Etapa 1: Leitura do texto de apoio A Análise de Benchmarking é crucial para identificar e adotar as melhores práticas de empresas líderes, possibilitando melhorias internas e alinhamento com padrões de mercado. Ela permite avaliar a competitividade, descobrir áreas de fraqueza e estabelecer metas mais realistas. Isso ajuda a aprimorar processos e estratégias para alcançar um desempenho superior. Por outro lado, o Desenvolvimento de Inovação é essencial para diferenciar a empresa em um mercado competitivo. Ele promove a criação de novos produtos e serviços, otimização de processos e adaptação às mudanças das necessidades dos consumidores. Juntas, essas práticas ajudam a manter a relevância e a sustentabilidade da empresa a longo prazo. Ver conteúdo
Olá, aluno(a)! Vamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina Imersão Profissional: Estratégia e Inovação nos Negócios? Para isto, faça a Atividade MAPA, conforme as orientações a seguir: Etapa 1 – Leia o texto de apoio. – Assista ao Vídeo Explicativo da Atividade disponível na Sala do Café e Material da disciplina. – Leia o e-book da disciplina disponível no Material da disciplina. Etapa 2 – Realização e envio da atividade solicitada. Vamos lá?! Ver conteúdo
ETAPA 03 3.1) Você deverá realizar uma apresentação do recurso desenvolvido e aplicá-lo com um grupo de, pelo menos, três pessoas. Esse grupo pode incluir estudantes reais, funcionários do polo ou até mesmo membros da sua família. Como parte desse processo, é essencial comprovar a aplicação da atividade por meio de fotografias ou prints de telas, enfim, registros que evidenciam a interação das pessoas com o seu recurso. 3.2) No TEMPLATE DO MAPA, você encontrará um local para anexar as evidências, são elas: – Projeto de Apoio Educacional; – Termo de Entrega; – As evidências da aplicação. Ver conteúdo
ETAPA 2 2.1) Após ter criado seu recurso educacional, compartilhe o link de acesso e uma captura de tela do referido recurso conforme o TEMPLATE DO MAPA disponibilizado no Material da Disciplina. Em seguida, redija um texto dissertativo de 10 a 20 linhas, que contemple a sua visão e experiência ao realizar a presente atividade. É PROIBIDO responder as perguntas abaixo com tópicos. Mas, de qualquer modo, o texto de síntese deve destacar as informações abaixo: 1. Qual a plataforma que você utilizou? Qual o motivo da escolha por essa plataforma? 2. Qual a intencionalidade pedagógica da elaboração deste material, isto é, como o uso dessa tecnologia será alinhado aos conteúdos curriculares e às habilidades que se pretende desenvolver nos alunos? 3. Qual a sua percepção diante da aplicação do recurso com outras pessoas? O recurso é capaz de auxiliar no desenvolvimento das habilidades na qual se propõe? Ver conteúdo
ETAPA 1 1.1) A partir das opções de plataformas indicadas, você deverá construir um recurso educacional utilizando o conteúdo que você gosta. 1.2) Em seguida, você montará o PROJETO DE APOIO EDUCACIONAL e apresentará o link de acesso, o nome da ferramenta escolhida, a intencionalidade pedagógica, a metodologia, o público alvo e deverá entregá-lo em uma escola local ou à equipe do seu polo de ensino a distância. Mas atenção, você deverá comprovar a entrega por meio da assinatura do responsável no TERMO DE ENTREGA, disponível no Material da Disciplina. Ver conteúdo
A intencionalidade pedagógica reside na determinação de como a tecnologia será empregada para facilitar experiências de aprendizagem significativas e cativantes para os alunos. Isso implica o planejamento cuidadoso de atividades que fomentem a criatividade, o pensamento crítico, a colaboração e as habilidades de resolução de problemas. Além disso, é crucial garantir que a integração da tecnologia esteja alinhada com o conteúdo curricular e as habilidades desejadas que os alunos devem construir. Ao delinear explicitamente a intencionalidade pedagógica, os educadores garantem que a tecnologia sirva como uma ferramenta verdadeiramente impactante, melhorando o processo de aprendizagem e enriquecendo as jornadas educacionais dos alunos. Ver conteúdo
É fundamental enfatizar que a utilização da tecnologia na educação só terá eficácia se utilizada com um propósito pedagógico perceptível. A simples incorporação da tecnologia na sala de aula não garante resultados de aprendizagem bem-sucedidos. É essencial que os educadores compreendam e articulem a intenção pedagógica por trás da integração da tecnologia, especificamente a finalidade pretendida e como ela aumentará os objetivos educacionais e promoverá o crescimento do aluno. Ver conteúdo
