Você poderá incluir entre essas atividades algumas das brincadeiras, dos jogos e brinquedos vistos em nossas aulas, como também brincadeiras da sua infância. Observar que um evento como uma “Rua de Recreio” as atividades devem ser pensadas de uma forma que possam atender várias crianças ao mesmo tempo, pois elas estarão livres para escolher as atividades que irão participar. Ver conteúdo
– Elabore 5 estações, onde em cada estação estará acontecendo uma atividade diferente. – Entre essas atividades podem ser brincadeiras, jogos ou oficinas de construção de brinquedos. – Para cada estação descreva os materiais que serão necessários para aquela atividade. Ver conteúdo
A secretaria de Esporte e Lazer do seu município está organizando ações para divulgar uma nova ação de incentivo a utilização dos espaços públicos para o lazer, como praças e também avenidas que serão interditadas aos domingos e feriados. Você foi convidado para elaborar e organizar as atividades de uma “Rua de Recreio” que se caracteriza como um dia de brincadeiras para as crianças na rua de um bairro específico da cidade. A estimativa é que 300 crianças de diferentes idades compareçam a esse evento, e você terá a sua disposição Professores e Acadêmicos de Educação Física para atuarem nas atividades junto a sua coordenação. As brincadeiras a serem elaboradas deverão acontecer todas ao mesmo tempo, para que as crianças possam se dividir entre as atividades. Ver conteúdo
A intervenção com jogos e brincadeiras não acontecem exclusivamente em espaços recreativos e educacionais. O uso de estratégias e dos jogos tem uma relação íntima com a forma que o profissional de Educação Física conduz a sua prática. Adaptar e recriar faz parte do nosso trabalho, adequando sempre ao nosso objetivo, público e local de intervenção. Assim, cada um forma sua própria lista de jogos, interesses e formas de intervir no ambiente recreativo. Ver conteúdo
Considerando o texto acima e seus estudos na disciplina de JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, apresente qual o objetivo da brinquedoteca e sua real importância para as crianças. Ver conteúdo
No Brasil, o início das brinquedotecas também se relaciona ao estímulo por intermédio do brincar de crianças com deficiência. Em uma ação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, vários brinquedos foram expostos visando a orientação dos envolvidos com a temática, como pais e professores, em relação aos brinquedos, o que despertou muito interesse e resultou em um novo setor para a instituição voltado para os brinquedos (CUNHA, 1992). Ver conteúdo
4. Demonstre dois movimentos que podem ser realizados com o aparelho que você construiu. Ver conteúdo
3. Apresentar como se confecciona o aparelho (não precisa construir durante o vídeo, apenas mostrar o que você fez ou fará durante a construção); Ver conteúdo
2. Ciqte qual o aparelho escolhido e apresente os materiais utilizados para confecciona-los; Ver conteúdo
Portanto, nesta atividade, você, aluno, deverá escolher apenas UM aparelho dentre os citados abaixo: – Bola – Maças – Trampolins – Bolinha de Malabares – Claves Após a escolha, grave um vídeo, de no máximo 5 minutos, explicando como confeccionar o aparelho escolhido, e apresente 2 (dois) movimentos que pode ser realizado com esse aparelho. Ver conteúdo
Partindo do princípio de que o professor deve saber ensinar determinada modalidade da cultura corporal do movimento, em uma situação hipotética, você foi contratado (a) para dar aulas de Ginástica Para Todos em um clube de sua cidade. Sua turma é de crianças de 8 a 10 anos, e em uma de suas aulas você está ensinando os movimentos de manejo de aparelhos, no entanto, o clube não possui os materiais para realizar as atividades, desse modo, você deverá confecciona-los (criá-los). Ver conteúdo
Ensinar implica fixar objetivos, selecionar conteúdos, ordená-los lógica e psicologicamente, processá-los na prática e avaliar a extensão e a profundidade de seu domínio pelo aluno. Essas funções não poderão ser desempenhadas sem o total domínio do conhecimento informativo. Portanto, o professor não precisa ser, necessariamente, um “cientista”, mas deve dominar a matéria tanto quanto um cientista, excetuando-se a atividade específica de uma pesquisa individual (MAIA, 2004). Ver conteúdo
De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (2022), a primeira modalidade gímnica a participar dos Jogos Olímpicos foi a Ginástica Artística, que esteve presente desde a primeira edição da Era Moderna, em 1896. Nessa edição, da qual apenas homens podiam participar, somente atletas de cinco países estiveram presentes, disputando as provas de cavalo com alças, argolas, barra fixa, barra paralela, escalada de corda, e salto sobre a mesa (COI, 2022). Já a Ginástica Rítmica teve sua primeira participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, apenas com as provas de individual, com os aparelhos de arco, bola, maças e fita, sendo a premiação somente em individual geral (VARGAS, 2017). Só nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, é que as provas de conjunto foram incluídas, sendo duas provas, uma com cinco arcos, e a outra com três bolas e duas fitas (SANTOS; LOURENÇO; GAIO, 2010). Ver conteúdo
