Responda: f) Apresente a versão final de seu Plano de Carreira com Análise SWOT. Você deverá utilizar o seguinte modelo: Ver conteúdo
Etapa 5: Apresentando seu Plano de Carreira com Análise SWOT Agora que você já realizou todo o trabalho, utilizando ferramentas e buscando ser o (a) mais assertivo (a) e realista possível, na busca por definir seu objetivo profissional, a partir do autoconhecimento e pensando meios para alcançá-lo, é hora de deixar essas informações apresentáveis e de fácil entendimento. Ver conteúdo
# Dica: Para planejar a obtenção de novas habilidades e competências necessárias para o progresso na carreira, é necessário focar em seu desenvolvimento e capacitação, assim, procure identificar cursos, treinamentos, certificações e outras oportunidades de desenvolvimento que ajudarão a transformar fraquezas em forças e aproveitar as oportunidades. Ver conteúdo
Etapa 4: Apresentação do Plano de Ação: Responda: e) Com base em sua análise SWOT, elabore um plano de ação para alcançar suas aspirações profissionais. Considerando: Curto Prazo (1-2 anos): Estabelecer metas imediatas e ações necessárias para desenvolver as áreas identificadas como fraquezas. Médio Prazo (3-5 anos): Definir objetivos de carreira intermediários e os passos necessários para alcançá-los. Longo Prazo (5+ anos): Visualizar a carreira a longo prazo e planejar as ações necessárias para atingir esses objetivos. Ver conteúdo
Responda: d) Você deverá desenvolver um plano de carreira baseado em suas aspirações profissionais, partindo de uma análise de autoconhecimento utilizando a ferramenta SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Ver conteúdo
Responda: c) Aqui você deve definir suas aspirações profissionais a curto, médio e longo prazo (esse é o objetivo principal). Ver conteúdo
Etapa 2: Estabelecendo Metas Tão importante quanto saber aonde você quer chegar é saber exatamente como chegar lá. Ter um objetivo em mente é fundamental. Mas o planejamento é a condição necessária para poder alcançá-lo. Ver conteúdo
Responda: b) Após autoanálise, você se identifica com qual tipo de matéria-prima a ter envolvimento em sua atuação profissional? Indique qual e explique. Ver conteúdo
Responda: a) Em qual momento você se encontra? Justifique sua resposta. Ao pensar em Plano de Carreira, é importante que você descubra qual a sua inteligência predominante, porque, essas inteligências são diferentes para cada indivíduo em termos de qualidade e quantidade. Conhecendo essas inteligências, é possível relacionar o tipo de matéria-prima que se deve manipular ou operar no trabalho. Ver conteúdo
Em relação ao Planejamento de Carreira, é preciso que você se torne protagonista desse processo e busque o desenvolvimento para a sua Carreira, a fim de antecipar as necessidades do Mercado e ampliar as perspectivas para o seu desenvolvimento, tal planejamento se torna uma ferramenta importante para a empregabilidade em um mundo que passa por transformações profundas. Então, prepare-se para mergulhar nesta jornada de autodescoberta e reflexões sobre você mesmo (a) e o que espera de sua carreira profissional! Vamos começar? Ver conteúdo
DESENVOLVIMENTO DE PLANO DE CARREIRA COM ANÁLISE SWOT. Bem-vindo (a). Essa atividade, MAPA, propõe que você embarque em uma jornada de descoberta e autoconhecimento. Você deverá desenvolver seu Planejamento de Carreira. O objetivo é não apenas compreender seu estado atual profissional, mas também identificar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento, indicando como alcançará seu estado desejado. Lembre-se, esta é uma oportunidade para se expressar de forma honesta e construtiva, cada reflexão é importante para enriquecer sua autoanálise. Ver conteúdo
Agora, é com você, estudante! Segue o modelo de tabela que você deverá utilizar como base para a elaboração do referido PDI, Plano de Desenvolvimento Individual, para o colaborador Anthony: Ver conteúdo
– Todas as competências sugeridas para o referido PDI devem estar voltadas para o colaborador Anthony Stark, sem desconsiderar o cargo de Analista de Projetos que o mesmo ocupa na empresa. Ver conteúdo
