Com base no conteúdo estudado na disciplina, elabore um texto argumentativo (com no mínimo 15 e no máximo 20 linhas) diferenciando o nativismo do empirismo e explicando o motivo de, na atualidade, defender-se o desenvolvimento humano, sendo influenciado por ambas correntes filosóficas. Ver conteúdo
As habilidades motoras, cognitivas e psicossociais que apresentamos no decorrer de nossa vida são de ordem biológica ou social? Já nascemos com todas as competências e habilidades que apresentaremos ao longo da vida ou as adquirimos enquanto nos desenvolvemos? Estas questões evidenciam um aspecto importante para a compreensão do desenvolvimento humano e as diferentes teorias postuladas que contemplam como, quando e por qual motivo determinados eventos ocorrem no desenvolvimento dos indivíduos. Estamos falando da compreensão nativista ou empirista do desenvolvimento humano. Ver conteúdo
8. Proponha uma intervenção para a melhoria da realidade analisada a ser implementada pela secretaria de educação de seu município (utilize seu poder de convencimento com base em seus estudos). Ver conteúdo
7. Utilize dados do Censo Escolar analisado (gráficos, tabelas), sempre seguido de interpretação pessoal destes dados; Ver conteúdo
6. Apresente a etapa/modalidade selecionada, traçando um panorama geral dela, traga o contexto histórico de sua constituição; Ver conteúdo
4. Visite escolas em seu entorno que atendam a este público e conheça a realidade das mesmas; 5. Abra o template da atividade (PowerPoint) disponível em seu Material da Disciplina e comece a organizar sua apresentação; Ver conteúdo
3. Faça novas pesquisas referente a modalidade/etapa selecionada para se apropriar do assunto; Ver conteúdo
1. Abra o arquivo do Censo Escolar 2022 e analise-o cuidadosamente; 2. Selecione qual modalidade/etapa quer analisar: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial entre outros; Ver conteúdo
Uma das funções profícuas do professor é ser analítico, ou seja, capaz de interpretar dados, se apropriar deles e usá-los em prol da melhoria constante da educação. Diante disso, considere-se um profissional diplomado que precisa realizar uma apresentação à secretaria de educação de seu município. Ver conteúdo
Quando o assunto é educação, sabemos que as condições das escolas brasileiras e a formação de professores variam amplamente no Brasil, devido a uma série de fatores, como localização geográfica, recursos financeiros disponíveis, política educacional e nível socioeconômico das comunidades em que as escolas estão inseridas. Diante deste contexto, queremos que você, futuro docente, conheça o Censo Escolar 2022 (MEC) disponível em: Ver conteúdo
3. Desenvolvimento: organize e compile as ideias coletadas nas entrevistas. 4. Conclusão: argumente, com base nos dados coletados durante as entrevistas, sobre a realidade escolar com relação à ética docente. Ver conteúdo
2. Introdução: apresente a temática, conceitue ética e relate os moldes da organização das entrevistas. Ver conteúdo
– Como você define ética profissional no contexto docente? – Quais são os princípios éticos que você considera essenciais para um professor? – Quais são os desafios éticos mais comuns que os professores enfrentam em sua prática profissional? Como você lida com esses desafios? – Como você equilibra a responsabilidade de transmitir conhecimento com a necessidade de desenvolver habilidades éticas nos alunos? – Como você promove a igualdade de oportunidades e a inclusão na sala de aula? Ver conteúdo
Diante de um tema tão importante, é hora do “mão na massa”. Você deverá ir até o ambiente de sua futura atuação profissional, ou seja, uma escola, e entrevistar de 2 a 4 professores experientes para verificar a percepção deles quanto à ética docente. Separamos aqui um roteiro para suas entrevistas, mas fique à vontade para incluir ou omitir algumas destas questões. O importante é que, com os dados coletados nas entrevistas, você consiga traçar um panorama referente à temática na realidade que o circunda. Ver conteúdo
Você, estudante de licenciatura, está se constituindo enquanto “ser docente”. Uma das premissas que devem fazer parte desta sua constituição é a ética profissional. Neste sentido, podemos considerar que a ética docente se refere aos princípios e valores morais que orientam o comportamento e as ações de um professor em sua prática profissional. É um conjunto de normas e padrões éticos que regem a conduta do professor com relação aos alunos, colegas, comunidade escolar e à profissão em si. Ver conteúdo
c) Insira o link de compartilhamento da sua gravação no formulário padrão. Orientações: – O vídeo com a explicação dessa atividade está na Sala do Café. – Em caso de dúvidas, entre em contato com os professores mediadores. Ver conteúdo
b) Após a elaboração dos slides você já pode gravar o vídeo com a sua apresentação – clique em Apresentar e gravar – (esse vídeo deve ser feito dentro do Canva e consiste em apresentar os slides elaborados no item a). O vídeo deve ter até 3 minutos, falando no início os seguintes itens: Nome Completo, RA e polo. Ver conteúdo
