Pesquisa Moderna e Biotecnologia Nos últimos anos, a biotecnologia tem transformado o desenvolvimento de fármacos. A capacidade de manipular o DNA e proteínas permitiu a criação de medicamentos biológicos, como os anticorpos monoclonais, usados no tratamento de cânceres e doenças autoimunes. A pesquisa de novos fármacos agora incorpora técnicas avançadas como a modelagem computacional e a inteligência artificial, que aceleram a identificação de moléculas promissoras. Ver conteúdo
O Avanço das Tecnologias e a Era das Drogas Sintéticas A metade do século XX viu um rápido avanço nas tecnologias químicas e biológicas, permitindo a síntese de novas drogas. Em 1949, foi descoberto o lítio para o tratamento de transtornos bipolares, e em 1957, a clorpromazina inaugurou a era dos antipsicóticos. A década de 1960 trouxe a pílula anticoncepcional, transformando profundamente a sociedade. Ver conteúdo
A Revolução da Penicilina Um dos momentos mais significativos na história do desenvolvimento de fármacos foi a descoberta da penicilina por Alexander Fleming em 1928. Esta descoberta acidental de um mofo que matava bactérias revolucionou o tratamento de infecções bacterianas e deu início à era dos antibióticos. Durante a Segunda Guerra Mundial, a produção em massa de penicilina salvou inúmeras vidas e destacou a importância da colaboração entre cientistas, médicos e a indústria farmacêutica. Ver conteúdo
Os Primórdios da Química Medicinal A era moderna da química medicinal começou no século XIX, com o isolamento dos primeiros princípios ativos de plantas medicinais. Em 1804, Friedrich Sertürner isolou a morfina do ópio, marcando a primeira vez que um composto químico puro foi extraído de uma planta. Este marco abriu caminho para a farmacologia moderna, permitindo que os cientistas começassem a entender como as drogas interagem com o corpo humano em um nível molecular. Ver conteúdo
Olá, estudante! Chegou a hora de colocar em prática seu aprendizado sobre Química medicinal! Vamos lá! Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Fármacos: Um Panorama Histórico A descoberta e desenvolvimento de novos fármacos é um campo fascinante e vital da ciência, cuja história remonta a milhares de anos. Desde os tempos antigos, a humanidade busca substâncias naturais para tratar doenças e aliviar o sofrimento. As primeiras civilizações, como os egípcios, chineses e indianos, utilizaram plantas medicinais baseadas em observações empíricas e tradições orais. No entanto, foi somente nos últimos séculos que o desenvolvimento de fármacos se tornou uma ciência sistemática e rigorosa. Ver conteúdo
DESENVOLVENDO O TRABALHO Após ler atentamente essas informações, faça o que se pede: 1. DEFINA etnofarmacologia.2. CARACTERIZE MORFOLOGICAMENTE a espinheira-santa com base nos documentos da Farmacopeia apresentados pelo livro da disciplina.3. Quais são os ativos responsáveis pela sua atividade biológica? APRESENTE em grupos segundo suas características e com as quantidades mínimas exigidas.4. DESCREVA quais são as indicações terapêuticas da espinheira-santa relatadas em sua monografia no Memento e no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira.5. CITE as formas de apresentação espinheira-santa relatadas no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira .6. APRESENTE o objetivo deste projeto de pesquisa.7. DEFINA e APRESENTE qual seria o melhor processo extrativo e líquido extrator para extrair as biomoléculas ativas que serão pesquisadas.8. REFERÊNCIASNeste tópico, insira as referências, nas normas da ABNT, que foram utilizadas para elaborar o seu MAPA. Bom trabalho! Ver conteúdo
A primeira etapa é fazer a revisão bibliográfica: – Você deve compreender e relatar o seu uso tradicional e as características da planta. – Em seguida, você deve se aprofundar nos metabólitos secundários que são responsáveis pela atividade biológica. – Como próximo tópico, deve pesquisar cada uma das atividades descritas com as formas de preparação dos extratos e frações. – Para finalizar, você deverá pensar em qual será o objetivo de sua pesquisa e qual será a metodologia utilizada para realizá-la. Você pode consultar a Farmacopeia Brasileira e também o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira para prosseguir com essa atividade. Os links de acesso estão disponibilizados abaixo, mas os materiais em PDF também estarão disponíveis em material da disciplina. Ver conteúdo