Por meio da integração dessas diversas disciplinas, o STEAM visa equipar os alunos com as ferramentas necessárias para enfrentar as complexidades do mundo moderno, onde a proficiência nas competências relacionadas ao STEAM é muito procurada. Existem inúmeras plataformas disponíveis que facilitam a conceituação e execução de atividades STEAM. A seguir, compartilhamos alguns exemplos de plataformas e você poderá fazer uma busca rápida na internet sobre suas respectivas funcionalidades, são elas: Scratch, PHetColorado, Wordwall, Mentimenter, Padlet, entre outras. Ver conteúdo
A sigla STEAM significa Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics). Visa promover uma abordagem interdisciplinar para a educação, promovendo o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, habilidades de pensamento crítico, criatividade e esforços colaborativos entre os alunos. Ela promove a aprendizagem ativa, onde os estudantes são incentivados a explorar, experimentar e aprender com seus próprios erros, em um ambiente que estimula a curiosidade e a inovação. Ver conteúdo
A cultura maker, em uma perspectiva interdisciplinar, representa um movimento inovador que transcende as barreiras tradicionais entre disciplinas acadêmicas. Ela valoriza a criatividade, o espírito empreendedor e a colaboração, estimulando os indivíduos a projetar, criar e fabricar objetos do mundo real. Nesse contexto, a cultura maker se torna uma força impulsionadora nas práticas pedagógicas da sociedade contemporânea. Ver conteúdo
Considerando a importância da Pedagogia Hospitalar e os desafios da equipe multidisciplinar, desenvolva uma aula de Geografia sobre meio ambiente e sustentabilidade adaptada para uma criança do quinto ano do ensino fundamental, levando em consideração as necessidades e limitações do contexto hospitalar. Ver conteúdo
Portanto, ensinar uma criança no contexto hospitalar é muito mais do que transmitir conteúdos; é um exercício de acolhimento e adaptação, onde o educador desempenha um papel crucial na manutenção da autoestima e na garantia do direito à educação, mesmo em situações adversas. Ver conteúdo
Além disso, a dimensão emocional não pode ser negligenciada. O professor que ensina em um hospital deve estar preparado para lidar com questões emocionais intensas, tanto por parte da criança quanto dos familiares, o que exige sensibilidade, empatia e habilidades de comunicação. Ver conteúdo
Outro aspecto crucial é o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e docentes, para garantir que o processo educacional esteja alinhado com as necessidades de saúde da criança. Esse trabalho colaborativo é essencial para criar um ambiente de apoio, onde a educação possa ocorrer de maneira harmoniosa, respeitando as limitações e potencialidades de cada aluno. Ver conteúdo
Um dos maiores desafios é adaptar o currículo às necessidades individuais de cada criança, levando em consideração o estado de saúde, a fase de tratamento e as condições emocionais do aluno. É necessário equilibrar a continuidade do ensino, para evitar defasagens educacionais, com a compreensão de que a saúde é a prioridade. Isso implica, muitas vezes, em personalizar as estratégias de ensino, utilizando recursos didáticos diversificados e adaptando o ritmo das aulas à disposição e capacidade de concentração do aluno. Ver conteúdo
Reflexão: Ensinar uma criança dentro de um hospital é uma tarefa complexa, que exige uma abordagem pedagógica diferenciada e sensível às condições de saúde do aluno. A hospitalização, por si só, é um processo desafiador, que muitas vezes envolve dor, medo e incerteza, fatores que impactam diretamente a capacidade de aprendizado da criança. Além disso, o ambiente hospitalar, com suas rotinas e limitações, não proporciona as condições ideais para o ensino, exigindo dos educadores uma grande dose de criatividade e flexibilidade. Ver conteúdo
A hospitalização de crianças por longos períodos de tempo implica desafios importantes que transcendem o aspecto médico, impactando profundamente seus aspectos psicoemocionais e sociais. Esses jovens pacientes são subitamente deslocados de suas rotinas diárias, perdendo contato crucial com a escola e atividades lúdicas que são fundamentais para seu desenvolvimento e bem-estar. Dada esta realidade, torna-se imperativo explorar estratégias que minimizem esses impactos negativos e promovam uma experiência mais positiva durante a hospitalização. Ver conteúdo
c) Conclua seu texto apontando a importância do professor apresentar conhecimentos sobre as especificidades de seus alunos para realizar adaptações curriculares adequadas para atendê-los. Ver conteúdo
b) Proponha uma estratégia de trabalho na sala de aula para cada dificuldade apresentada pelo personagem Ishaan e justifique por que as utilizou, como a estratégia proposta auxiliará no processo de ensino e aprendizagem do aluno. (não poderá utilizar as estratégias realizadas pelo professor do aluno do filme). Ver conteúdo
Agora, vamos aos passos do MAPA: Elabore um texto dissertativo de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, seguindo estas orientações: Ver conteúdo
