Você pode acrescentar mais informações no material, no entanto será considerado no mínimo os três itens mencionados anteriormente. Como apoio, utilize as orientações dos folders informativos elaborados pela UNICEF, com o título "SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES E JOVENS"; e pelo Ministério da Saúde, chamado de “GUIA DE SAÚDE MENTAL PARA ADOLESCENTES”. Os dois folders estarão disponíveis na pasta Material da Disciplina, mas é proibido plágio! O seu material deverá ter no máximo três (3) páginas e inseridas no Formulário Padrão do MAPA e em boa qualidade. ATENÇÃO: o material NÃO não será divulgado nas redes sociais. Planejamento do material educativo Elaborar o planejamento de uma atividade educativa em saúde com os estudantes do colégio conforme o tema "Ansiedade na Adolescência". Selecionar uma estratégia lúdica para captar a atenção dos alunos e engajá-los nessa temática tão importante. São exemplos: palestra, roda de conversa, passeios, ou qualquer outra. Preencher o planejamento considerando: – Onde ocorrerá a atividade? – Quantos alunos participarão? – Qual a estratégia escolhida? – Quais temas serão abordados durante a atividade? – Qual o objetivo a ser alcançado com a atividade proposta? Ver conteúdo
Para isso, vamos à atividade a ser elaborada: Desenvolvimento de material educativo no modelo de cartilha com a temática: "Ansiedade na Adolescência". Para elaborar o seu material, utilize recursos tecnológicos como apoio, como por exemplo: Canva, Paint, Power Point, Word ou outra ferramenta. Considere os itens obrigatórios no material: – O que é ansiedade? – Quando as tecnologias (uso de telas pelo celular, computador, tablet e outros) podem ajudar e quando elas podem prejudicar a saúde mental? – Atitudes que melhoram a saúde mental. Ver conteúdo
Você é enfermeiro de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um município. A diretora de um colégio público solicita o apoio da UBS para realizar uma educação em saúde com os alunos do oitavo ano matriculados no colégio. Ela relata que essa turma vem apresentando diversos alunos com sintomas de ansiedade, e que alguns já receberam o diagnóstico médico de TAG. Os professores e pais estão preocupados com essa situação e vêm elaborando estratégias para atuarem nessa realidade. Após uma reunião de pais e mestres, foi levantado a sugestão do apoio da UBS na realização de educações em saúde para os alunos na área de Saúde Mental com enfoque no controle da ansiedade. Assim, para poder atender à solicitação da diretora do colégio, você deve elaborar duas estratégias para educação em saúde com os alunos da turma do oitavo ano do colégio. Ver conteúdo
Olá, estudante! Sintomas de ansiedade e transtorno de ansiedade generalizada (TAG) são comuns na adolescência, e é papel do enfermeiro elaborar estratégias para diminuição dos casos nas comunidades em que esse profissional está inserido. O enfermeiro pode atuar como um ator na identificação de problemas de saúde mental, frequentes nas comunidades, e elaborar, em conjunto com a equipe multiprofissional, ações que visam à educação em saúde sobre a temática. Sabendo dessas informações, considere a seguinte situação hipotética: Ver conteúdo
QUESTÃO 3 A aplicação do processo de enfermagem em condições endócrino-metabólicas desempenha um papel crucial na assistência de enfermagem, visto que essas condições frequentemente requerem cuidados complexos e abordagens personalizadas. Para essa questão você deve realizar a leitura sobre o processo de enfermagem em condições endócrino-metabólicas no seu livro da disciplina e ler sobre os processos de enfermagem na Resolução do COFEN Nº 736 de 17 de janeiro de 2024 QUEBRA – INDICAR as cinco etapas do processo de enfermagem e em seguida explique a importância da aplicação de cada uma das etapas no cuidado de enfermagem. Ver conteúdo
QUESTÃO 2 – CITAR quatro fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes Mellitus tipo 2. Ver conteúdo
Sendo assim, leia os itens a seguir com bastante atenção e responda: QUESTÃO 1 – CITAR cinco sinais e sintomas presentes na Diabetes Mellitus tipo 2, utilizando a terminologia e termos técnicos em enfermagem, e em seguida EXPLICAR o significado de cada um dos termos citados. Ver conteúdo
Com base nessas informações, é importante que o estudante de enfermagem saiba identificar os fatores de risco e sinais e sintomas para o desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo 2. Para responder à questão 1 e 2 sugerimos a leitura das Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes disponível na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA. Ver conteúdo
