Pesquise em sites confiáveis propostas de jogo de tabuleiro e faça as adaptações necessárias para o conteúdo de frações. Poderá ser utilizado materiais recicláveis e considere a faixa etária da série que você escolher. No Formulário MAPA padrão você irá colocar as informações que são solicitadas e as imagens que comprovam a elaboração do jogo. Fotos do jogo. 1 Foto do jogo em construção e dos materiais utilizados. 1 Foto do jogo finalizado. Ver conteúdo
Com a leitura realizada e os vídeos assistidos é possível observar que os jogos são facilitadores da aprendizagem no ensino da matemática, tanto em em sala de aula como fora dela. Desta forma, a proposta dessa atividade MAPA é que você crie um jogo de tabuleiro que explore o conhecimento sobre as frações. Ver conteúdo
A proposta é que você aluno possa utilizar os conheimentos matemáticos para além dos livros didáticos, mas, como uma proposta pedagógica criativa. Antes de realizar sua atividade MAPA, assista aos seguintes vídeos: Ver conteúdo
Nos dias atuais o ensino da Matemática concebe os conhecimentos matemáticos como um saber vivo, dinâmico e construído historicamente para atender às necessidades sociais e teóricas. Nesta perspectiva a medida que os alunos percorrem pelo processo educacional, os mesmos têm acesso a modelos inovadores de conhecimentos, aprendem a desenvolver as próprias ideias, a testá-las, experimentam alternativas, obtêm informações, compartilham conhecimentos com outras pessoas disciplinas e geram ideias com base em suas experiências, além é claro de desenvolver-se como pensadores criativos. Em suma, o ensino da Matemática não pode ficar aquém das transformações de seu tempo e, por esse motivo, nossa atividade mapa se faz tão importante e necessária. Ver conteúdo
CAPÍTULO I – MARCO SITUACIONAL Observação: os itens abaixo deverão ser descritos em forma de texto 1. Organização da entidade escolar 1.1. Oferta de Ensino. O estabelecimento Oferta: Qual a idade dos alunos atendidos? O Atendimento é parcial ou integral? Há atendimento intermediário? Qual(is) o turno(s) de funcionamento? Oferta a Educação Especial? Em quais modalidades? 1.2. Histórico do Estabelecimento Descrever como se deu a criação do estabelecimento e as mudanças de nomenclatura ocasionadas pela oferta de ensino. Indicar na descrição os Decretos e Resoluções. Justificar a escolha do nome do estabelecimento e incluir breve biografia do patrono, caso a escolha tenha sido feita em homenagem a alguém. 1.3. Recursos Físicos Materiais e Humanos Qual o número de: • Turmas: • Alunos: • Professores: • Pedagogos/Coordenadores: • Funcionários: • Diretor Auxiliar: Ver conteúdo
Você deve fazer o preenchimento seguindo as informações expostas e preenchendo apenas o que for solicitado. As informações apresentadas não podem ser de dados já existentes em estabelecimentos oficiais. A instituição de ensino deverá ser Ensino Fundamental. Ver conteúdo
Foram selecionados três trechos que falam sobre o Projeto Político-Pedagógico – PPP, podemos identificar sua importância e necessidade no contexto escolar. Pensando neste documento, a proposta para você aluno, é desenvolver o PPP, em especial o Capítulo I – Marco Situacional, como proposta do MAPA, conforme os critérios expressos a seguir. Ver conteúdo
Texto 3 Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a uma determinada ruptura. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores (GADOTTI, 1994, p. 579). Ver conteúdo
Texto 2 A Constituição Federal de 1988, no artigo 206, e a LDB nº 9.394/1996, no artigo 14, estabelecem os princípios da gestão democrática na Educação pública e a participação de seus profissionais e da comunidade na elaboração do Projeto Pedagógico. A gestão democrática favorece o exercício da cidadania, e a escola o possibilita ao abrir espaços de participação e diálogo. A LDB normatiza o PPP como uma ação coletiva para a conquista da Educação de qualidade. Ela concretiza as normas que regulamentam os meios necessários para a garantia ao direito de aprendizagem de todos e cada um dos alunos, como o cumprimento dos dias letivos e das horas-aula, a recuperação para aqueles de menor rendimento e a participação nos horários de planejamento para desenvolver planos de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola. Ver conteúdo