O QUE DEVE SER FEITO NESTA ATIVIDADE? Considere que, conhecendo a importância do conhecimento popular do uso de plantas para auxiliar em condições de saúde, você passou a ouvir histórias sobre a utilização tradicional de plantas medicinais pela sua comunidade. Você escuta vários relatos sobre o uso da espinheira-santa em problemas estomacais. Por isso, decide ingressar em um mestrado e aprofundar o conhecimento científico sobre o assunto. Após iniciar a pesquisa bibliográfica, você encontra que o nome científico dela é Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek. As biomoléculas responsáveis pela sua atividade farmacológica são terpenos, flavonoides e taninos. Entre as atividades para ingressar no mestrado está o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, que deve conter uma introdução, justificativa, objetivo e materiais e métodos. O projeto irá nortear sua pesquisa e mostrar que você possui capacidade de compreender a literatura científica já publicada, para ser capaz de produzir mais conhecimento e expô-lo através de novas publicações. Ver conteúdo
O processo de fracionamento pode envolver diversas tecnologias, envolvendo etapas de pré e pós-processamento. A metodologia mais utilizada começa pela partição líquido-líquido com solventes de diferentes polaridades e imiscíveis. Assim, o extrato pode ser fracionado com base na polaridade dos seus constituintes fitoquímicos. Este procedimento visa separar as moléculas de interesse em uma determinada fração, reduzir a proporção de substâncias indesejadas ou facilitar as próximas etapas de isolamento. […]O processo de isolamento de substâncias geralmente envolve mais de uma etapa. Como a complexidade das substâncias contidas em um extrato vegetal é enorme, normalmente é empregada a separação em vários estágios. As etapas subsequentes podem envolver outras partições de polaridade crescente, precipitação por mudanças de temperatura ou pH e também o uso de processos cromatográficos (Mello, Valone, 2022). Ver conteúdo
CONTEXTUALIZAÇÃO Considerando o potencial do metabolismo secundário para ser utilizado em pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos, o isolamento de biomoléculas da planta in natura e posterior identificação é de suma importância. Não obstante, as concentrações de cada metabólico específico numa planta são geralmente mínimas; portanto, diversas técnicas são necessárias para possibilitar sua purificação. […]O primeiro passo na investigação de biomoléculas de plantas é a extração, que pode ser feita por diversas técnicas. Basicamente, a extração consiste na transferência de uma mistura de moléculas da planta para o solvente extrator. Geralmente são obtidas misturas complexas de substâncias, constituídas por diferentes classes de biomoléculas com grupos funcionais muito distintos. O desenvolvimento de pesquisas envolvendo extratos vegetais apresenta desafios devido à complexidade das matrizes biológicas das plantas (fitocomplexo). Cada conjunto delas pode realizar diferentes atividades e atuar em diferentes alvos. Assim, é necessário separar as substâncias de interesse, mantendo aquelas que podem potencializar as atividades umas das outras, devido ao sinergismo. Esses objetivos podem ser alcançados através de processos de fracionamento e isolamento de biomoléculas. […] Ver conteúdo
Estudante, seja bem-vindo à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Farmacognosia, Fitoquímica e Fitoterapia. Instruções iniciais: – Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em "Material da Disciplina". Siga todas as instruções constantes neste modelo. – Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que foi disponibilizado na "Sala do Café". Ver conteúdo
DESENVOLVENDO O TRABALHODepois de escolher o profissional e marcar a entrevista, é necessário que registre as respostas referentes as questões listadas abaixo:1) Nome do profissional, idade, área de atuação atual e as áreas que já atuou e o tempo de profissão.2) Por que decidiu fazer o curso de farmácia?3) Quais as dificuldades encontradas no início da profissão?4) Quais os desafios encontrados diariamente como farmacêutico(a)?5) O que fez para superar os obstáculos nos primeiros anos de atuação como farmacêutico(a)?6) O que faz para se diferenciar/destacar dentre os profissionais farmacêuticos?7) Que conselho daria para quem está concluindo a graduação de farmácia?8) Tem alguma área de atuação que nunca atuou, mas que gostaria, ou ainda pretende atuar?9) Como/ onde você se vê atuando daqui 5 anos?10) Caso pudesse escolher outra profissão, qual você gostaria de ter? Por quê? Ver conteúdo