O Diabetes Mellitus (DM) é uma condição metabólica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose na corrente sanguínea. Esse aumento resulta da deficiência na produção ou ação da insulina pelo pâncreas, ou ainda da resistência das células à ação desse hormônio. O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), uma das doenças endócrino-metabólicas mais prevalentes em todo o mundo, é uma condição de extrema relevância para estudantes de enfermagem entenderem em profundidade. Vários fatores de risco estão associados ao DM2, e tratamento é multidimensional. Ver conteúdo
Tire uma foto sua segurando a boneca com o uniforme produzido e insira a imagem no formulário; Redigir um texto dissertativo com no mínimo 10 linhas e no máximo 20 linhas, explicando o contexto histórico do uniforme e o símbolo da lâmpada, utilizados pela Florence, e a sua representatividade no mundo atual e contemporaneo. Mas, não esqueça de citar a fonte do material pesquisado. Se tiver rede social e quiser compartilhar a sua obra criativa, nos marque no Capriche na sua obra de arte!! Ver conteúdo
Olá, estudante! Na atividade M. A. P. A., propomos exercitar o seu lado criativo, além de reconhecer a representação da protagonista da Enfermagem, a Florence Nightingale! Em comemoração ao dia do profissional da Enfermagem (12 de maio), a nossa proposta é que você reproduza a vestimenta indumentária da Florence. Disponibilizamos um modelo do uniforme, conhecido como indumentária, e nessa atividade, te convidamos a reproduzir o uniforme no tamanho de uma boneca do modelo "barbie", "Suzi" ou outra. Você pode escolher outro modelo do seu uniforme, para isso assista o vídeo com os modelos a seguir: Para o registro da Atividade MAPA: Acesse o formulário padrão do MAPA no Studeo; Ver conteúdo
QUESTÃO 2 CITAR os dois tipos de monitorização hemodinâmica invasiva utilizados na Unidade de Terapia Intensiva. Ver conteúdo
QUESTÃO 1 Nessa questão você terá que CITAR os cinco dados gerais que fazem parte da monitorização hemodinâmica não invasiva, e INDICAR a técnica de aferição de cada um desses dados, os parâmetros normais de cada um desses dados e as condutas de enfermagem para os valores anormais de cada um desses dados. Ver conteúdo
A finalidade da vigilância hemodinâmica contínua no paciente grave é avaliar a eficácia do planejamento terapêutico previsto, buscando dados de melhora clínica, e reconhecer as possíveis complicações do estado hemodinâmico do paciente, possibilitando intervenções em tempo hábil. A primeira escolha de monitorização na UTI é a não invasiva, por conferir menos riscos ao paciente, ser de fácil manuseio e ter menor custo. A monitorização hemodinâmica invasiva é amplamente utilizada nas unidades de terapia intensiva e tem papel fundamental em pacientes críticos. Ela é utilizada tanto para diagnóstico quanto para definição terapêutica, prevenção de agravos durante a internação e prevenção de alterações hemodinâmicas graves nos pacientes graves. Ver conteúdo
2.1 Diante disso, REALIZE A DETERMINAÇÃO dos parâmetros químicos, utilizando a tira reativa, na mesma amostra utilizada no item 1, e DESCREVA os valores encontrados na tabela, disponibilizada no modelo de resposta: Fonte: o autor.2.2 FOTOGRAFE a tira reativa utilizada na determinação do item 2.1, ao lado do frasco com padrão de referência e ANEXE a foto no modelo de resposta padrão. 3. SEDIMENTOSCOPIA A obtenção do sedimento urinário é realizada somente após a leitura dos parâmetros físicos e químicos da urina. A análise é precedida de centrifugação, para que haja a separação física dos componentes da urina de acordo com a sua densidade. A análise microscópica é muito importante, pois complementa os dados obtidos na análise física e química, em que os elementos sólidos, como hemácias, leucócitos, células epiteliais, bactérias e cristais, podem ser avaliados e identificados com mais cautela. Cada achado possui morfologia característica e contribui para identificação de condições patológicas (Rubin, 2023). Fonte: RUBIN, F. H. Citopatologia e Uroanálise. Fabiane Horbach Rubin. Indaial, SC: Arqué, 2023. p. 66-85. ATENÇÃO! Instruções para a realização do Item 3:- A execução dos Itens 3 NÃO está vinculada ao encontro prático presencial no polo.