Segundo a diretora, Vic Ceridono, a proposta é atender a um público amplo: aqueles que não tem tanta intimidade – nem tempo – com maquiagem, e os que buscam algo mais elaborado. Vic possui uma carreira consolidada no mercado de beleza, já foi jornalista de beleza da Vogue e desde 2007 está a frente do seu próprio site, o Dia de Beauté. No entanto, sua expertise na criação da nova linha de produtos está muito além do conhecimento técnico: ela também foi responsável pela busca de investimento, montagem de toda equipe da nova empresa. A Vic Beauté tem fórmula livre de crueldade animal e não utiliza glúten, parabenos, talco e silicone D5 em seus produtos, reforçando valores sociais e sustentáveis. Ver conteúdo
SIGNIFICAÇÃO A Vic Beauté é uma marca de beleza idealizada pela produtora de conteúdo Vic Ceridono. Os primeiros produtos da linha chegaram ao mercado oficialmente no dia 09 de agosto de 2022 com dois itens: o Stick Tudo, que possibilita multiusos (face, boca e olhos); e o Batom Facinho, uma espécie de hidratante labial com 5 cores disponiveis. Ver conteúdo
PROBLEMATIZAÇÃO Como criar ações assertivas e criativas para uma marca que acabou de iniciar sua presença nas mídias so-ciais, mas sua idealizadora já possui uma influência relevante no meio digital? Em um mercado tão con-corrido e com tantas marcas consolidadas, como chamar a atenção do público para esta nova marca? A relevância ou influência da idealizadora, como uma influencer, é positiva ou negativa para a consolidação da sua nova marca? Ver conteúdo
Olá pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Marketing Digi-tal e Social Media. Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discuti-mos na teoria. Então vamos lá? O objetivo desta atividade é que você experimente o processo de criação de um planejamento completo de marketing digital, que utilize todos os conceitos e conhecimentos estudados nesta disciplina, para planejar uma ação para um cliente real: a nova marca Vic Beauté. Ver conteúdo
Questão 4: Considerando os princípios fundamentais das relações de consumo, como o princípio da boa-fé objetiva, avalie se a recusa da PC Bom em prestar assistência técnica pode ser considerada uma prática abusiva. Em sua resposta, mencione qual seria o tratamento adequado da empresa segundo a legislação. Ver conteúdo
Questão 3: Qual tipo de responsabilidade civil, objetiva ou subjetiva, se aplica ao caso de João Paulo? Explique sua resposta. Ver conteúdo
Questão 2: A empresa PC Bom alega que o computador vendido a João Paulo não possui garantia. Essa postura é compatível com o disposto no CDC sobre a responsabilidade do fornecedor por vício ou defeito no produto? Explique como o CDC regulamenta a obrigatoriedade de garantia e o que isso implica neste caso. Ver conteúdo
Questão 1: Com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), João Paulo pode ser considerado um consumidor vulnerável? Justifique sua resposta considerando os direitos assegurados aos consumidores. Ver conteúdo
João Paulo, aluno da Unicesumar, adquiriu um computador para usar no seu dia a dia de estudos, junto a Empresa PC Bom, todavia, após uma semana de uso, sem qualquer motivo aparente o aparelho parou de funcionar. Com o problema surgido no aparelho, João Paulo vai até a empresa solicitando que lhe seja prestada a assistência técnica no dispositivo, porém, a Empresa se nega a realizar qualquer tipo de atendimento, dizendo que o computador vendido não possui qualquer tipo de garantia. Ver conteúdo
De forma direta ou indireta, como falado anteriormente, todos nós somos consumidores, assim, para a resolução da presente atividade nos colocaremos nas vestes de um consumidor que adquiriu um produto impróprio para consumo. Para tanto, analise o caso hipotético: Ver conteúdo
AÇÃO/AVALIAÇÃO: MAPA Conforme apresentado em nosso livro didático, a responsabilidade da empresa se estende aos produtos, serviços ou instalações que ela oferece. Dessa forma, surge a sua responsabilidade perante os consumidores, os quais são amparados por um tratamento jurídico e principiológico diferenciado. Ver conteúdo
CONCEITUALIZAÇÃO: O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras, poderão te auxiliar na realização dessa atividade. Ver conteúdo
EXPERIMENTAÇÃO: Em 15 de março de 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, fez um discurso histórico ao Congresso que é considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores. Durante esse discurso, Kennedy estabeleceu quatro direitos fundamentais dos consumidores, que se tornaram conhecidos como a “Carta dos Direitos do Consumidor”, esses direitos são os pilares do movimento de defesa do consumidor em todo o mundo. Ver conteúdo
SIGNIFICAÇÃO: Quando falamos de responsabilização das empresas, impossível não tratar daquelas responsabilizações advindas das relações de consumo. Como sabemos, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é um importante normativo brasileiro, instituído pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, na qual estabelece os direitos e deveres dos consumidores e fornecedores, além de regulamentar as relações de consumo no Brasil. O CDC é considerado uma das legislações mais avançadas do mundo em termos de proteção ao consumidor. Assim, conhecer estes institutos é de suma importância, seja na esfera pessoal, pois todos nós somos consumidores, ou na esfera profissional, visto que poderemos estar atuando em organizações empresariais que serão consideradas fornecedoras de acordo com a concepção do CDC. Ver conteúdo