O QUE DEVE SER FEITO NESTA ATIVIDADE? Diante do exposto, a atividade consiste em entrevistar um farmacêutico atuante, ou seja, que tenha um registro no conselho ativo, e cuja principal fonte de renda pessoal seja proveniente desta atuação. Pode ser um profissional da área da farmácia de qualquer habilitação, que cumpra com as exigências citadas anteriormente (CRF ativo e que a profissão seja a principal fonte de renda). A proposta desta atividade é que você compreenda a trajetória e os anseios deste profissional. Ver conteúdo
De acordo com esta resolução, as linhas de atuação que agrupam as especialidades farmacêuticas são: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública; toxicologia (CFF, 2013). Ver conteúdo
CONTEXTUALIZAÇÃO O curso de farmácia possui um currículo tão heterogêneo e diversificado (envolve conhecimentos de Ciências Exatas e da Terra/ Biológicas/ Saúde/ Sociais Aplicadas/ Humanas e, até mesmo, um pouco das Engenharias) que permite ao profissional farmacêutico competências e habilidades para atuar em várias frentes de trabalho (PEREIRA, 2023). A Farmácia é uma profissão milenar e ao longo de sua trajetória passou por crises e mudanças (determinados pelos diferentes cenários políticos, econômicos e sociais). No Brasil, atualmente, a profissão farmacêutica vive uma intensa reestruturação, envolvendo a formação e a prática dos profissionais da saúde em favor do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas. Diante dessas mudanças, o farmacêutico está apto a desempenhar suas funções com qualidade, nas 131 especialidades distribuídas em 10 áreas de atuação regulamentadas pela Resolução/CFF nº 572/2013 (SERAFIN, 2015). Ver conteúdo
MAPA DE INTRODUÇÃO À PROFISSÃO FARMACÊUTICA Estudante, seja bem-vindo à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Introdução à Profissão Farmacêutica! Instruções iniciais – Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”. Siga todas as instruções constantes nesse modelo. – Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que foi disponibilizado na “Sala do Café”. Ver conteúdo
Considere então que você inicia os atendimentos com a Sra. Euclídia: descreva quais são suas ações em cada uma dessas etapas (pré-contempação, contemplação, preparação, ação e manutenção). Ver conteúdo
Estágio 5 – manutenção: a pessoa continua a obter bons resultados e passa a agir, de forma preventiva, para conseguir alcançar o objetivo final.QUEBRAAh, é importante considerar que, de acordo com esse modelo, as pessoas não passam de um estágio a outro de maneira progressiva, linear, mas passam por momentos de avanços e retrocessos, até completar a mudança de maneira consistente. Assim, nosso jovem pode estar em uma determinada etapa e passar pro algum processo de recaída ou desistência, o que não significa fracasso do processo terapêutico, mas uma oportunidade de aprendizagem e reavaliação das estratégias. QUEBRASuponha que você já esteja formado(a), e atue como enfermeiro(a) em uma Unidade Básica de Saúde. Entre seus atendimentos, surge Dona Euclídia, uma senhora de 63 anos que mora sozinha, tem uma renda de um salário mínimo, e que procura constantemente o serviço de saúde para consultas relativas a dores pelo corpo. Tem hipertensão, mas nenhum outro diagnóstico. Você nota que ela procura o serviço muitas vezes queixosa, chorosa, e que exibe melhora a partir da conversa contigo. A equipe já tentou realizar orientações para atividades físicas e participar de algum serviço de convivência para pessoas idosas, mas ela sempre colocou obstáculos diante desses encaminhamentos.Compreendendo os estágios de mudança, você não classifica a idosa simplesmente como "não adere ao tratamento ou aos encaminhamentos", mas entende que ela se encontra muito provavelmente no Estágio 2, contemplação, pois ela tem ciência dos problemas de saúde, na medida em que procura a UBS constantemente, mas ainda não se engajou na mudança. Ver conteúdo
Estágio 4 – ação: a pessoa se engaja e se compromete, a fim de alterar o próprio estilo de vida. Ver conteúdo
Estágio 3 – preparação: a pessoa manifesta intenção de mudar o comportamento, mas não consegue efetivar. Ver conteúdo
Estágio 2 – contemplação: a pessoa está ciente de que tem um problema, mas não tem a intenção imediata de mudar os próprios hábitos. Ver conteúdo