Obs.: É necessário digitar o texto DIRETAMENTE no campo destinado para isso, dentro da atividade. Não sendo possível, anexar nenhum arquivo para tal. Portanto, insira as respostas das 3 perguntas no mesmo campo de resposta, antes de finalizar a atividade. Ver conteúdo
A partir do excerto acima, descreva em tópicos, os tipos de exercícios que eram praticados em cada um dos quatro métodos ginásticos ou escolas (inglesa, alemã, francesa e sueca). Ver conteúdo
O início do século XIX é o período considerado como data da origem da atual ginástica. De 1800 a 1900 surge o Movimento Ginástico Europeu, composto por quatro escolas: inglesa, alemã, francesa e nórdica (ou sueca). Os autores descrevem que o método ou Escola Inglesa, também denominado de movimento esportivo inglês, pelo seu caráter competitivo, é um dos métodos mais conhecidos e difundidos mundialmente. Ver conteúdo
6. Analise e discorra sobre a Originalidade/ criatividade da coreografia (A escolha da música, tema, figurino, movimentos, formações, transições podem ser utilizadas como elementos que promovam a originalidade na apresentação da coreografia). Ver conteúdo
5. Analise e discorra sobre a complexidade coreográfica (Nível de dificuldade da coreografia, as ligações/movimentos mais aprimorados e mais complexos de movimentação/sequência têm que ser mais pontuados. Só as ligações de complexidade elevada devem ter pontuação máxima). Ver conteúdo
4. Existe a variação de formação e direções do espaço na coreografia? Apresente duas (2) formações e duas (2) formas de exploração do espaço citando o tempo em que elas ocorreram. (Formação: quadrado, retângulo, diagonal esquerda, direita, círculo, entre outras. direções: considera-se espaço de atuação a diagonal esquerda/direita, 4 cantos, frente/centro/traz e lateral esquerda/direita) Ver conteúdo
3. Existe variação de planos (baixo, médio ou alto) durante a coreografia? Se sim, apresente um (1) momento (tempo do vídeo) da coreografia em que ocorre a variação em cada um dos planos. Ver conteúdo
2. Existe uma coordenação de movimentos que permitam a sua apresentação em conjunto? Justifique sua resposta. Ver conteúdo
1.Qual é a característica da dança? A coreografia está de acordo com o tema? Justifique e discorra sobre as características. Ver conteúdo
Com base na hipótese, a atividade propõe uma “Análise Coreográfica”. Para isso é necessário assistir o vídeo da coreografia e responder aos itens relacionados. Ver conteúdo
Imagine que você é professor(a) de uma escola de um clube esportivo. No mês de novembro, o clube sempre organiza uma gincana que possui uma prova de “festival de talentos”, em que as próprias equipes, sem ajuda dos professores, criam uma coreografia sobre um estilo de dança. A Gincana costumar premiar todos os participantes, mas os primeiros lugares recebem uma pontuação maior. Sendo assim, você e os demais professores precisam avaliar todas as coreografias. Ver conteúdo
A dança contemporânea pode ser compreendida como tudo que se cria em nosso tempo, como nos mostra Faro: “é tudo aquilo feito em nosso tempo, por artistas que nele vivem” (FARO, 2011, p. 153). Nesse sentido, não é difícil encontrar declarações de coreógrafos e bailarinos que se opõem ao ballet clássico e as danças acadêmicas, de forma geral, sob a justificativa de que essas linguagens não correspondem aos anseios dos homens contemporâneos. Ver conteúdo
D) Na corrida sobre barreiras, o que acontece quando um atleta derruba uma barreira? Resposta: E) Qual a diferença entre os tipos de passagem do bastão? Resposta: F) Os saltos possuem fases em comum? Quais são? Resposta: G) E os lançamentos? Também possuem fases em comum? Quais? Resposta: Ver conteúdo
B) Existe prova de grande fundo? Como se realiza? Resposta: C) Em quais provas utilizamos a saída de bloco? Ver conteúdo
A) Professor, o que são as corridas de velocidade pura e de meio fundo? Qual a diferença entre elas? Ver conteúdo
2) Imagine que você, como professor(a)/profissional de Educação Física, está ministrando uma aula de atletismo, e um aluno lhe diz que tem muitas dúvidas sobre o Atletismo. Neste momento, você o pergunta quais eram as dúvidas do seu aluno, e ele começa a perguntar os questionamentos a seguir: *Observação: responda como se estivesse respondendo ao seu aluno, ou seja, de forma completa e explicativa. Ver conteúdo