PROBLEMATIZAÇÃO: A responsabilidade civil é um conceito do direito que se refere à obrigação de uma pessoa, física ou jurídica, de reparar os danos causados a outra, seja por ação ou omissão. Ela visa proteger o patrimônio e os direitos de indivíduos, responsabilizando aquele que causou prejuízos ou ofensas, normalmente, a reparação ocorre por meio de indenizações financeiras, mas pode incluir outras formas de compensação. Dentro do nosso ordenamento jurídico, existem dois tipos principais de responsabilidade civil: (a) Responsabilidade civil subjetiva, a qual, baseia-se na existência de dolo (intenção) ou culpa (negligência, imprudência ou imperícia), e, (b) Responsabilidade civil objetiva, na qual independe da culpa do agente, bastando que se prove o dano e o nexo causal entre a ação ou omissão do agente e o prejuízo sofrido. Ver conteúdo
2) Explicar e justificar cada uma dessas ações, destacando como elas podem contribuir para a sustentabilidade ambiental e como podem beneficiar a marca tanto em termos de imagem quanto de operação. Dicas: – Descreva cada ação de forma clara e objetiva. – Justifique suas escolhas, considerando os impactos ambientais e os benefícios para a marca. – Pense em como essas ações podem ser comunicadas ao consumidor para reforçar a imagem sustentável da marca. Bons estudos! Ver conteúdo
1) Identificar 3 ações sustentáveis que a marca pode implementar. Essas ações podem estar relacionadas à embalagem das almofadas, aos materiais utilizados na produção, ao transporte dos produtos, ou a qualquer outra parte do processo operacional da empresa. Ver conteúdo
A sustentabilidade ambiental pode ser atingida intensificando-se o uso de recursos potenciais para fins socialmente benéficos; limitando o consumo de combustíveis fósseis e outros recursos e produtos que se esgotam facilmente ou são danosos ao ambiente, substituindo-os por recursos ou produtos renováveis, abundantes e não prejudiciais ao meio ambiente; reduzindo a quantidade de resíduos e poluição; e ampliando a pesquisa em tecnologias sustentáveis. Ver conteúdo
4. Conclusão: – Elabore uma conclusão resumindo os principais pontos do seu plano de distribuição. – Justifique a escolha dos canais de distribuição com base na análise realizada. Ver conteúdo
c) Comparação e Integração de Canais: – Compare os canais on-line e off-line, destacando como eles se complementam. – Proponha uma estratégia integrada que maximize as vantagens de ambos os canais, mitigando suas desvantagens. Ver conteúdo
b) Análise de Canais Off-line: – Descreva as estratégias de distribuição offline (ex.: lojas físicas, distribuidores, eventos). – Avalie as vantagens e desvantagens dos canais off-line para o seu negócio. Ver conteúdo
3. Desenvolvimento do Plano de Distribuição: – Desenvolva um plano detalhado de distribuição para sua empresa fictícia, abordando os seguintes aspectos: a) Análise de Canais on-line: – Descreva as estratégias e ferramentas online que serão utilizadas (ex.: e-commerce, redes sociais, marketplaces). – Avalie as vantagens e desvantagens dos canais online para o seu negócio. Ver conteúdo
2. Pesquisa de Mercado: – Realize uma pesquisa sobre o mercado e os consumidores do setor escolhido. – Identifique e analise pelo menos um concorrente direto. Descreva suas estratégias de canais de distribuição, destacando as vantagens e desvantagens de cada abordagem. Ver conteúdo
Instruções: 1. Escolha do Setor e Empresa Fictícia: – Escolha um setor específico (ex.: moda, eletrônicos, alimentos etc.). – Crie uma empresa fictícia dentro desse setor. Crie um nome, descreva brevemente a empresa, incluindo os produtos/serviços oferecidos e o público-alvo. A empresa deverá atuar no off-line e on-line. Ver conteúdo
Desta forma, a atividade MAPA tem como objetivo proporcionar uma análise detalhada e prática sobre as vantagens e desvantagens de canais de distribuição on-line e off-line. Você, estudante, deverá aplicar conceitos de logística, marketing e gestão estratégica para desenvolver um plano de distribuição detalhado para uma empresa fictícia, considerando tanto os canais online quanto off-line. Ver conteúdo
Os canais de distribuição on-line e off-line apresentam uma série de vantagens e desvantagens que devem ser cuidadosamente avaliadas pelas empresas. Segundo Silva (2021), os canais on-line permitem um alcance ampliado, possibilitando que a empresa atinja um público global, superando limitações geográficas. Além disso, oferecem disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana, proporcionando conveniência aos consumidores que podem realizar compras a qualquer momento. Outro benefício significativo é a redução dos custos operacionais, já que geralmente esses canais têm despesas menores em comparação com lojas físicas, devido à ausência de necessidade de uma infraestrutura física extensa. Ver conteúdo
2) Dê um título para cada um destes 4 conteúdos, diga o objetivo que pretende alcançar com cada um, justificando sua escolha, e dê um breve resumo (de 3 a 5 linhas) do que cada um abordaria. – Você deve escrever suas respostas no formulário padrão. – Para organizar melhor suas respostas, você poderá dividi-las em tópicos. – Caso tenha dúvidas, envie uma mensagem pelo Fale com Mediador. Bons estudos! Ver conteúdo
1) Sugira 1 conteúdo que atenda a necessidade do cliente da Chinelos Dededo em cada uma das 4 etapas. Ver conteúdo
O marketing de conteúdo busca entregar informações relevantes que ajudem os usuários em sua jornada de compra. Portanto, levando em consideração as etapas da jornada de compra, imagine que você é responsável pelo marketing de conteúdo da Chinelos Dededo, que é uma fabricante de chinelos adultos e infantis, que vende somente via e-commerce. Ver conteúdo
“A jornada de compra é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. Conhecida também como Buyer’s Journey, a Jornada de Compra geralmente possui 4 etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. Na etapa de aprendizado e descoberta, o consumidor não sabe (ou não sabe muito bem) que tem um problema ou necessidade. Ele continua despertando o interesse para determinado tema e o objetivo da sua empresa é capturar a sua atenção. Ver conteúdo