Muito bem, a seguir, você encontrará algumas Informações Gerais sobre esta Atividade: – Este MAPA consiste, apenas, na entrega da tabela PDI desenvolvida para o colaborador Anthony Stark. – Ao desenvolver o PDI para o referido colaborador, você deve apresentar pelo menos cinco competências, sendo elas técnicas e comportamentais. Ver conteúdo
Feita a leitura do texto anterior, imagine que você é o(a) Gestor(a) de RH da “GRH Açúcar e Álcool S/A”, uma grande indústria sucroalcooleira situada no Sul do Brasil e, para fins desta Atividade MAPA, sua missão é auxiliar o colaborador Anthony Stark, Analista de Projetos da GRH, a desenvolver um PDI para que ele possa desenvolver um conjunto de, pelo menos, cinco competências técnicas e comportamentais que possam auxiliá-lo em seu desenvolvimento pessoal e crescimento profissional na empresa. Ver conteúdo
Um PDI ajuda a definir melhor quais são os próximos passos na carreira dos colaboradores, dando uma visão mais detalhada e realizável do futuro. Com isso, ele se torna mais motivado a realizar boas entregas e a buscar o aprimoramento constante. Assim, a empresa também ganha maiores resultados e engajamento. Isso porque, o simples fato de ter profissionais mais motivados já é uma grande vantagem para a produtividade e rotina da organização. Ver conteúdo
Ao elaborar um PDI, é possível organizar ideias, desejos, metas e executar estratégias que as viabilizem, sendo uma parte essencial do Treinamento e Desenvolvimento nas empresas. Dessa forma, um Plano de Desenvolvimento Individual é capaz de aumentar exponencialmente a motivação, o foco, a produtividade e a energia dentro e fora do ambiente de trabalho. Ver conteúdo
Elaboração de um PDI para um colaborador. Olá, estudante! Preparado(a) para dar início a esta Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e leia cuidadosamente o fragmento de texto, a seguir: Uma das ferramentas que ajudam a alavancar a carreira de um profissional é o Plano de Desenvolvimento Individual, o PDI. Com ele, o colaborador tem clareza sobre como adquirir as habilidades necessárias para crescer e em conformidade com as metas do negócio. O PDI, é um plano de ação que procura desenvolver habilidades estratégicas nos colaboradores a partir de suas necessidades. Assim, essa ferramenta auxilia no alcance de metas de curto e longo prazo, relacionadas tanto à carreira quanto à vida pessoal. Ver conteúdo
OBS: A realização de pesquisas complementares sobre profissionais que atuam como Gerentes de Supermercados vai te ajudar na realização do seu MAPA. Além disso, analisar anúncios reais de empresas que divulgam esse tipo de vaga, também serão de suma importância e servirão como base para a realização da sua Atividade. Ver conteúdo
ETAPA 3 – Elabore um conjunto de, pelo menos, 05 (cinco) perguntas a serem utilizadas nas entrevistas de seleção com os candidatos a Gerente de Supermercado. Essas perguntas devem ser pensadas, especificamente, para o referido cargo de chefia e posição de liderança que o novo contratado deverá assumir. Ver conteúdo
ETAPA 2 – Elabore um Texto para um “Anúncio Criativo” que chame a atenção de potenciais candidatos à vaga de Gerente de Supermercado, conforme a necessidade da rede GRH Market. Esse texto para a divulgação da vaga deverá conter informações importantes para que os interessados possam identificar se possuem ou não os requisitos necessários para ocuparem o cargo ofertado, por isso, se atente às informações básicas que não poderão faltar nesse anúncio. Ver conteúdo
ETAPA 1 – Defina o perfil do candidato desejado e descreva as principais atividades a serem realizadas pelo profissional que irá assumir o cargo de Gerente de Supermercado. Com base no case apresentado e na vaga solicitada, descreva as principais atividades a serem realizadas pelo profissional contratado e, em seguida, apresente o perfil dos candidatos desejados, incluindo o conjunto de competências técnicas e comportamentais necessárias para ocupar o cargo. Ver conteúdo