Modificar seus hábitos, costumes e estilo de vida em prol da saúde pode não ser uma tarefa fácil. Afinal, comportamentos que adquirimos durante anos, mesmo que nos façam mal – como, por exemplo, o sedentarismo, uso abusivo de alguma substância ou alimentação hipercalórica – não se transformam da noite para o dia, e exigem um trabalho psíquico para que possam ser alterados, substituídos.Para compreendermos os processo de mudança em saúde, um modelo de compreensão que pode ser bastante útil para você, futuro(a) enfermeiro(a), consiste no Modelo dos Estágios de Mudança ou Modelo Transteórico proposto por Prochaska e DiClemente. Neste modelo, a mudança de comportamentos em saúde passa por cinco estágios, como descrevemos a seguir: QUEBRAEstágio 1- pré-contemplação: a pessoa não apresenta uma intenção séria de mudar o próprio comportamento, e, em muitos casos, nem acredita que tenha um problema. Ver conteúdo
Etapa 1: realizar a leitura da técnica do procedimento da via subcutânea de administração de medicamentos, indicada nos livros do Plano de ensino da disciplina (constantes na Minha biblioteca: Studeo – biblioteca – minha biblioteca). a) CARMAGNANI, M. I. S. et al. Procedimentos de Enfermagem: guia prático. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. E-book.b) POTTER, P. Fundamentos de enfermagem. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2018. E-book.c) PERRY, A. G.; POTTER, P. A. Guia completo de procedimentos e competências de enfermagem. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021. E-book. QUEBRAEtapa 2: você deverá utilizar um boneco de plástico que contenha os membros do corpo humano (exemplo: bárbie, ken, Suzi). Indicar no corpo do boneco as regiões (locais) na face anterior e posterior, destinadas à aplicação da via subcutânea. Você pode utilizar diversos materiais, como fita adesiva, pintura com canetinha, tinta, o material que tiver disponível). QUEBRAEtapa 3: organize o roteiro da atividade, inserindo a descrição:a) Objetivo do procedimento.b) Materiais.c) Indicar os nomes das regiões (locais) nas faces anterior e posterior do boneco.d) Cuidados de enfermagem na realização do procedimento. QUEBRAEtapa 4: para o envio da atividade, utilize o formulário padrão do M.A.P.A., disponível na pasta material da disciplina dentro do Studeo.Inserir no formulário três fotos seguindo a ordem das Etapas 2 e 3, sendo a última foto no formato de selfie, segurando o boneco. Ver conteúdo
Nessa atividade, você simulará a realização da administração de medicamento por via subcutânea (SC). Para isso, siga as etapas a seguir: Ver conteúdo
Método de Avaliação Prática de Aprendizagem (M.A.P.A.) Para proporcionar um cuidado de alta qualidade, o enfermeiro deve possuir habilidades e conhecimentos sobre procedimentos básicos usualmente realizados nos serviços hospitalares e domiciliares. Para além do desenvolvimento simulado da habilidade, o profissional deve dominar a comunicação necessária para educar as pessoas e a sua equipe de saúde composta de técnicos e auxiliares de enfermagem. Além disso, a administração de medicamentos pelo enfermeiro visa à redução de danos às pessoas, visando à segurança e eficácia no tratamento farmacológico. Ver conteúdo
3- Levando em consideração suas respostas anteriores, qual o pré-diagnóstico com relação ao paciente: hipertensão, hipotensão ou pressão arterial normal? JUSTIFIQUE sua resposta. OBS.: Utilize seu livro de Fisiologia Humana e demais referências sobre a fisiologia na Minha Biblioteca. Ver conteúdo
2- a) Dos valores pressóricos apresentados pelo indivíduo, qual é a SÍSTOLE e qual é a DIÁSTOLE? b) EXPLIQUE o que é cada um destes termos. c) DESCREVA como acontece o ciclo cardíaco. Ver conteúdo
DESENVOLVENDO A ATIVIDADE: Em relação ao caso: 1- Quais são os valores normais para pressão arterial para homens e mulheres? DESCREVA as recomendações para a aferição da pressão arterial. Ver conteúdo
CASO CLÍNICO. Entendendo a pressão arterial. Indivíduo do sexo masculino de 62 anos, ao passar pela triagem no hospital, apresentou os valores da pressão arterial de 150 mmhg / 100 mmHg. Além disso, relatou sentir palpitações e visão embaçada, e que esses sintomas são comuns, e costumam aparecer quase diariamente. Outro ponto relatado pelo paciente é que ele possui aparelho de pressão arterial, e que sua pressão é constante em 140 mmHg/ 90 mmHg. Ver conteúdo
CARO(A) ESTUDANTE! Seja bem-vindo(a) à atividade de MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Fisiologia Humana. CONTEXTUALIZAÇÃO Analise o caso abaixo: Ver conteúdo