a) Elabore 6 slides de apresentação (distribua todos os itens do seu plano de aula em 6 slides), você pode utilizar a criatividade para inserir imagens, formas e escolher os tamanhos e as fontes. Ver conteúdo
VII. Atividade: Apresente uma atividade para desenvolver com os alunos que corresponda com o vídeo escolhido (descreva as etapas da atividade). VIII. Referência Ver conteúdo
Para conseguir realizar o seu trabalho será necessário seguir 2 etapas: Etapa 1 – Acesse o formulário padrão disponível no Material da Disciplina e desenvolva um Plano de Aula para o 3º ano do Ensino Fundamental com o tema: Importância da preservação do Meio Ambiente. Ver conteúdo
Para o desenvolvimento desta atividade, imagine que você passou na primeira etapa de um processo seletivo para ser professor (a) de uma escola do seu município (turma do 3º ano do ensino fundamental) e para a última etapa de sua aprovação recebeu as orientações para elaboração de um trabalho que será avaliado antes de você dar início ao seu novo emprego. Vamos lá? Ver conteúdo
O texto acima trata dos conceitos do Canva e sua importância no âmbito escolar. Pensando nisso, a proposta desta atividade MAPA é utilizar essa ferramenta para fazer um plano de aula, slides e gravar um vídeo, pois apesar de ser utilizado para criar design, também proporciona vários outros recursos. Ver conteúdo
A inovação acadêmica vai além do uso de TIC’s e metodologias ativas, figurando como base de um sólido planejamento acadêmico. O uso de ferramentas como o Canva e o Design Thinking predispõe as reuniões de planejamento a um ambiente propício para o processo de concepção de ideias novas, que podem ser aplicadas aos planos de ensino e aprendizagem das unidades curriculares ou disciplinas e também à identificação das mudanças resultantes da implementação daquilo que foi criado, adaptado e estendido (CAVALCANTI; FILATRO, 2016). Ver conteúdo
Cada disciplina ou unidade curricular tem a possibilidade de desenvolver trabalhar com um modelo Canva para a modelagem do seu funcionamento, reunindo conceitos, organização e planejamentos que vão além do rótulo pedagógico, mas que trabalham a essência do novo papel docente perante a moderna educação do século XXI (RICIERI; BAHIENSE, 2016). Ver conteúdo
O uso do CANVA aliado a metodologia do Design Thinking na educação permite que um planejamento acadêmico tradicional, se transforme em um planejamento criativo, orientado à ação, e à colaboração, permitindo uma maior demonstração de ideias objetivando receber feedback e aumentar a consciência sobre o processo em questão. Propõe a solução de problemas a partir da prática da empatia, a qual coloca as pessoas envolvidas no centro do processo e dentro do contexto em que ocorre a situação desafiadora (VIANNA et al.,2011; CAVALCANTI; FILATRO, 2016). Ver conteúdo
Observação: Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração da resposta, portanto, atente-se a necessidade de apresentar citações diretas e/ou indiretas e as referências utilizadas. Lembre-se, as referências é um elemento pós-textual, isto é, não conta como linha. Ver conteúdo
– Por que os professores devem estar em constante estudo e aperfeiçoamento do uso das ferramentas digitais na educação? Justifique a resposta a partir de teorias estudadas ou pesquisas bibliográficas. Ver conteúdo
Considerando o material didático e as informações apresentadas acima, elabore um texto dissertativo (de no mínimo 25 e no máximo 30 linhas) respondendo as seguintes perguntas: – O que são e para que servem as Tecnologias de Informação e Comunicação? Como utilizá-las no contexto escolar? Ver conteúdo
Texto 02 As tecnologias digitais estão em constantes transformações, apresentando-se como uma gama de possibilidades para a interação, para comunicação, para a busca de informações, para o entretenimento e para a produção do conhecimento. Desse modo, é preciso repensar as formas de ensino para que se assegure, realmente, a aprendizagem dos alunos, repensar isso perpassa pela formação inicial e continuada do professor. Considerando que as tecnologias digitais têm provocado mudanças na sociedade de modo geral, há que se considerar que a escola precisa ser redimensionada para atender as demandas atuais. Esse redimensionamento passa pela reavaliação do papel do professor, e consequentemente pela formação inicial dos futuros professores. Os cursos superiores de licenciaturas precisam preparar os futuros docentes para o uso eficaz das tecnologias digitais, contribuindo com o aluno no desenvolvimento das capacidades cognitivas que são requeridas para que se concretize os processos de ensino e de aprendizagem Ver conteúdo
A incorporação das novas tecnologias de comunicação e informação nos ambientes educacionais provoca um processo de mudança contínuo, não permitindo mais uma parada, visto que as mudanças ocorrem cada vez mais rapidamente e em curtíssimo espaço de tempo. Ver conteúdo