Assim, imagine que você é o Gestor de Recursos Humanos da GRH Market, uma grande rede de supermercados que, por sua vez, está expandindo seus negócios cada vez mais e, justamente por isso, você acaba de receber a missão de contratar um novo Gerente de Supermercado para uma nova filial que será inaugurada no próximo mês. Dada a importância do posto de trabalho disponível (cargo de gestão), você decidiu cuidar pessoalmente dos processos de Recrutamento e Seleção para garantir a contratação do candidato mais adequado à vaga de Gerente de Supermercado. Dessa forma, para fins desta Atividade MAPA, você deverá atender as seguintes Etapas: Ver conteúdo
Realizar um processo de contratação para cargos de liderança pode ser um desafio, não acha? Afinal, a pessoa selecionada será responsável por coordenar equipes, delegar tarefas, inspirar e desenvolver o time e zelar pela estratégia corporativa. Por essa razão, contratar profissionais para ocupar posições de alta complexidade traz consigo uma grande responsabilidade para o recrutamento e seleção. Além disso, para cargos de diretoria ou gerência, também é preciso considerar hard e soft skills, experiência de mercado e fit cultural. Essa análise demanda um cuidado ainda maior da pessoa recrutadora, bem como o uso de metodologias adequadas para o perfil da vaga. Ver conteúdo
PASSO 4. Plano de Ação: Desenvolvimento do Plano: O aluno deve elaborar um plano de ação detalhado para implementar a solução inovadora escolhida. O plano deve incluir: Objetivos: O que a solução pretende alcançar? Ações Específicas: o que será feito para implementar a solução. Cronograma: Tempo estimado para a implementação de cada ação. Recursos Necessários: Quais recursos (financeiros, humanos, materiais) são necessários? Métricas de Sucesso: Como o sucesso da implementação será medido? Quais indicadores serão acompanhados? Ver conteúdo
PASSO 3. Brainstorming para Soluções Inovadoras: Sessão de Brainstorming: O aluno deve realizar uma sessão de brainstorming para gerar soluções inovadoras que a primeira empresa possa implementar para competir melhor com a segunda empresa. As ideias podem abranger: Desenvolvimento de novos produtos ou serviços Melhoria de processos internos Estratégias de marketing inovadoras Melhorias na experiência do cliente Seleção das Melhores Ideias: Após a sessão de brainstorming, o aluno deve selecionar UMA ideia que considere mais viáveis e impactantes. Ver conteúdo
PASSO 2. Benchmarking: Você, estudante, deverá comparar as duas empresas em relação a aspectos-chave, como: Qualidade dos Produtos e Serviços: Como as ofertas de produtos e serviços se comparam entre as duas empresas? Processos Operacionais: Quais são as melhores práticas observadas em cada empresa? Estratégias de Marketing: Como cada empresa posiciona seus produtos e serviços no mercado? Experiência do Cliente: Qual é a experiência do cliente em cada empresa e como ela impacta a satisfação e a lealdade? Relatório de Benchmarking: prepare um relatório que destaque as principais diferenças e semelhanças entre as duas empresas, identificando as melhores práticas e áreas de melhoria para a primeira empresa. Ver conteúdo
Escolha da Segunda Empresa: Você deverá escolher uma segunda empresa do mesmo ramo da primeira, que também pode ser uma empresa local ou até mesmo nacional/multinacional, desde que esta segunda seja do mesmo ramo da primeira. Deve realizar uma pesquisa detalhada e coletar informações semelhantes às da primeira empresa. Visão, missão e valores Produtos e serviços oferecidos Diferencial competitivo Estratégias de marketing e vendas Ver conteúdo
PASSO 1. Escolha das Empresas: A primeira empresa escolhida será a principal, ou seja, a empresa para qual você estará realizando a consultoria. Escolha da Primeira Empresa: Você deverá escolher uma empresa de qualquer ramo (ex.: varejo, alimentos e bebidas, serviços financeiros, etc.) e esta empresa pode ser de abrangência local ou até mesmo nacional ou multinacional. Deve realizar uma pesquisa detalhada e coletar informações sobre a empresa escolhida, incluindo: Visão, missão e valores Produtos e serviços oferecidos Diferencial competitivo Estratégias de marketing e vendas Ver conteúdo
Etapa 2: Agora é com você! Sendo assim, você atuará como consultor para analisar duas empresas do mesmo ramo, realizar um benchmarking entre elas, gerar ideias inovadoras para enfrentar a concorrência e elaborar um plano de ação para implementar a solução inovadora. Passos da Atividade: Ver conteúdo