Considerando as características da dislexia, assista ao filme “Como estrelas na terra toda criança é especial”, do autor Amole Guptee, que conta a história de uma criança que sofre com dislexia e não é compreendida pelos professores e pais. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de reprovar novamente. Ver conteúdo
Leia o trecho: As principais características apresentadas pelas pessoas com dislexia refere-se à leitura e à escrita, geralmente, sem sentidos; atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem; dificuldade no reconhecimento de letras; conflito de letras na grafia; conflito na distinção de sons parecidos; complicações durante o processo de aprendizagem, relacionados à letra-som, invertendo sílabas ou palavras; diminuição do léxico; troca de palavras parecidas; supressão ou adição de letras ou sílabas; repetição de sílabas ou palavras; separação incorreta de sílabas; falta de maturidade fonológica; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou transtorno de aprendizagem (CAPELLINI; MARTINS, 2011; FUKUDA; CAPELLINI, 2012). Ver conteúdo
PARTE 2 – Elabore um plano de aula para a turma do 5º ano, fazendo uso dos recursos materiais do Maculelê. Para esta aula será necessário estabelecer as perspectivas histórica e da riqueza e conscientização cultural da prática educativa. Lembre-se: você é o professor da turma e deverá propor aos alunos uma experiência sonora empolgante e informativa enquanto desvendam os mistérios dessa arte que une dança, luta e música. Ver conteúdo
PARTE 1 – Agora, é a hora de colocar a mão na massa. Explore a rica história, os ritmos contagiantes e os movimentos cativantes da capoeira (Maculelê). Junte-se a nós para uma jornada vibrante pela tradição dessa expressão cultural, mergulhando em suas raízes africanas, suas dimensões artísticas e seu impacto social. Utilizando materiais recicláveis, elabore o instrumento utilizado para a dança do Maculelê e a vestimenta do mesmo. Após confeccionada, tirar três fotos (uma dos Materiais, uma do processo da montagem e outra você segurando estes) em seguida, colar as fotos no formulário padrão (que se encontra em anexo na pasta: Material da Disciplina); Ver conteúdo
Considere a situação hipotética a seguir: Você é professor(a) do 5º ano em uma escola pública do seu município e sua turma está participando de um Projeto Pluricultural de dança, arte e educação. Este é um projeto sobre pluralidade cultural na escola e será apresentado aos pais e a comunidade, após o encerramento, pautado na importância de que a interação entre culturas pode ser horizontal e sinérgica, promovendo cooperação, respeito e enriquecimento mútuo na educação. Ver conteúdo
A LDB influenciou diretamente o ensino de História, proporcionando diretrizes que moldam a abordagem pedagógica, os currículos e as práticas educacionais. A LDB destacou a importância da valorização da diversidade cultural, dos direitos humanos e da compreensão do meio ambiente nos currículos escolares. Assim, a LDB abriu espaço para a inclusão de diferentes perspectivas históricas, reconhecendo a multiplicidade de vozes que contribuíram para a formação do Brasil. Ver conteúdo
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) estabeleceu as normas e diretrizes para a educação no Brasil. Vemos que, dentre as suas importantes abordagens, estavam a formação integral do indivíduo, o desenvolvimento de suas potencialidades, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. (BRASIL, 1996). Sendo assim, o ensino contextualizado e interdisciplinar tornou-se imperativo para oferecer uma ponte entre teoria e realidade do aluno, integrando os diversos ramos do conhecimento. Ver conteúdo
A educação tem enfrentado, nas últimas décadas, o desafio de reconhecer e abraçar a diversidade cultural, étnica, de gênero e socioeconômica presente nas salas de aula. Isso implica desenvolver currículos que reflitam sobre a pluralidade de experiências e perspectivas, proporcionando uma educação que supere os padrões eurocêntricos. Ver conteúdo
Um grande desafio que se impõe aos professores da atualidade é repensar sua própria prática pedagógica ancorada no dinamismo que hora se impõe à educação, a falta de interesse dos alunos pelos conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia, entre tantos outros. Uma alternativa para esta situação é incorporar jogos às estratégias didáticas utilizadas para ensinar os objetos do conhecimento e as habilidades explicitadas na BNCC para o Ensino de Geografia. Ver conteúdo
Questionário respondido: Qual o objetivo do jogo? Descreva os materiais necessários para confecção do jogo. Qual a quantidade mínima e máxima de participantes? Para qual idade e série é sugerida a aplicação do jogo? Quais são as regras para jogá-lo? Como o jogo favorece o aprendizado do conteúdo acerca das frações (máximo 10 linhas). Ver conteúdo