Após a leitura do fragmento de texto anterior, cite todos os 12 elementos do processo de comunicação, apresentados no livro da disciplina. Em seguida, escolha seis desses elementos que você considera os mais importantes para o processo de comunicação e descreva-os, conforme o disposto no livro. Ver conteúdo
Considere que o principal objetivo da linguagem é transmitir uma informação para um ou mais sujeitos. Para que essa comunicação ocorra, é necessário que haja compreensão dos elementos que fazem parte do processo comunicativo. Esses atos comunicativos podem acontecer com alguma intenção, seja ela explícita ou não. Ver conteúdo
Os elementos da comunicação foram evoluindo ao longo dos tempos e por meio de estudos. O primeiro foi proposto pelo filósofo Aristóteles (século IV a.C.), que apresentou um modelo básico. Este diz que, para comunicar, é preciso que exista alguém para transmitir a alguém um conteúdo, ou seja, três elementos: o emissor, o receptor e o conteúdo. Para Sousa (2006 apud SANGALETTI, 2019), todos os modelos são incompletos e imperfeitos, pois se tratam de reconstruções intelectuais e imaginativas da realidade. Ver conteúdo
4) Por fim, responda a Pedro Paulo, fundamentando com a legislação competente (CLT), qual é o tempo mínimo de descanso entre uma jornada e outra de serviço. Ver conteúdo
3) Pedro Paulo está com casamento agendado para 60 (sessenta) dias, diante disso ele questiona se existe algum tipo de benefício legal que lhe proporcionaria se ausentar do trabalho sem qualquer prejuízo de sua remuneração. Explique se existe essa possibilidade e qual é o artigo da CLT que trata sobre este tema. Ver conteúdo
2) Pedro Paulo terá uma jornada de trabalho diária de 08:00h, de acordo com as normas previstas na CLT, qual será o tempo de intervalo intrajornada de Pedro Paulo? Explique. Ver conteúdo
1) De acordo com as normas previstas na CLT é possível conceder as férias para Pedro Paulo de forma fracionada? Caso não seja possível, explique qual seria uma alternativa para essa concessão em favor do funcionário. Ver conteúdo
Pedro Paulo está sendo contratado para trabalhar na Concessionária Carro Bom para atuar como vendedor. Seu regime de trabalho será regido pelas normas presentes na CLT, cumprindo uma jornada de trabalho de 40h semanais. No momento da assinatura do contrato, Pedro Paulo lhe questiona a fim de sanar algumas dúvidas sobre temas relacionados a férias, intervalo para alimentação, ausência justificada e intervalo interjornada. Ver conteúdo
CONCEITUALIZAÇÃO: O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras e projetos de ensino, poderão te auxiliar na realização dessa atividade. Ver conteúdo
EXPERIMENTAÇÃO: A relação de emprego é um vínculo jurídico estabelecido entre um empregador e um empregado, no qual o empregado se compromete a prestar serviços de forma subordinada e contínua ao empregador em troca de uma remuneração, sendo uma das formas mais comuns de inserção no mercado de trabalho, e é fundamental para o funcionamento das organizações e para a economia como um todo. Ver conteúdo
SIGNIFICAÇÃO: Desta forma, para fazermos uma análise crítica desta legislação, é importante que se tenha um conhecimento técnico sobre o tema, ainda mais quando estamos realizando estes debates em ambiente acadêmico, pois, o conhecimento desempenha um papel fundamental na formação de julgamentos e na tomada de decisões conscientes, formando assim julgamentos sólidos em um mundo onde a informação pode ser abundante e muitas vezes extremamente superficial. Ver conteúdo
PROBLEMATIZAÇÃO: A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um conjunto de normas que regula as relações de trabalho no Brasil, tendo sido criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, durante o governo do então presidente Getúlio Vargas. A CLT teve como objetivo principal unificar e consolidar a legislação trabalhista do país, estabelecendo os direitos e deveres tanto dos empregados quanto dos empregadores, abordando uma ampla gama de temas relacionados ao trabalho, como jornada de trabalho, férias, salário mínimo, FGTS, direitos sindicais, segurança do trabalho, entre outros. A CLT é uma das principais referências legais no Brasil quando se trata de direito do trabalho, e suas disposições são aplicáveis a todas as relações de trabalho regidas pela legislação brasileira. Ver conteúdo
1) De início, cite e explique 01 (um) dos princípios que regem o Direito Coletivo do Trabalho. 2) Por derradeiro, com base nas suas experiências, a atuação do sindicato é benéfica ou maléfica ao empregado. Explique. Ver conteúdo
AÇÃO/AVALIAÇÃO: O Direito Coletivo do Trabalho busca equilibrar os interesses das partes envolvidas, promovendo a negociação de condições de trabalho justas e equitativas para os trabalhadores, ao mesmo tempo, em que respeita a autonomia da vontade das empresas, sendo as convenções coletivas e os acordos coletivos instrumentos fundamentais nesse contexto, estabelecendo direitos e deveres para ambas as partes e contribuindo para a paz social no ambiente de trabalho. Ver conteúdo
CONCEITUALIZAÇÃO: O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras e projetos de ensino, poderão te auxiliar na realização dessa atividade. Ver conteúdo
Assim, conhecer o funcionamento destas organizações é importante para o dia a dia do futuro profissional. Ver conteúdo
