma delas. 2) Ainda que o modelo mostre a evolução de uma doença e as ações sanitárias para cada fase, ele possui limitações. Qual é a crítica que este modelo recebeu, apesar de suas contribuições? Ver conteúdo