Texto 1 PPP deve ser elaborado coletivamente partindo do diagnóstico do contexto escolar, por meio do qual se dará a definição das ações. Contudo, no cotidiano escolar, o principal desafio na elaboração desse documento é o envolvimento e a participação da comunidade educativa. Vale ressaltar que, por meio da participação, as pessoas avaliam as ações realizadas, propõem novos caminhos, partilham seus saberes e experiências, por isso, a importância de que haja realmente a participação de todos e que por essa razão é um processo inconcluso, ou seja, está sempre em construção (FILIPIM; PASQUINI, SOUZA, 2018, p. 82). Ver conteúdo
b) Após, faça uma análise reflexiva, por meio de um texto dissertativo, associando as principais características do período da História apresentado com o processo educacional nesse mesmo momento da História (15 a 20 linhas). Ver conteúdo
a) Considerando as informações do entrevistado, pesquise e cite à qual período da História do Brasil correspondem os dados apresentados em sua entrevista (exemplo: caso seu entrevistado relate sua idade escolar na década de 1970, você identificará que nesse momento estávamos na Ditadura Militar no Brasil). Ver conteúdo
c) Caso nunca tenha frequentado a escola, cite os motivos. Se frequentou, diga como foi este período para você. Quais as dificuldades encontradas, se desistiu no meio do caminho, se abandonou os estudos, e o porquê (é importante que o entrevistado diga o ano ou década em que ele estava em idade escolar). Ver conteúdo
1- Entreviste uma pessoa próxima a você (seu pai, sua mãe, um avô ou avó, tia, tio ou amigo) que tenha mais de 50 anos. Nessa entrevista você fará os questionamentos a seguir e registrará as respostas. Depois, deverá digitá-las no formulário da atividade MAPA: ENTREVISTA: a) Qual sua idade? b) Qual seu grau de escolaridade? Ver conteúdo
Algumas pessoas acreditam que há um grande distanciamento entre disciplinas consideradas “teóricas” e a nossa vida prática. No entanto, todas essas disciplinas, como a História e a Filosofia, não só fazem parte do nosso cotidiano, mas também nos ajudam a compreender os processos passados pela humanidade, para que nos tornássemos o que somos hoje. Além de tudo, somos agentes históricos, ou seja, estamos construindo e participando da construção da nossa História. O MAPA da disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação te ajudará a refletir sobre a inserção dessas disciplinas e seus conceitos em nossa vida prática. Ver conteúdo
3. Produzir um texto (mínimo de 15 e máximo de 20 linhas) explicando o Conceito Psicomotor identificado e as razões que levaram a essa constatação; como também justificar a escolha da atividade para alunos desta faixa etária. Ver conteúdo
2. Analisar a proposta de cada uma das atividades supracitadas, escolher uma delas que pode desenvolver as habilidades que as crianças apresentam dificuldades (de acordo com a faixa etária) e elaborar um plano de aula para a atividade escolhida contendo: a. Nome da atividade. b. Conceito psicomotor. c. Objetivos (dois). d. Desenvolvimento da atividade (descrever como será realizada). e. Recursos necessários. f. Avaliação. Ver conteúdo
1. Examinar as dificuldades apresentadas pelas crianças e identificar o conceito psicomotor que elas estão com maior dificuldade. Ver conteúdo
Imagine a situação hipotética na qual você, pedagogo formado, trabalha em uma Escola de Educação Infantil, com uma turma de crianças de cinco anos. No transcorrer das atividades propostas você verificou que as crianças apresentavam dificuldades para correr, saltar e subir escadas. Você procurou na internet algumas atividades que podem auxiliar no desenvolvimento destas habilidades, como: queimada, pular corda, jogar amarelinha, corrida de saco e circuito psicomotor. Diante disso, a sua atividade MAPA consiste em: Ver conteúdo
A partir dessa concepção, você elaborará um plano de aula em que trabalhará duas músicas de estilos musicais diferentes. 2ª Etapa: plano de aula Esse plano deve conter os seguintes itens: A. Nomes das músicas, autores e estilos musicais escolhidos: B. Objetivos da atividade (dois objetivos): C. Ações desenvolvidas (passo a passo da atividade; deixe claro quantas aulas serão necessárias para a realização da atividade, o que pretende trabalhar com os alunos): D. Resultados esperados (aponte o que pretende atingir com esse plano) Ver conteúdo