No que tange essa relação, como abordado acima, os sujeitos que integram os debates deixam de ser os empregados e empregadores, passando a ser os Sindicatos laborais e patronais. Ver conteúdo
EXPERIMENTAÇÃO: O Direito do Trabalho é um dos ramos do direito privado mais importantes para a sociedade, sendo responsável por regular a relação jurídica entre trabalhadores e empregadores, baseado nos princípios e leis trabalhistas. Ver conteúdo
SIGNIFICAÇÃO: Ao profissional de todas as áreas do mercado contemporâneo é exigido um conhecimento multidisciplinar, ou seja, nos dias atuais, é insuficiente para o profissional dominar apenas as peculiaridades específicas de sua área de atuação, sendo crucial possuir conhecimentos em áreas como contabilidade, legislação e sua aplicação prática, finanças, logística, entre outras. Essa abrangência de competências é essencial para uma atuação eficaz e adaptável às exigências do mercado e das organizações. Ver conteúdo
O Direito Individual refere-se às normas que pautam a relação individual de trabalho, logo os sujeitos deste sub-ramo são: empregado e empregador. Por sua vez, no Direito Coletivo existe uma mudança de sujeitos, visto que agora as partes são os Sindicatos de Trabalhadores e Sindicatos Patronais ou Empresariais, e não mais os empregadores e trabalhadores, tendo como finalidade os direitos coletivos de categorias de trabalho Ver conteúdo
PROBLEMATIZAÇÃO: No campo do direito do trabalho, existem dois tipos principais, embora não sejam os únicos, de relações jurídicas: as relações coletivas e as relações individuais de trabalho. Essas relações sociais são reguladas pelo Direito e se distinguem pelos sujeitos envolvidos e pelos interesses que as definem. Ver conteúdo
2. Aplicando os princípios do Design Thinking, descreva um programa de integração de novos funcionários, mais eficaz e envolvente para a empresa ABC, considerando as necessidades e expectativas dos novos contratados, bem como os objetivos e valores da organização. Ver conteúdo
1. Compreenda os princípios básicos do Design Thinking e explique os três estágios do processo: Imersão, Ideação e Prototipagem. Ver conteúdo
Compreensão das necessidades e expectativas dos novos funcionários durante o processo de integração. – Identificação das lacunas no programa de integração atual. – Propostas criativas para melhorar o processo de integração, incluindo atividades, recursos e suportes. Ver conteúdo
ETAPA 2 – EXPERIMENTAÇÃO Leia com atenção o caso hipotético a seguir. Contexto: A empresa ABC está enfrentando desafios na integração de novos funcionários. Embora tenham um programa de integração em vigor, os feedbacks dos novos contratados indicam que o processo atual não é tão eficaz quanto poderia ser. Muitos novos funcionários se sentem perdidos nos primeiros dias, relatam dificuldades em entender a cultura da empresa e têm problemas para se conectar com colegas de equipe. Descrição do Problema: O programa de integração atual da empresa não está proporcionando uma transição suave para os novos funcionários, resultando em baixa produtividade inicial, aumento do tempo necessário para alcançar o desempenho máximo e maior rotatividade nos primeiros meses de emprego. Ver conteúdo
ETAPA 1 – CONTEXTUALIZAÇÃO “Design Thinking na Resolução dos Desafios de Recursos Humanos.” O objetivo desta atividade é permitir que você, aluno (a), aplique os princípios e processos do Design Thinking para resolver desafios na área de Recursos Humanos, em atuação como consultor (a), na identificação de problemas, desenvolvimento de soluções criativas e prototipagem de possíveis soluções. Ver conteúdo
Apresente uma ação que viabilize a transformação do conhecimento tácito em explícito no contexto organizacional; e discorra sobre a importância de implementar técnicas ou ferramentas que garantam um ciclo saudável de disseminação/compartilhamento de conhecimento. Ver conteúdo
Propriedades do Conhecimento Explícito – Capacidade de disseminar, reproduzir, acessar e voltar a aplicar durante todo o processo da organização. – Capacidade de ensinar e treinar. Capacidade de organizar, sistematizar para traduzir uma visão, declaração, funcionamento e orientações. – A transferência de conhecimentos por meio de produtos, serviços e processos documentados. Fonte: “Gestão do Conhecimento Organizacional” (DALKIR, 2011, p. 8) Considerando os tipos de conhecimento Tácito e Explícito, sua tarefa nesta atividade é a seguinte: Ver conteúdo
ETAPA 3: Após a entrevista simulada, você deverá escrever em formato de Relatório, no campo específico do Formulário Padrão, os seguintes itens: – Um feedback construtivo ao(à) candidato(a) entrevistado(a), destacando os pontos fortes e pontos de melhoria observadas durante a interação. – Reflexões sobre sua própria performance enquanto selecionador/entrevistador, apontando pontos fortes e pontos de melhoria em relação às técnicas utilizadas e ao processo de comunicação. Ver conteúdo
Orientações Gerais Etapa 2: – Vale reforçar aqui que, para fins de realização e gravação da sua Entrevista Simulada, você deverá escolher apenas uma das quatro perguntas sugeridas (entre os itens A e D) das Informações Gerais. – Nesta etapa, você poderá optar por qualquer ferramenta ou plataforma para gravar a sua entrevista, porém, após a gravação, o vídeo deverá ser submetido no YouTube (no modo “Não Listado”) e o link de acesso ao vídeo deverá ser inserido no Formulário Padrão. Ver conteúdo