- Para as respostas dos itens 3 (3.1, 3.2 e 3.3), você precisará analisar as imagens abaixo e aplicar os conhecimentos teóricos referente ao conteúdo da disciplina. 3.1) Observe as Imagens A e B e responda:Fonte: o autor. A. Qual cristal é observado nas setas vermelhas?B. Qual cristal é observado nas setas azuis?C. Considerando os cristais identificados nas imagens, em qual pH urinário eles (os cristais) podem ser encontrados?D. A presença destes cristais urinários, em baixas concentrações, é fisiológico ou patológico? Justifique sua resposta. 3.2) Observe a imagem a seguir:Fonte: o autor. Analise os elementos celulares apontados pelas setas (vermelha, azul e roxa) e RESPONDA: A) Quais elementos celulares são observados?B) Os elementos apontados nas setas (vermelha, azul e roxa) presentes na imagem, em baixas concentrações, indicam alterações urinárias? Justifique sua resposta. 3.3) Observe a imagem abaixo e RESPONDA: Fonte: o autor. A) Quais são os elementos celulares identificados pelas setas? B) De acordo com a imagem, é possível que o paciente esteja apresentando alguma patologia? Justifique sua resposta, CITANDO pelo menos UM parâmtero químico se relaciona com este achado clínico. ALGUMAS ORIENTAÇÕES FINAIS Sobre o arquivo a ser enviado: O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito. SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO. A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça tudo com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto. Problemas frequentes a evitar: → Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado. → Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades. → Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex: MAPA_CitoUro_Maria.pdf. Como enviar o seu arquivo: → Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade, ou arrastar o arquivo até ela. → Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Ver conteúdo
ITEM 1 – ASPECTOS FÍSICOS DA URINA1.1- IDENTIFIQUE a amostra com a data da execução da prática, FOTOGRAFE e ANEXE no modelo de resposta, no local indicado.1.2 – De acordo com a amostra escolhida, previamente identificada e fotografada, DETERMINE os parâmetros físicos a seguir:a) Cor:b) Aspecto:c) Volume: ITEM 2 – ASPECTOS QUÍMICOS DA URINAPara a determinação dos parâmetros químicos de urina, faz-se necessário o uso da tira reativa, com posterior comparação com os valores de referência disponíveis no frasco. Ver conteúdo
DESENVOLVENDO O TRABALHO Nos laboratórios clínicos, os exames de urina são um dos mais solicitados pelos médicos, pois permitem acompanhar a condição de saúde dos pacientes, além de ser um exame rápido e de simples execução. Portanto, vamos praticar? Instruções para realização dos itens 1 e 2: – Para a execução desta técnica você utilizará UMA AMOSTRA DE URINA DISPONÍVEL NO seu polo no DIA DO ENCONTRO PRÁTICO “Exame Físico e Químico de Urina”. – Leia com antecedência as informações sobre a prática correspondente no MDD (Material Didático Digital), que estará disponível no fórum da disciplina. Seguindo as instruções acima, responda às questões propostas: Ver conteúdo
A análise da urina pode ser feita considerando suas características físicas (cor, aspecto, cheiro etc.), composição bioquímica (pH, densidade, presença de glicose, proteínas, corpos cetônicos etc.), e pesquisa microscópica (sedimentoscopia). O exame simples de urina do tipo I pode oferecer informações importantes e decisivas sobre muitas enfermidades. Portanto, o laboratório clínico desempenha um papel crucial no estabelecimento do diagnóstico, tratamento e prognóstico dessas patologias (Rubin, 2023). Ver conteúdo
MAPA DE CITOPATOLOGIA E UROANÁLISE Olá, estudante! Seja bem-vindo à atividade de M.A.P.A. (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Citopatologia e Uroanálise. Instruções iniciais:1. Utilize o modelo de M.A.P.A. padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em "Material da Disciplina". Siga todas as instruções constantes neste modelo.2. Assista ao vídeo com as instruções para a realização do M.A.P.A., que estará na "Sala do Café".3. ATENÇÃO!Os itens 1 e 2 desta atividade serão realizados no Encontro Prático Presencial, da disciplina de Citopatologia e Uroanálise – Aula 1: Exame Físico e Químico de Urina, previsto para ocorrer na semana 2 do módulo, mediante agendamento em seu Studeo.Fique atento aos comunicados de agendamento dos encontros práticos. Caso tenha dificuldades, entrar em contato pelo Fale com o Mediador. QUEBRA CONTEXTUALIZAÇÃO A urina é uma das principais vias de excreção do organismo e sua análise pode oferecer informações importantes sobre o estado fisiológico do paciente, sobre a presença e a evolução de doenças sistêmicas, sobre a avaliação de certos tratamentos e sobre o estado funcional dos rins e das vias urinárias, bem como alguns distúrbios renais, extrarenais e do trato urinário, doenças sistêmicas, metabólicas, hepatobiliares, desordens hemolítcas, doenças linfoproliferativas, diabetes mellitus, diabetes insípido e acidose metabólica. Ver conteúdo