Depois de escrever o seu relato pessoal, coloque-se no lugar de um(a) professor(a) do Infantil 5 da Educação Infantil, alunos de 6 anos de idade, que trabalhará a musicalização com eles e o objetivo é “assegurar a igualdade de chances, para que toda criança possa ter acesso à música e possa educar-se musicalmente, qualquer que seja o ambiente sociocultural de que provenha.”, como afirma Mársico (1982, p.148). Ver conteúdo
1ª etapa: relato pessoal Para esse relato atente-se para essas informações: o texto deve ter de 10 a 15 linhas; citar o nome da música, banda/autor; explicar como essa música marcou a sua história positivamente e qual foi esse momento. Ver conteúdo
Agora é o seu momento de mostrar como a música é especial para você. Faça um relato pessoal contando qual música e qual momento é eternizado em sua memória, e como isso é marcante para você. Ver conteúdo
A música está em todo lugar, no ônibus que pegamos para ir trabalhar, no celular quando caminhamos, na televisão quando assistimos um show e em tantos outros momentos, pois ela é “uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Conforme dados antropológicos, as primeiras músicas foram usadas em rituais” (BRÉSCIA, 2003, p. 25). Ver conteúdo
AÇÃO Você foi contratado como consultor de marketing digital da Vic Beauté. Desta forma, precisa desenvolver uma campanha de lançamento da marca nas mídias sociais que tenha: 1. Objetivo (defina um objetivo para sua campanha); 2. Público-alvo (defina o público a ser atingido com a sua campanha); 3. Canais (você precisa destacar quais canais você utilizará para a divulgação da campanha e deverá justi-ficar sua escolha de canal ou canais); 4. Brand persona (crie uma persona para a marca utilizando o modelo de arquétipos); 5. Estratégia de conteúdo com calendário e editorial (utilize, como base, o framework de estratégia dispo-nibilizado no livro e lembre-se de utilizar o tripé de conteúdo – Conteúdo, Relacionamento e Dados); 6. Ação com influenciadores (justifique como será feita a ação com os influenciadores). Ver conteúdo
CONTEXTUALIZAÇÃO Os conceitos relacionados às estratégias e formatos para a elaboração de um planejamento digital, podem ser encontrados em nosso livro, assim como o framework (p. 29) para a elaboração do mapa. Ver conteúdo
O cenário é positivo para a criação e consolidação de novas marcas no mercado. Assim, como a marca Vic Beauté pode aproveitar este interesse do consumidor para despertar sua atenção nos novos produtos da sua linha? Como utilizar a influência da jornalista Vic Ceridono como uma criadora de conteúdo que é autori-dade no tema de beleza? Como utilizar a sua comunidade já estruturada, mas também conseguir criar uma nova para que a venda de seus produtos não fiquem 100% relacionados à imagem da jornalista, ampliando suas possibilidades de mercado e atuação? Ver conteúdo
EXPERIMENTAÇÃO Segundo um levantamento da Neotrust, tanto em 2020 quanto em 2021, a categoria de Beleza, Perfumaria e Saúde foi a segunda com o maior volume de vendas online. Durante o primeiro trimestre de 2021, a cate-goria somou 15,2% do total de pedidos, enquanto a campeã, Moda e Acessórios, teve 16,6%. Ver conteúdo
Segundo a diretora, ainda que as vendas aconteçam, neste primeiro momento via comércio eletrônico, há a vontade de expandir para um espaço físico com um potencial de relevância a longo prazo. Reforçando o desejo de expansão e estruturação no mercado. É importante ressaltar que sua nova linha de produtos não é uma parceria com uma outra marca já estrutu-rada ou estabelecida no mercado de produtos de beleza, mesmo com sua vasta experiência, a sua presença neste tipo de mercado ainda é recente. Ver conteúdo
REFLEXÃO A marca Vic Beauté já nasce com uma estrutura fortalecida pela imagem e influência da jornalista Vic Ceridono. Seu conhecimento profundo no mercado de beleza e a sua comunidade já estruturada, criam um cenário positivo para o sucesso de vendas de seus produtos. No entanto, até que ponto a influência da jor-nalista é suficiente para consolidação da sua marca em um mercado tão competitivo? Ver conteúdo