Com base nas informações, responda a atividade em forma de relatório, de acordo com as instruções expostas. ALGUMAS ORIENTAÇÕES FINAIS Sobre o arquivo a ser enviado: O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito. Ver conteúdo
2) Explique como estes problemas podem afetar a fertilização. 3) Sugira abordagem de tratamentos ou técnicas de reprodução assistida que poderiam ser recomendadas para Rafaela e Fernando. Ver conteúdo
Instrução para a resolução da atividade MAPA: Leia atentamente o estudo de caso fornecido e RESPONDA: 1) Identifique e relacione os problemas relatados aos conceitos sobre a oogênese, espermatogênese e controle hormonal. Ver conteúdo
Descrição do caso: Rafaela e Fernando estão casados há 5 anos e há 2 anos tentam engravidar naturalmente. O casal procura ajuda médica para investigação dos possíveis problemas relacionados. Rafaela tem 32 anos, e após investigação por exames de imagens, constatou-se que seus ovários não apresentavam corpo lúteo. Fernando, de 37 anos, após investigação seminal, verificou-se a quantidade de 9 milhões de espermatozoides. Além disso, os exames clínicos de Fernando demonstraram baixos níveis de testosterona. Ver conteúdo
DESENVOLVENDO O TRABALHO Utilizando os conhecimentos adquiridos no livro didático e nas aulas sobre oogênese, espermatogênese e controle hormonal em contextos clínicos reais de reprodução humana assistida, analise o caso a seguir. Ver conteúdo
CONTEXTUALIZAÇÃO “Para compreender como ocorre a reprodução humana é preciso saber como dois importantes integrantes desse processo são formados: o gameta masculino (espermatozoide) e o gameta feminino (óvulo). Ambos são originados durante a gametogênese". Ver conteúdo
MAPA DE BIOTECNOLOGIA E REPRODUÇÃO HUMANA Olá, estudante! Seja bem-vindo à atividade de M.A.P.A. (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Biotecnologia e Reprodução Humana. Instruções iniciais: Utilize o modelo de M.A.P.A. padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em "Material da Disciplina". Siga todas as instruções constantes neste modelo. Assista ao vídeo com as instruções para a realização do M.A.P.A., que estará na "Sala do Café". Ver conteúdo
AVISO IMPORTANTE Obs: para ajudá-los nesse processo de identificação de esfregaços, orientamos acessar os links abaixo e o nosso LABORATÓRIOS -> LABORATÓRIO VIRTUAL -> HEMATOLOGIA CLÍNICA disponível na coluna à esquerda do seu studeo. ORIENTAÇÕES FINAIS Sobre o arquivo a ser enviado: O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "MAPA" desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desse Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito. SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO (arquivo único). SE VOCÊ TIROU FOTOS, SE TEM OUTROS TIPOS DE REGISTROS PARA ANEXAR, INSIRA TODAS AS INFORMAÇÕES DENTRO DO MODELO DE MAPA. Como enviar o seu arquivo: → Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela. → Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir. Problemas frequentes a evitar: → Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado. → Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades (clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF). → Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplo: MAPA_avaliacaoediagnostico_PedroSilva.pdf. Ver conteúdo
3.a) IDENTIFIQUE qual a alteração presente na figura 4 e APONTE o que pode-se reconhecer sobre a identificação dessa alteração em lâmina. Ver conteúdo
ETAPA 3 Algumas alterações são patognomônicas de algumas doenças, sendo esses achados indicadores de alguma doença e/ou alterações, como analistas é importante conhecer e reconhecer na prática clínica tais alterações, sendo assim, analise a Figura 4 e resposta às questões a seguir:Figura 4Fonte: o autor. Ver conteúdo
2.a) IDENTIFIQUE as alterações morfológicas, indicadas pelas setas, das hemácias 1 e 2 presentes nas figuras 2 e 3. Nesta questão, as alterações inclusivas e cromáticas são irrelevantes. Ver conteúdo